Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Página do Grupo 2

PLANEJAMENTO

*Relatório do grupo 2*

Devido as complexidades peculiares envolvidas nas linhas de programação e a estética das interfaces desse processo na comunicação digital, nós alunos da UFBA na sua grande maioria, nos sentinos presos e com sérias dificuldades em interagir com eficiência nesse processo de fundamental importância no nosso curso.

OBJETIVO GERAL:

Inserir todos os participantes em nossa comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Possibilitar através de leituras dos textos indicados ( e outros) conhecimentos e socializarmos.
*Propiciar um ambiente acolhedor em que todos possam superar as dificuldades. *Concientizar sobre a importância da interatividade. *Promover a interação atendendo as necessidades individuais. *Participação solidária.

DESENVOLVIMENTO

Aprincípio estudaremos os textos, discutiremos e socializaremos nossas dúvidas. A seguie no laboratório, estaremos fazendo um mutirão, onde todos se ajudarão procurando sanar as dificuldades mais gritantes como: abrir e enviar e-mail, abrir blogs dos colegas e comentar, navegar, familiarizar-se com o twiki.

RELATO DO PRIMEIRO ENCONTRO

Aconteceu o nosso primeiro encontro com as monitoras Ana Maria Campos e Maria Cristina Cordeiro, no laboratório de informática no dia 06/09/05. Ogrupo é bastante heterogênio, portanto, foi preciso dividir em subgrupos para que pudéssemos atender a todos de acordo com a necessidade de cada um, na medida do possível. No primeiro encontro, Ana Maria apresentou os seus textos produzidos no twiki e blog, mostrando passo a passo a realização dessa atividade. Em seguida Deise Pimentel orientava algumas colegas a abrirem e escreverem e-mail. Enquanto isso sentadas em duplas, as que apresentavam mais autonomia com o uso desse recurso tecnológico abriam blog e e-mail, faziam leituras e anotações de referências bibliográficas, encontradas nos textos sobre interatividade. Consideramos esse momento bastante significativo, mesmo sendo o primeiro, haja visto que algumas puderam saie empolgadas e outras bastante incomodadas. Foi sugerido um prazo menor para oa próximo encontro. As colegas que apresentam mais habilidade com a tecnologia, se propuseram a ajudar, independente dos encontros quinzenais. Ficou combinado que manteremos contato, quando surgir dúvidas durante o processo, como também socializar em rede, textos relacionados com o tema (Ref. Bibliográficas) para estar ampliando o nosso conhecimento acerca do assunto. As colegas que não puderam comparecer por que estavam em atividade, no final vieram ao laboratório e procuraram ficar informadas sobre o que ocorreu no encontro.

RELATÓRIO DO SEGUNDO ENCONTRO

No dia 20/09 nos encontramos pela segunda vez. Lemos e discutimos alguns textos indicados e no laboratório trabalhamos algumas dificuldades que ainda persistem com uns poucos colegas. Vários trabalharam na digitação de textos para colocarem nos blogs, outros abriram, leram e enviaram e-mails. Existem poucas pessoas que ainda têem dificuldade de interagir com a máquina. Como o twiki não estava respondendo, soubemos depois que estava em manutenção, não pudemos enviar o relatório do nosso encontro no tempo determinado, só sendo possível fazer isso hoje.

RELATÓRIO DO TERCEIRO ENCONTRO

Hoje 27/09 mais uma vez nos reunimos no laboratório para trabalharmos nossas dúvidas. O desfalque foi grande por conta de estar acontecendo uma atividade na qual estão: Eni Nunes, Noélia, Deise Pimentel e luciene. Ana Maria nossa querida monitora está hospitalizada. A colega Maria do Socorro esteve com um problema: digitou o texto de interatividade no blog e quando abre a página dos cursistas não está aparecendo. Estou em dúvida, mas acho que às vezes demora a ser publicado, não é mesmo? Estamos na medida do possível nos ajudando. Agora mesmo Maria Verbênia está se cadastrando no twiki e pede a sua autorização por e-mail. Aproveitamos e comentamos alguns blogs. Estiveram presente: Maria Cristina Cordeiro, Maria do Socorro Semente, Maria Verbênia Cordeiro, Maria Amélia Bastos e Eloisa Lima.

