Noticias

Sucesso na iniciativa da Iª Mostra de Filmes do Projeto Enfrentar Ufba:

11 Sep 2014


"Hoje foi a segundo dia da I MOSTRA DE FILMES DO PROJETO ENFRENTAR UFBA, com o filme Anjos do Sol e Debate com a professora Ana Paula Bomfim e Luana Viana, bolsista PIBIC, do grupo Enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para aqueles que desejam obter o certificado é preciso a presença de no mínimo 3 dias No evento. Ademais, gostaria de parabenizar a tutora do grupo Tuany Sande, pela iniciativa e organização do evento. Muito Obrigado."

Tenyson Mamona Cardoso Junior

I MOSTRA DE FILMES DO PROJETO ENFRENTAR UFBA E DO NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

DE 08 a 12/09/2014 Local: SALA CONGREGAÇÃO JJ CALMON DOS PASSOS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

SOBRE O NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS – NETP: O NETP foi implantado em salvador no ano de 2011, como parte de uma das metas do plano nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas (PNETP), com o objetivo de dar atendimento às vitimas desta atividade criminosa, auxiliar no fortalecimento da rede de prevenção executar as ações previstas na política. É responsabilidade do NETP – BA, promover a conscientização das informações das sobre Tráfico de Pessoas, a fim de articular ações institucionais e orientar a população na identificação deste crime. Funciona de Segunda a Sexta-feira, na Rua Frei Vicente n° 10, das 08h às 18h. Conta com uma equipe multidisciplinar formada por: um coordenado/ Consultor jurídico; Uma Psicóloga; Uma Secretária administrativa e Três estagiários. SOBRE O PROJETO ENFRENTAR UFBA O projeto Enfrentar UFBA- prevenindo a exploração sexual e o tráfico de pessoas, surgiu da necessidade percebida pelas professoras Ivone Freire Costa e Ana Paula Rocha do Bomfim e também pela tutora do grupo Tuany Sande Cardoso em eventos. os quais as duas foram convidas para ministrar palestras sobre as temáticas, aonde houve a exposição de relatos de alunos da Universidade Federal da Bahia os quais tinham sido vítimas de aliciamentos tanto na modalidade exploração sexual como na modalidade tráfico de pessoas. Dessa maneira, o presente é de suma importância para sensibilizar a comunidade UFBA que não está isenta de ser vítima desses crimes.

SOBRE O MPSPJC: O Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da UFBA, numa congregação de esforços de Programas e Núcleos de Estudos e Pesquisas desse campo de conhecimento. Fundamenta-se nos dispositivos da Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES que o aprovou com distinção, único em 2010 no campo do conhecimento da segurança pública. responde a considerações relevantes em relação a sua necessidade para o país, no estímulo à formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público. Na identificação de potencialidades para atuação local, regional, nacional e internacional; no atendimento, particularmente nas áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo.

CONCEPÇÃO DO EVENTO: A primeira Mostra de Filmes do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – BA e o projeto Enfrentar UFBA, surgiu da necessidade de trazer essa discussão para a comunidade UFBA, sob orientação de um profissional da área. Levando em consideração que o vídeo é uma ferramenta capaz de produzir uma maior absorção de conhecimento, vivências e interatividade, a mostra pretende promover a conscientização, facilitando a identificação desta prática criminosa e por consequência a disseminação das informações.

FILMES PROPOSTOS PARA A EXIBIÇÃO ANJOS DO SOL (1h 32 min)

Convidada: Ana Paula Rocha do Bomfim.

Sinopse e detalhes Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior nordeste brasileiro. Comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

Dirigido por: Rudi Lagemann

Com: Antonio Calloni, Otávio Augusto, Darlene Gloria mais

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

TRÁFICO HUMANO (2h 56 min)

Convidada: Escreva o nome da convidada

Sinopse e detalhes

Centenas de milhares de jovens mulheres desapareceram forçadas pela violência a uma vida infernal. Elas viram carga rentável na indústria moderna da escravidão. O submundo as chama de tráfico humano... Enquanto uma jovem de 16 anos da Ucrânia, uma mãe solteira da Rússia, uma orfã de 17 anos da Romênia e uma turista adolescente de 12 anos se tornam vitimas de traficantes internacionais, um time de especializado de agentes federais luta para expor a rede mundial que as escravizou. A agente Kete Morozov (Mira Sorvino) conhece os horrores da exploração sexual de perto e dedicada a desmantelar a rede e trazer os culpados para a justiça. De uma câmera de torturas no Queens, Nova York, até os caçadores de “carne” da Rússia, a caçada começou e os destinos dos agentes especiais, dos traficantes sem escrúpulos e suas vitimas sem defesa colidem em um barril de pólvora de proporções internacionais. Apresentando Donald Sutherland, ganhador do Emmy e do Golden Globe, Mira Sorvino (poderosa Afrodite – Oscar de melhor atriz coadjuvante) e Robert Carlyle (Transpotting), Tráfico Humano é ao mesmo tempo um thriller envolvendo, um aviso e uma das mais importantes histórias do nosso tempo.

Dirigido por: Christian Duguay

Com: Lynne Adams, Sarah Allen, Andreas Apergis

Gênero: Suspense

Nacionalidade: Canadá/EUA

COISAS BELAS E SUJAS (1h 37 min)

Convidada: Tuany Sande Cardoso

Sinopse e detalhes

Em Londres um nigeriano, Okwe (Chiwetel Ejiofor), que trabalha como motorista de táxi de dia e à noite é o recepcionista do Baltic, um pequeno hotel. Numa noite, ao vistoriar o quarto 510, repara que o vaso sanitário estava entupido e toma um choque ao saber o motivo do entupimento: um coração humano. Ele pensa em delatar o caso para a polícia, mas recua, pois Okwe está ilegal na Inglaterra. Ele só confia realmente em uma pessoa, Senay (Audrey Tatou), uma turca que trabalha no Baltic como camareira. Senay não poderia trabalhar em lugar nenhum, pois ela entrou com um pedido para legalizar sua permanência e enquanto a imigração não toma uma decisão não pode ter emprego. Com isso ambos estão em uma situação muito vulnerável. Além disto, Okwe dorme no apartamento de Senay e, obviamente, isto não pode ser descoberto. Okwe descobre que um outro funcionário do hotel está envolvido em tráfico de órgãos e que os doadores cedem um rim e em troca um passaporte falso, para irem para outro país já usando outra identidade. Entretanto as “cirurgias” são feitas de forma muito precárias, que redundam em morte ou com os doadores tendo uma grave infecção, pois são retalhados pelo “cirurgião”.

Dirigido por: Stephen Frears

Com: Audrey Tautou, Chiwetel Ejiofor, Sergi López mais

Gênero: Suspense, Drama.

Nacionalidade: Reino Unido

CINDERELA, LOBOS E UM PRINCIPE ENCANTADO (106 min)

Convidada: Cleide (NETP-BA)

Sinopse e detalhes

Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de tosos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens “cinderela do sul e dos lobos do norte”. Dirigido por: Joel Zito Araújo Gênero: documentário Nacionalidade: Brasil

Realização

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Direito

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania

Apoio

Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH

Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas da Bahia - NETP/BA

     



Nome de usuário:
person
Senha:
key