Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Modificações realizadas (Ciclo VI)

Contexto Histórico

Na contemporaneidade, o acesso as novas teconologias da informação e comunicação é uma necessidade básica para que os sujeitos possam se desenvolver pessoal e intelectualmente, abrindo caminho para além da disponibilização de informação. No entanto, conhecimento e informação não são estanques. Vivemos, em um momento histórico no qual a produção de novas informações e de conhecimento ganha um rítmo vertiginoso. Na mesma velocidade, presenciamos a mudança de cenários, de valores, de práticas, de artefatos. Isso faz do futuro algo cada vez mais imprevisível e demanda que os sujeitos estejam interagindo e colaborando em rede de forma horizontal.

A contemporaneidade exige que se pensem os processos de significação, de aprendizagem, de cidadania, de produção de cultura e conhecimento, visto que vivemos atualmente numa sociedade denominada sociedade da informação. Capaz de gerar conhecimento sobre seu contexto e utilizá-lo para conceber e construir novas perspectivas, ou seja, utilizá-lo no processo de reconstrução de suas instituições sociais, das relações que ali se estabelecem, tem no conhecimento e na aprendizagem, e não apenas na informação, um fator dinamizador das transformações sociais.

As novas perspectivas abertas pela tecnologia da informação e da comunicação são dadas atenção especial à função do desempenho, nas empresas como elementos de competitividade e suporte a gestão do conhecimento.

A mudança se tornou uma categoria central no mundo atual, intimamente associada com o comportamento das pessoas na sociedade e nas organizações. Esse fato não se constitui apenas em uma novidade, mas é relevante, é o terreno da comunicação e da linguagem como define o ser humano, é a transformação do mundo.

Desta forma, possibilita que as tecnologias surgidas nesta época de rápida evolução tecnológica, seja um desafio. O desejo humano de descobrir, de investigar de romper com a inércia imposta pelas soluções definitivas para as questões que temos.

A característica fundamental é a tensão entre a aceleração desse processo e a capacidade das instituições e dos indivíduos em geral de se adaptarem a tecnologia.

Um ponto importante a considerar no atual contexto mundial é a desigualdade. As transformações sobre um conjunto heterogêneo de culturas, riquezas naturais, sistemas políticos e diferenciadas capacidades produtivas. Com diferenças marcantes na renda de analfabetos e acesso ao saneamento básico em diversos paises do mundo. (http://www.sinac.br)

Nós - Parceiros

* Projeto Ciberparque Anísio http://www.ciberparque.faced.ufba.br.

* Prefeitura Municipal de Irecê.

* Faculdade de Educação da UFBA.

* Fundação ADM.

* Tabuleiros Digitais.

* Projeto da FACED - UFBA.

* Petrobrás.

Nós - Conceitos

Aldeias

Colaborando em Rede

Uma rede de computadores baseia-se nos princípios de uma rede de informações, implementando técnicas de hardware e software de modo a torná-la efetivamente mais dinâmica para atender às necessidades que o mundo moderno impõe.

A colaboração em rede se dá através da interação no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, essa possibilidade de estar interagindo em rede que fará dos encontros não presenciais gerar participação, interação, aprendizagem e colaboração em rede.

A noção de democracia que emerge nesta consistência como o projeto da ONG -Aldeias é expandir essa interação e colaboração praticando no interior de inúmeras redes, também visa assegurar as liberdades públicas e privadas, eticamente exercidas, ao conjunto das pessoas e sociedade. O exercício concreto dessas liberdades, todavia, supõe condições materiais, políticas, educativas, informativas e éticas para realizar-se como manifestação de cidadania. Nesta luta por assegurá-las coletivamente, surgem movimentos e organizações que, posteriormente, formarem redes sociais que progressivamente começam a colaborar entre si.

Cultura Digital

Cultura Digital promove o uso do software livre e as ações de inclusão digital, assim como, a bandeira da ampliação infinita da circulação de informação e criação. Estas novas possibilidades de difusão e acesso à cultura impactam o marco legal dos direitos autorais conforme a disposição atual e fomenta a discussão sobre novas formas de licenciamento e gestão de conteúdos.

"Cultura digital é um conceito novo que parte da idéia de que a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que o uso de tecnologias digitais muda os comportamentos, o uso pleno da Internet e do software livre cria fantásticas possibilidades de democratizar os acessos à informação e ao conhecimento".(GIL)

As palavras do atual Minístro da Cultura Gilberto Gil citadas acima nos faz reflerir sobre o tema cultura digital. Para Gilberto Gil o Brasil já possui uma vasta experiência no campo do software livre e da inclusão digital, com centenas de projetos e até mesmo uma reflexão acadêmica profunda.

Tem como objetivo o Compartilhamento das produções simbólicas e conhecimento tecnológico gerados pela ação autônoma, em redes. Sempre interligando ações locais e promovendo uma intensa troca de experiências e comunicação a partir da tecnologia e da cultura digital .

Sócio-Digital

O uso da palavra sócio-digital nesse contexto não é tão somente uma questão de terminologias ou possui outra finalidade, senão a de marcar território numa tentativa de diferenciar os projetos que efetivamente preocupam-se com inclusão sócial através da tecnologia, daqueles cujo interesse é tão somente difundir e perpetuar padrões tecnológicos e conquistar mercados ou promover-se politicamente através de discursos populistas e demagógicos.

Dinamizador das Transformações Sociais

O mundo está em movimento, por isso vive em constante mudança. E essas mudanças influem em diversas estruturas da vida: família, educação, trabalho, sociedade. Causando os mais diversos efeitos no jeito de pensar, de ver e de agir, que se alteram surgindo novas ordens a cada dia influenciando de forma decisiva nas comunicações e relações entre as pessoas.

As novas tecnológias se expandem numa velocidade incrível e assustadora, a produção e a distribuição de conteúdos culturais ganha inédita e revolucionária descentralização. A realidade passa a ser recontextualizada, fazendo-se uma reconfiguração das estruturas, das inter-relações. Dessa forma, é na interação que se dá o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.

Linhas de Trabalho

Plano de Trabalho

Ementas para: Oficinas, Cursos e Palestras?

Página Inicial >> ONG -InclusãoSocio-Digital?

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%