Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Página do grupo 6

Planejamento de trabalho: levantamento das dificuldades de cada aluno cursista sobre as tecnologias apresentadas no curso. Marcamos uma reunião para a próxima terça dia 06/09 às 18:00Hs. Pesquisa de textos sobre inclusão digital.

Tema a ser estudado:

Inclusão Digital

INCLUSÃO DIGITAL

Nos últimos anos tem-se falado muito sobre tecnologia, sobre inclusão digital. E em embora em alguns lugares do mundo não haja se quer energia, essa febre tecnológica vem se espalhando cada vez com mais intensidade.

Há mais ou menos 50 anos atrás, ninguém previa que o intercâmbio entre os homens e a máquina seria tão grande,como também não era possível imaginar que essa união seria tão forte e tão proveitosa a tal ponto de hoje de que não se pode imaginar que por um motivo ou outro alguém não esteja inserido nesse “mundo digitalizado”, e se estiver fora, é considerado um excluído digitalmente.

Contudo, além das dificuldades financeiras encontradas por boa parte do povo brasileiro, podemos falar também que existe uma grande resistência que as pessoas tem em aderirem a essa nova forma de interagir com as pessoas, com o mundo de forma tecnológica.

Mesmo porque, está incluído digitalmente não dizer apenas ter acesso a internet ou possuir um computador em casa, mas o uso que se faz dessa tecnologia tão rica e inovadora, capaz de nos ajudar com seus “truques mágicos”, facilitando a interação dos fatos em tempo real com concisão e rapidez. São esses “truques mágicos” que a principio nos seduz a interagir com a máquina, que nos convida a conectarmos com o mundo e isso acontece de forma tão natural que nem percebemos a rapidez desse contagio e quando menos esperamos já incluídos digitalmente.

Falando assim, essa inclusão parece fácil, porém não é tão simples quanto se deseja, em alguns momentos o não acesso aos meios que provoca essa inclusão chega a somar um grande número de pessoas, já em outros casos a resistência encontrada em aderi à informatização também mantém muitas pessoas longe dessa classe informatizada, como por exemplo aqui na cidade de Irecê muitos cursistas ainda não estão inseridos simplesmente fato de ainda ter resistência ao uso dos computadores (haja vista que temos com freqüência oficinas que nos ajudam bem como o laboratório de informática conectado a internet para os que ainda não possuem o computador em casa) e essa resistência faz com que deixem de interagir de forma mais dinâmicas e digitalizada com os demais cursistas.

Acredito que, o desejo de adaptar-se ao novo seja o primeiro passo para essa inclusão digital, e pensando que a inclusão seja um processo de ensino de forma interativa, não tem como manter-se longe desse processo, o ser humano não é como uma ilha, precisa da interação dos demais para poder progredir, ensinar, aprender, descobrir. Está incluído digitalmente é deixar de ter um mero papel passivo de consumidor de informações, bens e serviços passando então a atuar também como produtor (informações, bens serviços).

Vencida a barreira da resistência, tudo fica mais fácil e proveitoso. A sua inclusão digital já está se iniciando. Arregace as mangas e desfrute das vantagens das oferecidas pela tecnologia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEVI, Pierre. As Tecnologias Intelectuais.

SILVAFILHO, Antônio Mendes; Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/ GUIMARÃES JR, Mario José Lopes, A ciber Cultura e o Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade; Disponível em: http://www.chh.usfsc.br/~guina [ 1 comentário aprovado]

25/09/2005 20:54 - publicado por Gillmonteiro links para textos entendendo o GESAC
inclusão digital
inclusao digita II

Produção do grupo:

Texto coletivo/colaborativo sobre o tema, e alguns textos individuais para serem publicados no blog.

Depoimentos dos cursistas sobre o que sabem e o que precisam aprender.

Esses depoimentos foram colhidos no primeiro encontro de tecnologia no dia 31 de agosto, pela monitoria.