RELATÓRIO DO SEGUNDO ENCONTRO COM BONILLA

No dia 05/10/05 aconteceu o segundo encontro com Bonilla, no qual discutimos sobre o que cada grupo tinha aprendido durante os encontros com as monitoras. As pessoas falaram com entusiasmo das aprendizagens adquiridas, gente que antes sequer tinha e-mail, agora já está interagindo e participando da nossa caminhada com conciência e interesse, pois já consegue entender a sua interação no curso. Falamos também da diferença entre interação e interatividade que no grupo alguns confundiam como sendo a mesma coisa e o conceito de comunidades virtuais. Ficou decidido que a partir de agora os textos publicados nos blogs devem partir da reflexão e das vovências e aprendizagens pessoais durante o desenvolvimento pessoal durante o decorrer de todo o GEAC de tecnologia.

RELATO DO ENCONTRO DO DIA 25 DE OUTUBRO

hOJE 25 DE OUTUBRO, TIVEMOS MAIS UM ENCONTRO COM O geac - tecnologia, em que a monitora Ana Maria sugeriu que Deise Pimentel conduzisse o grupo na informática. Haja visto que alguns já tinham pesquisado, estudado e socializado sobre o tema Comunidade Virtual e os outros juntaram-se para leitura e comentários nos blogs dos colegas. Vale ressaltar, que o nosso grupo apesa da heterogeneidade, tem adquirido bastante autonomia e que, mesmo com algumas dificuldades o interesse está sendo um fator muito positivo, contribuindo dessa forma para a familiarização com esses recursos tecnológicos, Algumas alunas estão vindo no turno opsto, a depender da disponibilidade no laboratório de informática. Atroca entre a s monitoras e o grupo está proporcionando um crescimento fundamental para todos, considerando que essa troca tem contribuído bastante não só pela busca do conhecimento, mas também pelas relação interpessoal dos colegas.

RELATO DO DIA 01/11

Somente algumas pessoas do grupo estiveram hoje no laboratório para executar trabalhos pessoais. Estes últimos dias, por conta da diversidade nos estudos os encontros estão dendo feitos de acordo com a necessidade e disponibilidade de horário de cada um. Quando estamos na escola e alguém precisa de ajuda, quem estiver no momento e douber vai ajudando e assim estamos construindo um dos objetivos do curso que é aprimorarmos a dinâmica da nossa comunidade virtual. E é por isse mmotivo que decidimos não estar registrando a frequência, haja visto que o interesse de todo esse grupo está indo além da frequência proposta. Para melhor reforçar essa justificativa os subgrupos estão se encontrando semanalmente e aqueles que continuam apresentando dificuldades, estão sempre procurando alguém do próprio grupo para sana-las e para o crescimento de todos, já é bastante significativo o número de voluntários e só não foi registrado isso anteriormente por motivos técnicos no laboratório ou no sistema. Vale ressaltar que os textos sobre Comunidade Virtual estão sendo socializados durante os encontros e a publicação da maioria já se encontra nos blogs para as devidas intervenções. Enquanto ao texto coletivo, já combinamos em fazer uma revisão coletiva, achamos até que foi empolgação nossa em escrever sobre o que adquirimos através dos estudos, esquecendo até de fazer uma relação com a nossa realidade, mas temos consciência da funcionalidade desse recurso tecnológico no nosso contexto, como também para nossas realizações pessoais. Portanto é pertinente mais uma vez comprovar a presença de todos os inscritos nesse grupo, mesmo em horários extras.

RELATO DAS MONITORAS: ANA MARIA E MARIA CRISTIMA

AVALIAÇÃO DO GRUPO 02 TECNOLOGIA

No início, o grupo era bastante heterogêneo, necessitando o envolvimento, compreensão e esforço de todos os participantes, para que o trabalho pudesse fluir de forma que pudéssemos participar com tranqüilidade, e consequentemente, quebrar a resistência que alguns apresentavam na utilização desse recurso. Para nós, monitoras, não foi muito fácil, pois muitos não coincidiam o horário com a nossa disponibilidade, além das dificuldades que alguns apresentavam e da nossa pouca autonomia e habilidade de ir além, com o outro grupo, que já havia superado essa fase. Procuramos com muito esforço e transparência, pedi ajuda, pesquisar, estudar e ao perceber a maturidade do grupo, sugerimos um horário para que todos fossem contemplados e no decorrer dos encontros, muitos foram rompendo as barreiras, enfrentando outros maneiras de aprender em sentido criativo, participando do processo numa tessitura da socialização do saber, através dessa troca, no sentido de produzir juntos esse conhecimento. A partir daí, as dificuldades apresentadas acabavam sendo mais um desafio e com isso o compromisso da maioria ia se tornando cada vez maior. Os encontros aconteciam nas terças e quartas feira e muitas vezes com a necessidade de alguns, muitas se disponibilizavam em ajudar. Com isso, o grupo foi se tornando cúmplice e companheiro, propiciando o crescimento de todos. No ultimo encontro após a vinda da professora Bonila, fizemos uma reunião para avaliar esse trabalho, coletivamente e foram minoria, os que não conseguiram superar suas dificuldades, mas reconhece que esse trabalho em grupo, conseguiu quebrar um pouco as suas resistências, como também superar muitas dificuldades, começando pelo manuseio do mouse, passar e-mail e outros considerados básicos. Hoje, todos já sabem o processo de publicar textos no blog e quase todos já conseguem fazer isso sozinho. Fizemos um compromisso que iríamos dar seqüência a esse trabalho, ajudando aos colegas que continuavam apresentando dificuldades, mesmo porque foi um grande aprendizado do grupo, como um todo, acompanhando-os paralelamente nas dúvidas apresentadas.

