Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Primeiro Encontro GE 31/08/05

Neste primeiro encontro discutimos a importância da inclusão digital de todos os cursistas para o sucesso do nosso curso de formação.

Neste mesmo encontro, foram levantadas as principais dificuladades e a necessidade de ampliação dos conhecimentos, levando em consideração as afinidades e interesses de cada cursista do grupo acerca das novas tecnologias. Dada a importância da inclusão digial de todos, ficou decidido o estudo individual e coletivo do tema "Inclusão Digital".

2° Encontro do Grupo I (08/09/2005)

Neste encontro, trabalhamos algumas dificuldades apresentadas pelos componentes do grupo:

Obs: Ao longo do ciclo, trabalharemos estas e outras dificuldades acerca do uso do computador e da internet.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 14/09 para estudo e discussão do tema "Inclusão Digital"

Ficamos contentes com a presença dos cursistas e com o aproveitamento do encontro. A demonstração de alegria a cada conquista alcançada foi fantástica.

3º encontro Grupo I 1409/05

Iniciamos nossas atividades no laboratório fazendo a leitura de e-mails. em seguida navegamos pelos textos "Inclusão digital, e os três pilares da inclusão digial indicados na página.

Logo depois, fomos para a sala 02 da UFBA, para tomarmos algumas decisões acerca da organização do grupo que estava sendo um pouco complicado trabalhar com 25 cursistas, com apenas 10 computadores. Ficou combinado a formação de dois grupos: de 08 às 10 um grupo e de 10 às 12 o outro, isso para facilitar o trabalho de monitoramento e ao aproveitamento de cada cursista.

Sendo que a carga horária será de 2 horas semanais, com exceção de três colegas que não tem disponibilidade de horário, estas participarão de 15 em 15 dias cumprindo uma carga horária de 4 horas.

Em seguida realizamos a discussão dos textos lidos e concluimos que o computador ainda esta distante de muitos brasileiros, e que para estarmos incluidos digitalmente precisamos dos três pilares da inclusão digital: RENDA - TIC - EDUCAÇÃO.

Relatora do dia: Sinelândia

Relatório 21/09/2005

A atividade inciou no laboratório com aula prática. Todos os cursistas tiveram a oportunidade de ler, apagar e responder alguns e-mails, também usamos este espaço para fazer pesquisa e leitura de alguns textos a cerca do nosso tema. Em seguida fomos para a sala 02 para socializarmos o que havíamos lido e para iniciarmos a criação do texto coletivo Inclusão Digital.

No debate, percebemos que não é fácil incluir todos, pois é preciso que o governo crie políticas públicas e que a escola possa trabalhar em parceria com a comunidade para mostrar a importância do uso das tecnologias neste mundo acelerado de informações e de conhecimentos.

Desse modo, nós cursistas devemos nos atentar a esta realidade e colocar a mão na massa em prol da inclusão dos nossos alunos, assim como a UFBA lutou e promoveu a nossa inclusão e está ampliando com a criação do ponto de cultura e do tabuleiro digital.

Relatora: Neidinha

Relatório 28/09/2005

Iniciamos nossas atividades no laboratório da UFBA com uma expectativa muito grnde, pois a monitora Rita utilizou nesta aula o Data Show para melhor compreensão sobre a operacionalização do blog e do TWIKI. A ferramenta utilizada facilitou o entendimento dos comandos, visto que ao mesmo tempo que víamos como procedia cada passo utilizado pela mesma, podíamos colocar em prática tudo o que aprendímos.

A monitora explorou alguns conceitos que Bonilla havia pedido via e-mail como: cada um durante a semana deverá visitar alguns blogs, fazer comentários, colocar a reflexão individual sobre Inclusão Digital e da importância de visitar a página do grupo e de fazer comentários no texto coletivo e para isso ela nos orientou como fazer algumas alterações no texto que está publicado no TWIKI que é um ambiente colaboraivo de aprendizagem, e que caso os cursistas deixasse de realizar esta tarefa, o texto publicado neste ambiente perderia a sua função.

Relatora: Claudia Dourado

Relatório 05/10/2005

Essa data foi marcada pela presença da professora Maria Helena Bonilla. O encontro foi realizado no auditório, pois precisaria contar com a presença de todos os participantes dessa atividade. As nossas discussões gerou em torno da nossa participação e inserção no mundo digital, e como pode-se constatar os cursistas já progrediram bastante nesse sentido, haja vista que todos se manifestaram falando do seu progresso, adiquirido através dos estudos no GEAC-Tecnologia.

A fala da professora Bonilla centrou-se mais na importancia do caratér de autoria que devem conter nos textos dos cursistas, e que é importante não se apropiar da fala de outras pessoas, sem deixar claro que se está citando alguém.Todas as contribuições de que temos para escrever um texto devem constar nas referências. No processo de inclusão digital em que estamos inseridos é necessário que cada cursista se veja responsável pelo seu processo de aprendizagem e para isso é preciso comunicar-se, interagir com os meios de comunicação, fazer alterações nos registros do grupo, ou seja participar desse processo de construção que se faz presente no nosso curso de pedagogia.

Após muitas discussões o encontro encerrou-se, no entanto o grupo fez nova escolha de temas para estudo entre os quais foi priorizado, As Políticas Públicas Estaduais e Federais Para Inclusão Digital. Relatora: Edilania Pereira

Relatório 26/10/05

Iniciamos nosso encontro lendo e-mails, e encontramos uma boa contribuição de Marcea Sales para o nosso estudo sobre inclusão digital. Todos os componentes leram, discutiram e alguns fizeram comentários. Em seguida, navegamos no site http/:www.identidadedigital.ba.gov.br e na páginas de notícias, encontramos uma entrevista de PID e MP e discordamos da forma de discriminação como ele trata o idoso em relação a inclusão digital, ou seja, de certa forma ele está excluindo o idoso do mundo virtual e vai de encontro com tudo o que estamos discutindo e estudando nos nossos encontros, visto que nunca é tarde para aprender e inserir-se no mundo digital.

O que mais nos chamou a atenção foi o fato de que as políticas públicas para a inclusão digital não são prioridades do governo, e que os recursos arrecadados para essa finalidade não são sequer utilizados por falta de projetos, e o que é pior, por falta da consciencia de que a inclusão digital é uma necessidade da sociedade e que cada vez mais se precisa interagir com o mundo como uma forma de suprir a necessidade de informação que está presente desde os tempos mais antigos e que agora mais do que nunca, se exige da sociedade a busca de se acabar essa necessidade, e a internet é o principal caminho para a informação.

303.gif

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo1

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%