Difference: EscolaOdete (1 vs. 12)

Revision 1211 Aug 2008 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"
Deleted:
<
<

ESCOLA ODETE

PROJETO - TECNOLOGIA III

ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio

TEMA =Ambientes Colaborativos

FINALIDADE

Criar novas formas de interação pedagógica em contexto de sala de aula, promovendo a aprendizagem cooperativa, auto-regulada, e redes de comunicação mais próximas dos alunos, em busca da adaptação da escola à sociedade e às suas formas de construir o conhecimento, produzindo e desenvolvendo meios que qualifiquem as produções dos alunos; .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Nesse contexto, espero que os alunos possam perceber os passos para criar e-mails; saber usá-los na sua formação, tendo como suporte as informações comentadas, bem como refletir sobre as problemáticas decorrentes das novas abordagens em aula , particularmente nos temas de História; emitir suas opiniões nos ambientes de aprendizagem, assim como fazer cadastros nos mesmos.Utilizar a Internet como meio de produção colaborativa; Pesquisar temas específicos e / ou espontâneos;

ESTRATÉGIAS

Produção de ofício para agendamento e liberação do tabuleiro digital;

exposição dialogada com os alunos participantes acerca da criação de e-mail;

criação do login e da senha, individualmente;

criação de lista de discussão; ceciliodebate@yahoogrupos.com.br

utilização do blog como fonte de publicação textual;

debate na sala de aula sobre os comentários de cada colega,

exposição dialogada sobre os tópicos de criação de um blog, tanto individual quanto coletivo, para uso cooperativo dos textos produzidos pelos alunos e pelo professor; - http://www.historiaodete.zip.net;

analisar relatórios dos alunos.?

RECURSOS HUMANOS

Professor , alunos , direção, agentes do ponto de cultura, coordenação do ponto de cultura, professora Maria Bonila.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Elaborar instrumentos para registrar observações sobre os alunos, criando fichas para o mapeamento do desenvolvimento e atitudes que incluem questões, como: faz perguntas? Usa estratégias criativas ou apenas as convencionais? justifica caminhos percorridos? Comunica suas respostas com clareza? Contesta pontos que não compreendeu? Participa dos trabalhos em grupo? Ajuda os outros na resolução de problemas?

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

debate através de chats sobre os temas específicos da matéria (História)

debate através de chats sobre o uso das ferramentas tecnológicas

participação na lista de discussão

publicação dos relatórios no blog. E comentários reflexivos sobre os mesmos

 \ No newline at end of file

Revision 1105 Jan 2007 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Revision 1012 Dec 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 8 to 8
 
Changed:
<
<
PROJETOS - TECNOLOGIA III
>
>
PROJETO - TECNOLOGIA III
  ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio

Revision 907 Dec 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 12 to 12
  ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio

Changed:
<
<
TEMA = Ambientes Colaborativos
>
>
TEMA =Ambientes Colaborativos
  FINALIDADE

Revision 823 Nov 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 31 to 31
  criação do login e da senha, individualmente;
Changed:
<
<
criação de lista de discussão;
>
>
criação de lista de discussão; ceciliodebate@yahoogrupos.com.br
  utilização do blog como fonte de publicação textual;

Revision 723 Nov 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 60 to 60
  publicação dos relatórios no blog. E comentários reflexivos sobre os mesmos
Deleted:
<
<


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFBA/IRECE

ATIVIDADE - GEAC 03 -TECNOLOGIA

PROFESSORA - Maria Helena Bonilla

NOMES- Maria Cristina Cordeiro e Enedina Rodrigues

GRUPO -04

ORIENTADORA - Rúbia Margareth

Tema - Tecnologias na vida humana

Justificativa -

Uma das características das técnicas é o fato delas se constituirem em objetos. Não só objetos manuseados em fábricas, residências ou escritórios etc... De modo geral, os bens produzidos, sobretudo após a Era Industrial, quando a difusão das inovações tecnólogicas tornou-se cada vez mais acelerada, podem ser vistas como integrantes de períodos distintos. Um bom exercício é identificar quando alguns objetos começaram a aparecer em nossas vidas. Por exemplo, de um lado as geladeiras, automóveis, tvs estão presentes há pelo menos cinquenta anos, de outro lado, computadores, roca cds e telefones celulares e outros, embora bastante disseminados, jurgiram há quase uma década. O reconhecimento das qualidades dos objetos que nos cercam pode ser um bom mote para pesquisar aspectos das tecnologias neles embutidos, sua história e funções, bem como a relação das pessoas com eles. Para estruturar os conhecimentos adquiridos, complementar e implementer o trabalho executado pelos alunos, meteremos a mão na massa Iremos ao Tabuleiro Digital e lá estabeleceremos contatos com o uso das tecnologias da informação na educação.