DEPOIMENTO DA PROFESSORA AGNES

UFBA-Universidade Federal da Bahia FACED -Faculdade de Educação CURSO - Liceciatura em Pedagogia PROFESSORA- Maria Helene Bonilla CURSISTA- Agnes Gomes Machado Lopes ATIVIDADE- 416 - Tecnologia ORIENTAÇÃO - Solange G 2

Avaliação da atividade Tecnologia

Uso de recursos tecnológicos

Estou convencida de que as comunidades virtuais têm oferecido a comunicação necessária para os cursista, através da interação e de acompanhamento que sempre esta a nossa disposição.

pois embora não tenho muita segurança de realizar atividade usando estes recursos tecnológicos, tenho vontade de aprender, inclusive estou digitando este pequeno texto no próprio blog, depois é só visualizar, salvar e publicar,

Tive o privilégio de ser monitorada por Ana Maria e Cristina, durante os encontros quinzenais, através destas monitoras foi possível sentir mais interesse em utilizar as máquinas, e a internet, mas não fiquei nem um pouco receiosa de pedir orientação a várias colegas; Samai, Cecílio, Ariston, Deise, Ana Célia. Quanto a Paulinho e Zé sempre setão colaborando, mas quando há muitos cursistas no laboratório, fica congestionado o andamento das atividades, haja visto que sou insegura quanto ao ciberespaçopor isso peço ajuda a outros, ainda que já tenho os informes e sei como fazer, preciso que outros me diga como devo agir, até por uma questão de segurança.

Mesmo que em momentos fora dos encontros formais estes colegas ajudaram-me em vários procedimentos, como exemplo: reabrir meu blog, com uma nova senha, salvar do emai-l para o blog, cadastrar-me no twiki, digitar diretamente no blog, pesquisar no gloog, enviar a pesquisa para o emai-l e outros procedimentos. em ocasiões que ao fazer determinados trabalhos surgiam dúvidas acerca dos recursos logo solicitava auxílio e recebia. Agora neste neste momento Ariston está gravando uma música, no audácyt, Isso é interessante, estes alunos têm desenvolvido muito o seu potencial. Será que eu tambem um dias vou estar mais desenvolvida ao utilizar os meios tecnológicos?

Este modelo de designar monitoras para o auxílio e acompanhamento dos cursistas envolvidos na atividade, é sem dúvida uma das especialidades da isntituição que nos atende, faz se então necessário elogiar ao grupo que teve esta idéia. A atividade Tecnologia, neste Ciclo quatro beneficiou a muitos cursista, inclusive recebi ajudas especiais no sentido de reutilizar o meu blog, o qual já havia esquecido a senha e por isso estava impossibilitadaa de usá-lo. As funções de troca de mensagens encontram-se entre as mais importantes e mais usadas do ciberespaço.

“Cada pessoa ligada a uma rede de computadores pode ter uma caixa postal eletrônica identificada por um endereço especial, receber mensagens enviadas por seus correspondentes e enviar mensagens a todos aqueles que possuam um endereço eletrônico acessível através de sua rede.Essas mensagens hoje são textos. mas serão cada vez multimodais no futuro”. "(Pierre Lévy)" As funções de troca de mensagens encontram-se entre as mais importantes e mais usadas do ciberespaço. Além dos recursos para a realização dos trabalhos acadêmicos ainda há oportunidades especiais da troca de informações dentro e fora do espaço Ufba, com colegas e professores.

*FREQUÊNCIA*

Tema de discussão: Interatividade

*Texto coletivo sobre Interatividade*

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%