PROGESP Divulga: I Cóloquio de Pedagogia (s) da Infância

4 Sep 2014

MESA REDONDA: HISTÓRIA SOCIAL E SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA – 05.09.2014 Coord.: Profª. Ma. Núbia dos Reis Ramos – UNEB/DCHT XVII/Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania – MPSPJC/UFBA.

Palestra: A Infância como questão sociológica

Palestrantes convidados:

Giane Araújo Pimentel Carneiro – Professora UNEB XII e Mestre em Educação Palestra: Práticas educacionais e a distinção geracional

Marcos Antonio Santos Bandeira – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia e Mestrando MPSPJC/UFBA. Palestra: Sistema de Garantias de Direitos no Estatuto da Criança e do Adolescente: medidas protetivas e medidas socioeducativas

Mini Currículo dos palestrantes

Giane Araújo Pimentel Carneiro Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Licenciatura em História pela PUC-Rio de Janeiro (2010), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1999) e Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade do Estado da Bahia (1990). Atualmente é professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus XII, desenvolvendo atividades docentes com os componentes curriculares de História da Educação, Metodologia do Ensino de História, Pesquisa e Prática Pedagógica, Pesquisa e Estágio. Trabalha com a temática da infância, leitura e escrita e memória.

Marcos Antonio Santos Bandeira

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia. Mestrando no curso de Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Bahia. Graduação em Ciências Jurídicas pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1984). Especialização em Direito Processual Civil pela UESC e Ciências Criminais pela Universidade do Amazonas. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando principalmente com os seguintes temas: Direito Processual Penal, Tribunal do Júri e Direitos da Criança e do Adolescente. Autor dos livros: Tribunal do Júri, Atos Infracionais e Medidas Socioeducativas: uma leitura dogmática, crítica e constitucional, Adoção na Prática Forense e Guarda e Tutela na Prática Forense.

Núbia dos Reis Ramos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia. Mestrado e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (2005-atual); Professora do Metrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (2011-atual); Pesquisadora do Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública e LABMUNDO-BA: Laboratório de Análise de Política Mundial. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Democracia, direitos humanos, justiça social, segurança pública, cultura política e ação coletiva.

Nome de usuário:
person