Objetivo Geral: Ajudar os alunos a interagir com as máquinas, e com outros sujeitos através da rede e viajar pelo mundo virtual.

Objetivos específicos:

-Reconhecer funções, qualidades tecnológicas e traços da evolução histórica dos objetos presentes na vida diária.

Refletir sobre as relações entre desenvolvimento científico-tecnológico, produção de bens e bem estar social.

Utilizar a internert como meio de produção colaborativa.

-Primeira parte:

Procedimentos- Primeiro momento: propor aos alunos e alunas que façam um levantamento dos bens que estão à nossa volta. Podem começar pela própria casa, pela escola, pelo bairro, pela cidade, pelo mundo a fora. Segundo momento: pedir aos alunos e alunas, e também providenciar, livros, revistas, jornais para mostrar produtos de qualidades e épocas diferentes. Terceiro momento: Pedir que façam uma primeira classificação dos bens obtidos. Orientando-os que isso pode ser feito, por exemplo, de acordo com os ramos industriais a que pertençam ou com a função dos objetos. Quarto momento: conversar com os alunos e alunas partindo das questões:

a) O que chamou mais a atenção?

b) Quais temas/produtos de maior preferência? Ela recaiu sobre tecnologias e produtos recentes ou de períodos anteriores?

c) Qual a origem - país, empresa, tecnologia, etc dos bens estudados.

d) Qual a relação de cada um com esse objeto?

Segunda parte.

No tabuleiro digital:

* Ligar e desligar máquinas

* Digitar familiarizandodo-se com o teclado, ícones etc.. . * Como nossos alunos jovens e adultos, navegaremos para encontrar o texto: Comunidades Virtuais e fazermos uma leitura que subsidiará nossos debates posteriores.

* Criar e-mail e senha para comunicação na lista de discussão.

* Criar lista de discussão onde trocaremos conhecimentos e impressões sobre a importância das tecnologias en nossas vidas e o que vem a ser cimunidade virtual.

* Finalmente criaremos um blog coletivo para uso coletivo dos textos produzidos. *

Desenvolvimento da atividade=

Após a problematização inicial, efetuaremos a realização de um painel com ilustrações e pesquisas sobre as tecnologias na vida humana e uma reflexão sobre suas implicações políticas, econômicas e sociais.

-A seguir, num primeiro momento, iremos ao Tabuleiro Digital com os alunos e juntos manusearemos as máquinas, interpretaremos ícones, sinais, letras, números etc...

-Num segundo momento ajudaremos a encontrarem o texto: Comunidades virtuais. Faremos a leitura, seguida questionamentos e comentários para subsidiar o nosso trabalho, um debate sobre o que vem a ser comunidade virtual.

Material: livros, revistas, jornais, papel-metro, piloto, cola, tesoura, (sem ponta), máquina fotográfica, som, filmadora ( se conseguir). Apoio Tabuleiro Digital e a ajuda dos monitores que lá atuam.

Avaliação:

Observação direta com registro em fichas.

Auto-avaliação.

Relatório:

A ida ao Tabuleiro está sendo de grande aprendizado. Apesar de alguns já terem familiaridade com a máquina, a grande maioria está tendo contato pela primeira vez e os que já sabem um pouco está ajudando os demais. Não está sendo fácil mas é muito gratificante o empenho de cada um em particular. A dificuldade era a conecção que estava péssima, caia o tempo todo prejudicando o desenvolver dos trabalhos. Esperamos nas próximas vezes produzirmos mais porque o empenho está grande.

Maria Cristina



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Irecê / UFBA

Ciclo VI

Atividade – Tecnologia e práticas pedagógicas

Professora – Helena Bonilla

Nome – Jeusita Gomes Paiva

Grupo – 03

Orientadora – Ivanete

PROJETO: Jogos cooperativos inseridos na tecnologia

Grupo 12

Apresentação:

Os jogos cooperativos têm a finalidade de promover a socialização e o lazer, possibilitando a intervenção direta dos alunos e alunas em todo processo do projeto, inclusive nas mudanças e adaptações necessárias para o regulamento dos jogos, oportunizando assim a participação de todos, oferecendo vários tipos de atividades através de jogos recreativos, motores, de raciocínio e mistos ou seja com as equipes sendo formadas com alunos e alunas. E paralelo ao projeto possibilitar a inclusão digital, com a participação deles em atividades de pesquisas sobre jogos cooperativos, criação de blog para informar todo processo dos jogos até os resultados finais.

