Noticias

I Seminário “Controle Social, Violências e Mercados de Drogas”

07 Oct 2009


Para se compreender adequadamente a questão das drogas torna-se necessário examiná-la em toda a sua complexidade bio-psico-social. Porém, isso é raramente feito e na prática os estudos do tema têm sido desenvolvidos primordialmente no âmbito das ciências da saúde ou da criminologia, geralmente partindo de pressupostos sobre a natureza das drogas reducionistas e alarmistas correntes na sociedade envolvente.

Mais recentemente, tem-se atentado com maior cuidado para os aspectos sociais e simbólicos da questão. Assim, tem sido chamada a atenção para o fato de que o uso de substâncias psicoativas não se dá num vácuo socio-cultural e raramente ocorre de maneira completamente desregrada, mesmo se as regras que servem como referência para esse uso sejam desviantes dos padrões hegemônicos na sociedade maior.

Diariamente em diferentes mídias surgem notícias constando a relação entre drogas e violência. Buscado incentivar reflexões mais abrangentes sobre esses temas o Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Psicoativos – GIESP e o Laboratório de Estudos em Segurança Pública, Cidadania e Solidariedade – LASSOS, contando com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH/UFBa, realizarão o I Seminário “Controle Social, Violências e Mercados de Drogas”.

Nessa ocasião serão abordadas as maneiras como ao longo do Século XX às campanhas de repreensão às drogas têm servido propósitos de controle de determinados seguimentos da sociedade, eleitos como as “classes perigosas” da vez. Também serão discutidas diferentes facetas da relação entre comércio de drogas, sociabilidades e violência, incluindo as implicações que tais práticas têm com a arbitrariedade dos órgãos de repressão assim como suas repercussões no campo da saúde pública. Atenção também será dada à maneira como aspectos da Lei que atentam contra direitos humanos básicos, como a liberdade de expressão e outras práticas culturais já estabelecidas, vêm sendo questionados por novos movimentos sociais.

O seminário será realizado em Salvador, no dia 16 de outubro de 2009, no Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica, Rua Prof° Aristides Novis, nº 2, Federação, Salvador - BA.

As inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail giesp_ufba@yahoo.com.br até 15/10/2009 (gratuitas porém com número limitado de vagas) informando nome, endereço, RG, atividade e formação acadêmica.

APRESENTAÇÕES Sexta-feira, 16 de outubro de 2009. 8:30 às 12:30h.

1. A criminalização da droga como controle social - Prof. Edward MacRae? (GIESP/UFBA).

2. Violência e mercados de drogas - Prof. Eduardo Paes-Machado (LASSOS/UFBA).

3. Sociabilidade, cultura entre pessoas que usam crack no Centro Histórico de Salvador - Luana Malheiro (graduanda de CISO/GIESP/UFBA - coordenadora da equipe de trabalho de campo do Centro Histórico na ARDFC).

4. O papel do usuário na repolitização do debate público sobre drogas - Sérgio Vidal (graduando de CISO/GIESP/UFBA - Membro do Growroom e da ANANDA).

5. Políticas Públicas de drogas no Brasil: aspectos teóricos e institucionais do controle estatal das drogas - Sérgio Trad (Ministério da Justiça/PRONASCI).

Sexta-feira, 16 de outubro de 2009. 8:30 às 12:30h.

Local: Auditório do Centro de Recursos Humanos (novo prédio da FFCH), Rua Prof° Aristides Novis, nº 197, Federação, Salvador – BA.

     



Nome de usuário:
person
Senha:
key