Depoimentos:

Ariston Eduão: “Sei que vou aprende bastante com as dificuldades dos meus colegas, pois como monitor preciso buscar informações relacionadas as mesmas, para poder de alguma forma retransmitir o que irei aprender, e conto com a ajuda de todos.
Giselda Monteiro: “Quero aprender usar o Twiki, gravar CDs e anexar arquivos”.
Aguida Ramos: “Gostaria de aprender abrir disquete, abrir nova aba, digitar textos no blog, gravar no disquete e salvar, operar o twiki, anexar arquivos, gravar CDs e entrar na sala de bate-papo”.
Marcio Érito: “Quero aprender usar o Twiki, Gravar CDs e anexar arquivos”.
Rosangela Rodrigues: “Espero aprender operar com o Twiki e anexar arquivos”.
Joselita Machado Miranda: “Não sei abrir e-mail, chat e não sei entrar na pesquisa, tudo sobre a maquina excluída no meio social”.
Márcia Bartira Rodrigues: “Tenho dificuldades para abrir e-mails, enviar mensagens, pesquisar, escrever, digitar no blog, abrir nova aba, salvar e publicar textos, e entrar no chat. Projetos: interagi com as pessoas no digital, publicar e receber mensagens, navegar na internet”.
Geovan Queiroz: “Tenho dificuldades na publicação de fotografias na internet, anexar arquivos, passar textos para o disquete, entender o programa em inglês, conhecer algumas siglas do teclado”.
Valneide Pinto: “Sinto algumas dificuldades em enviar e-mails, gravar em disquete, pesquisar e abrir o blog”.
Juscelina Machado: “Tenho todas as dificuldades com a maquina, não sei abrir e-mail, anexar arquivos etc”.
Jussara Sena da Silva:
Minhas dificuldades:
“Não sei entrar na pagina para publicar um texto,
Não sei entrar no blog nem interagir com os outros
Como recortar e colar de um e-mail para o outro
Anexar arquivos
Salvar e publicar textos
Não sei como funciona o Twiki
São tantas que nem sei mais
Depois virão novas dúvidas”

Projetos:
“Quero interagi com o grupo, escrever textos, comentar os blogs dos colegas, escrever e publicar textos, abrir paginas na internet, digitar minhas produções no disquete, em fim inclui-me”.
Enedina Rodrigues: “preciso aprender mais porque sei pouco chat e blog”.
Anair Sena: Ela não escreveu suas dificuldades e nem o que já sabe.

Relatório do primeiro encontro de monitoria

No dia 06/09 realizamos o nosso primeiro encontro de monitoriado grupo 06,onde todos os integrantes do grupo se fizeram presente, tivemos algumas dificuldades,pois no nosso grupo existe alguns alunos que não tem blog, chega a ter aluno que ainda não está inscrito no ciclo quatro, e que não tem ou teve contato com o computador,consequentimente sem e-mail e sem blog,outros, tem blog mas não lembram da senha,desenvolvemos algumas atividades,onde trocamos a senha de alguns cursistas,recuperamos e-mails e algumas senhas,com isso eles conseguiram abrir novamente o blog.
sentimos que iremos ter algumas dificuldades com alguns alunos que não querem se adaptar com as tecnologias.

Frequencia

Ariston Eduão
Geovan Queiroz
Marcia Bartira
Enedina
Aguida Ramos
Juscelina Machado
Joselita Machado
Anair Sena
Jussara
Marcio Érito
Rosangela Rodrigues
Gizelda Monteiro
Valneide Pinto

Relatorio do segundo encontro de monitoria

No dia 18/09/ planejamos a atividade para trabalharmos com o Twiki, mas não foi possível fazer nosso trabalho, pois a pagina do Twiki não estava disponível naquele dia, no entanto não deixamos de desenvolver-la, criamos alguns blogs, ensinamos alguns cursistas como abrir nova aba, mandar mensagens, abrir e-mails, dentre outras coisas. Continuamos a ter alguns problemas, pois temos no nosso grupo uma aluna que ainda não se matriculou no ciclo quatro, o que devemos fazer? Espero que nos próximos encontros todos já tenham se cadastrado no blog, no e-mail, no twiki, na lista de discursão e a nossa aluna matriculada no ciclo quatro (o qual não sabemos o motivo) e o inicio do nosso texto coletivo sobre a inclusão digital.

Planejamento para o terceiro encontro de tecnologia do grupo 06

­saber quem não tem blog, e-mail.
Cadastramento no Twiki.
Publicações nos blogs das reflexões sobre os textos lido de Inclusão Digital
Construção do texto coletivo sobre o tema abordado.

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%