Justificativa:

Este projeto surgiu da necessidade de promover aos alunos e alunas a oportunidade de vivenciar momentos de alegria e satisfação, participando dos jogos, sem a necessidade de cumprir as regras oficiais, criando suas próprias regras e conhecendo novas formas de mostrar e arquivar o evento usando a tecnologia (conhecer como se navega na internet, como pesquisar no google, criar e trabalhar no blog do evento), e se integrando com os colegas visto que são feitos sorteios e todas as modalidades (vôlei, basquete, dama, dominó, xadrez, futsal, handebol, futebol, natação) são mistas ou seja com a participação de meninos e meninas.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos atividades que favorecem a participação de todos, com turmas mistas, ou seja, formadas por meninos e meninas, criar e adaptar as regras que sejam adequadas às necessidades dos jogos, usar as possibilidades que as novas tecnologias proporcionam para a fazer pesquisas sobre os jogos cooperativos , criar blog do evento e registrar as atividades desenvolvidas com relatórios, fotos, tabelas e regulamentos.

Objetivos Específicos:

Apresentar o projeto às turmas do grupo 12. *

Elaborar regulamento, tabelas, sorteios dos times, criar e eleger slogan e logomarca do evento. *

Reuniões de grupos para planejas os registros. *

Socializar os registros na turma. *

Utilizar a sala de computação, (professora orientando os alunos), para aprender acessar site do google. *

Criar e registrar as atividades no blog do evento: (regulamento, tabelas, slogan, logomarca, jogos, fotos, etc.). *

Estas são ações e não objetivos? Para que vc vai desenvolver essas atividades? Cuide para teu planejamento não colocar a tecnologia apenas como enfeite ou como instrumento.... tá tendendo prá isso!!!!

Desenvolvimento:

*

Ler o texto “tudo parecia sonho”, conversar com a turma sobre o que significa jogos cooperativos. Ouvir os que os alunos e alunas sabem e compreendem do tema. *

Apresentar o projeto. *

Escolher dois representantes de cada sala, um aluno e uma aluna. *

Os representantes da sala serão responsáveis pela criação e alimentação do blog do evento, de acordo com as ações desenvolvidas no projeto, bem como divulga-lo na rádio da escola. - com isto vc está excluindo o restante da turma!!!! o objetivo é a inclusão ou a exclusão digital???? *

Dividir em grupos mistos para discutir as ações do projeto. (modalidades, locais possíveis de realização). *

Criar individualmente um slogan e logomarca para o evento. Por que a logomarca não é criada no computador? Cada sala escolhe o que mais se adequar e será exposto no pátio para apreciação de todos com direito a voto, será colocada uma caixa 3 dias da semana, e cada dia fica um aluno responsável pala mesma. Após a contagem, será divulgado no serviço de som da escola o vencedor. *

Em grupos mistos na sala de aula, criar o regulamento dos jogos, e as regras de cada modalidade. Os representantes defenderão os mesmos no congresso técnico com as outras salas e comissão organizadora, formada por professores, voluntários, inspetores e coordenação da escola. *

Efetuar sorteios dos times, lembrando que todas as modalidades são mistas. *

Construir em grupos a tabela dos jogos. *

Visita da turma à sala de computação da escola para acessar o blog, comentar e propor formas de alimenta-lo.

Obs. Todas essas ações são mediadas pelo professor.

Recursos:

*

Papel ofício, lápis de cor, fita adesiva. *

Rádio da escola. *

Quadras do Odete, Ayrton Senna, CSU, ASMI. *

Bolas de vôlei, basquete, futsal, handebol, futebol de campo. *

Damas, dominós e xadrez.

Nun terceiro momento, ajudar o aluno a criar o seu e-mail , senha e meter a mão na massa.

