Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Página do Grupo 3

*DESEMPENHO DA TURMA*

PLANEJAMENTO

Objetivo Geral: Integrar os cursistas numa comunidade digital participativa.

Objetivos:

Dificuldades do

Grupo (com Vera Lucia)

Abrir e-mails e enviá-los

Navegar na internet

Componentes:

Célia Rodrigues da Silva

Zilmária Rocha Gomes

Gizélia Barbosa Ferreira

Vera Lúcia M. Cavalcanti

Dora Lucia P. Rocha

Maria Daci Amorim da Silva

Grupo -( com Samai)

Publicar textos no blog

Comentar textos

Selecionar, copiar e colar

Navegar na internet

RELATÓRIO DO ENCONTRO I

06 e 08/08/2005

Combinamos que todos os cursistas estudariam a apostila sobre comunidades virtuais, mas não foi discutida nesse encontro porque a maioria não tem posse da mesma, nem acessam a internet para fazer a leitura. Ficou, então, marcado para o próximo encontro, uma discussão sobre as comunidades virtuais e sua importância.

A aula foi muito proveitosa porque foi criado um ambiente propício para uma boa aprendizagem. Os colegas cursistas se sentiram à vontade para perguntar e tirar as suas dúvidas, mexer no computador e descobrir funções simples como justificar textos, sublinhar, utilizar outras cores e outros recursos para personalizar seus textos. Muitos estavam com problemas com as senhas do blog e foram alteradas a fim de publicarem suas reflexões.

RELATÓRIO DO ENCONTRO II

13 e 14/09/2005

O processo de intimidade com a máquina é muito lento. Muitos cursistas têm dificuldades para o manter as senhas do email ou blog dificultando assim o acesso aos mesmos. Alguns confundem muito, não conseguem armazenar ou mesmo repetir a senha, dificultando e muito o processo de aprendizagem.

O uso da internet, em alguns casos, está sendo usado somente nos momentos com a monitoria, fazendo com que se distanciem do restante do grupo. Os encontros são marcados na lista de discussão; nem todos acessam e ficam sem saber. Apelei para o mural a fim de evitar desencontros.

TEXTO COLETIVO

UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACED - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CICLO LV CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ATIVIDADE TEMÁTICA - TECNOLOGIA
PROFESSORA
MARIA HELENA BONILLA DISCENTES DO GEAC III MONITORA SAMAI

* COMUNIDADES VIRTUAIS*

Neste texto fazemos uma ampla reflexão acerca da complexa rede denomidada ciberespaço e das relações estabelecidadas entre a telecomunicação e a informática que delimitam-se a tecnologia digital. No ciberespaço as pessoas se comunicam, realizando a comunicação conjunto entre dois ou mais componentes via computadores em rede, mergulhados numa nova realidade, para informar, transmitir,corresponder, estabelecer uma analogia entres as pessoas produzindo saberes, vindo a construir o chamado mundo vitual. Analisamos as comunidades virtuais como ponto fundamental para a criação de uma nova cultura (a cultura digital), percebemos que é um novo saber que será construído coletivamente, que precisa ser analisado criterosamente percebendo as vantagens e desvantagens de particiapr de uma comunidade virtual, princpalmente com interesse de gerar conhecimento e aprendizagem. Segundo os professores Edvaldo Couto e Nelson Preto no Artigo- Comunidade Virtual: herança cultural ou tendência contemporânea, a questão das comunidades virtuais tem gerado controvérsias entre os pesquisadores, sobretudo entre aqueles que apostam que o surgimento dessas e outras alternativas de comunicação romperá os laços de aproximidade e as relações face a face,ainda presentes na sociedade contemporânea.

Estamos na era da cultura da interação. A tecnologia vem invadindo o mundo de maneira apressada, de forma que devemos nos atualizar para não ficarmos excluídos do mundo digital. Mediante as tantas demandas do mundo globalizado temos que estar atentos aos temas e nos policiarmos no que diz respeito às comunidades e sociedades virtuias, visto que segundo os professores, nas relações de comunidades virtuais não existe garantia de privacidade quando estamos on line e é vital que estejamos conscientes das divergências e conflitos que o consumo da internet pode proporcionar a quem se utiliza de seus serviços. Diante da instabilidade da segurança proporcionadas pelas comunidades e sociedades virtuias, surge a necessidade de pensarmos e analisarmos a questão ética da tecnologia.

O que é uma Comunidade Virtual? Qual a função dela? Que proveito podemos tirar desse tipo de comunidade? Comunidade Virtual é um grupo de pessoas que se relacionam, se sentem mais à vontade, mais estimuladas, mais motivadas para estarem interagindo coletivamente. Essa dinâmica é muito importante para o crescimento de cada participante desde que se planejem cada etapa a ser desenvolvida com responsabilidade para que o fluir destas pessoas possa acontecer sempre da melhor forma possível.

Existem três tipos de comunicação mediada por computador (CMC):e-mail, news e chat.News são listas de discussâo temáticas,onde os assinantes do serviço remetem mensagens a um banco de dados que se encarrega de remetê-las para os outros usuários cadastrados.No caso do e-mail e do news, o usuário escolhe quando quer ler e responder as mensagens, no caso do chat o serviço transmite diretamente as mensagens escritas a todos os participantes do grupo conectados naquele momento.

RELATÓRIO DO ENCONTRO III

20 e 21/09/2005

Os cursistas que estavam atrasados no processo de inclusão digital estão tentando ajustar seus horários de atividades aos encontros com a monitoria. Quando não é possível comparecer ao encontro, estão sendo orientados em qualquer outro horário no espaço do laboratório a fim de que não fiquem prejudicados no andamento das atividades.

A maioria já tem seu blog atualizado e estão, a medida do possível, publicando seus textos sobre Comunidades Virtuais. Eu, como monitora, achei muito difícil reunir a turma para a discussão e produção do texto coletivo devido a falta de leitura desses textos. Muitos não tem em mãos os mesmos, ou não conseguem ler no monitor ( problema de vista), ou ainda, não adquiriram na xerocopiadora portanto, não foi uma discussão muito proveitosa.

Há dificuldades de continuarem o texto coletivo por não serem todos cadastrados no Twiki. Alguns ainda não estão preparados para isso. Nesse caso, o que fazer? Os que são cadastrados comprometeram-se em dar as suas contribuições ao longo do tempo, que no caso, não cumpriram o combinado.

Farei uma lista dos cursistas que já regularizaram seus blogs, mandaram para a lista, mas ainda não têm seus blogs divulgados na página dos cursistas a fim de que você publique.

Parecer sobre a tutora (Samai)

Uma idéia que realmente está funcionando é o enfoque da tutoria na atividade de tecnólogia.Segundo César Coll para ser um bom tutor é necessário saber mais que o resto do grupo e atuar com empenho e responsabilidade.A tutora do nosso grupo Samai está desenvolvendo um excelente trabalho, o resultado desse pode ser em parte avaliado pelo empenho e desempenho do grupo que a meu ver está crescendo muito na interação. Meu caso por exemplo, já consigo ficar mais tempo interagindo sem ficar irritada com os fracasso´, pois posso contar com ajuda quando surgem as dúvidas, percebo que estou andando com mais constância na interação.

Vera Cavalcante,01-10-05

RELATÓRIO DO ENCONTRO IV

                                                                1. /09/05

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%