Revision 624 Oct 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 60 to 60
  publicação dos relatórios no blog. E comentários reflexivos sobre os mesmos
Added:
>
>


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFBA/IRECE

ATIVIDADE - GEAC 03 -TECNOLOGIA

PROFESSORA - Maria Helena Bonilla

NOMES- Maria Cristina Cordeiro e Enedina Rodrigues

GRUPO -04

ORIENTADORA - Rúbia Margareth

Tema - Tecnologias na vida humana

Justificativa -

Uma das características das técnicas é o fato delas se constituirem em objetos. Não só objetos manuseados em fábricas, residências ou escritórios etc... De modo geral, os bens produzidos, sobretudo após a Era Industrial, quando a difusão das inovações tecnólogicas tornou-se cada vez mais acelerada, podem ser vistas como integrantes de períodos distintos. Um bom exercício é identificar quando alguns objetos começaram a aparecer em nossas vidas. Por exemplo, de um lado as geladeiras, automóveis, tvs estão presentes há pelo menos cinquenta anos, de outro lado, computadores, roca cds e telefones celulares e outros, embora bastante disseminados, jurgiram há quase uma década. O reconhecimento das qualidades dos objetos que nos cercam pode ser um bom mote para pesquisar aspectos das tecnologias neles embutidos, sua história e funções, bem como a relação das pessoas com eles. Para estruturar os conhecimentos adquiridos, complementar e implementer o trabalho executado pelos alunos, meteremos a mão na massa Iremos ao Tabuleiro Digital e lá estabeleceremos contatos com o uso das tecnologias da informação na educação.

Objetivo Geral: Ajudar os alunos a interagir com as máquinas, e com outros sujeitos através da rede e viajar pelo mundo virtual.

Objetivos específicos:

-Reconhecer funções, qualidades tecnológicas e traços da evolução histórica dos objetos presentes na vida diária.

Refletir sobre as relações entre desenvolvimento científico-tecnológico, produção de bens e bem estar social.

Utilizar a internert como meio de produção colaborativa.

-Primeira parte:

Procedimentos- Primeiro momento: propor aos alunos e alunas que façam um levantamento dos bens que estão à nossa volta. Podem começar pela própria casa, pela escola, pelo bairro, pela cidade, pelo mundo a fora. Segundo momento: pedir aos alunos e alunas, e também providenciar, livros, revistas, jornais para mostrar produtos de qualidades e épocas diferentes. Terceiro momento: Pedir que façam uma primeira classificação dos bens obtidos. Orientando-os que isso pode ser feito, por exemplo, de acordo com os ramos industriais a que pertençam ou com a função dos objetos. Quarto momento: conversar com os alunos e alunas partindo das questões:

a) O que chamou mais a atenção?

b) Quais temas/produtos de maior preferência? Ela recaiu sobre tecnologias e produtos recentes ou de períodos anteriores?

c) Qual a origem - país, empresa, tecnologia, etc dos bens estudados.

d) Qual a relação de cada um com esse objeto?

Segunda parte.

No tabuleiro digital:

* Ligar e desligar máquinas

* Digitar familiarizandodo-se com o teclado, ícones etc.. . * Como nossos alunos jovens e adultos, navegaremos para encontrar o texto: Comunidades Virtuais e fazermos uma leitura que subsidiará nossos debates posteriores.

* Criar e-mail e senha para comunicação na lista de discussão.

* Criar lista de discussão onde trocaremos conhecimentos e impressões sobre a importância das tecnologias en nossas vidas e o que vem a ser cimunidade virtual.

* Finalmente criaremos um blog coletivo para uso coletivo dos textos produzidos. *

Desenvolvimento da atividade=

Após a problematização inicial, efetuaremos a realização de um painel com ilustrações e pesquisas sobre as tecnologias na vida humana e uma reflexão sobre suas implicações políticas, econômicas e sociais.

-A seguir, num primeiro momento, iremos ao Tabuleiro Digital com os alunos e juntos manusearemos as máquinas, interpretaremos ícones, sinais, letras, números etc...

-Num segundo momento ajudaremos a encontrarem o texto: Comunidades virtuais. Faremos a leitura, seguida questionamentos e comentários para subsidiar o nosso trabalho, um debate sobre o que vem a ser comunidade virtual.

Material: livros, revistas, jornais, papel-metro, piloto, cola, tesoura, (sem ponta), máquina fotográfica, som, filmadora ( se conseguir). Apoio Tabuleiro Digital e a ajuda dos monitores que lá atuam.

Avaliação:

Observação direta com registro em fichas.

Auto-avaliação.

Relatório:

A ida ao Tabuleiro está sendo de grande aprendizado. Apesar de alguns já terem familiaridade com a máquina, a grande maioria está tendo contato pela primeira vez e os que já sabem um pouco está ajudando os demais. Não está sendo fácil mas é muito gratificante o empenho de cada um em particular. A dificuldade era a conecção que estava péssima, caia o tempo todo prejudicando o desenvolver dos trabalhos. Esperamos nas próximas vezes produzirmos mais porque o empenho está grande.

Maria Cristina



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Irecê / UFBA

Ciclo VI

Atividade – Tecnologia e práticas pedagógicas

Professora – Helena Bonilla

Nome – Jeusita Gomes Paiva

Grupo – 03

Orientadora – Ivanete

PROJETO: Jogos cooperativos inseridos na tecnologia

Grupo 12

Apresentação:

Os jogos cooperativos têm a finalidade de promover a socialização e o lazer, possibilitando a intervenção direta dos alunos e alunas em todo processo do projeto, inclusive nas mudanças e adaptações necessárias para o regulamento dos jogos, oportunizando assim a participação de todos, oferecendo vários tipos de atividades através de jogos recreativos, motores, de raciocínio e mistos ou seja com as equipes sendo formadas com alunos e alunas. E paralelo ao projeto possibilitar a inclusão digital, com a participação deles em atividades de pesquisas sobre jogos cooperativos, criação de blog para informar todo processo dos jogos até os resultados finais.

Justificativa:

Este projeto surgiu da necessidade de promover aos alunos e alunas a oportunidade de vivenciar momentos de alegria e satisfação, participando dos jogos, sem a necessidade de cumprir as regras oficiais, criando suas próprias regras e conhecendo novas formas de mostrar e arquivar o evento usando a tecnologia (conhecer como se navega na internet, como pesquisar no google, criar e trabalhar no blog do evento), e se integrando com os colegas visto que são feitos sorteios e todas as modalidades (vôlei, basquete, dama, dominó, xadrez, futsal, handebol, futebol, natação) são mistas ou seja com a participação de meninos e meninas.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos atividades que favorecem a participação de todos, com turmas mistas, ou seja, formadas por meninos e meninas, criar e adaptar as regras que sejam adequadas às necessidades dos jogos, usar as possibilidades que as novas tecnologias proporcionam para a fazer pesquisas sobre os jogos cooperativos , criar blog do evento e registrar as atividades desenvolvidas com relatórios, fotos, tabelas e regulamentos.

Objetivos Específicos:

Apresentar o projeto às turmas do grupo 12. *

Elaborar regulamento, tabelas, sorteios dos times, criar e eleger slogan e logomarca do evento. *

Reuniões de grupos para planejas os registros. *

Socializar os registros na turma. *

Utilizar a sala de computação, (professora orientando os alunos), para aprender acessar site do google. *

Criar e registrar as atividades no blog do evento: (regulamento, tabelas, slogan, logomarca, jogos, fotos, etc.). *

Estas são ações e não objetivos? Para que vc vai desenvolver essas atividades? Cuide para teu planejamento não colocar a tecnologia apenas como enfeite ou como instrumento.... tá tendendo prá isso!!!!

Desenvolvimento:

*

Ler o texto “tudo parecia sonho”, conversar com a turma sobre o que significa jogos cooperativos. Ouvir os que os alunos e alunas sabem e compreendem do tema. *

Apresentar o projeto. *

Escolher dois representantes de cada sala, um aluno e uma aluna. *

Os representantes da sala serão responsáveis pela criação e alimentação do blog do evento, de acordo com as ações desenvolvidas no projeto, bem como divulga-lo na rádio da escola. - com isto vc está excluindo o restante da turma!!!! o objetivo é a inclusão ou a exclusão digital???? *

Dividir em grupos mistos para discutir as ações do projeto. (modalidades, locais possíveis de realização). *

Criar individualmente um slogan e logomarca para o evento. Por que a logomarca não é criada no computador? Cada sala escolhe o que mais se adequar e será exposto no pátio para apreciação de todos com direito a voto, será colocada uma caixa 3 dias da semana, e cada dia fica um aluno responsável pala mesma. Após a contagem, será divulgado no serviço de som da escola o vencedor. *

Em grupos mistos na sala de aula, criar o regulamento dos jogos, e as regras de cada modalidade. Os representantes defenderão os mesmos no congresso técnico com as outras salas e comissão organizadora, formada por professores, voluntários, inspetores e coordenação da escola. *

Efetuar sorteios dos times, lembrando que todas as modalidades são mistas. *

Construir em grupos a tabela dos jogos. *

Visita da turma à sala de computação da escola para acessar o blog, comentar e propor formas de alimenta-lo.

Obs. Todas essas ações são mediadas pelo professor.

Recursos:

*

Papel ofício, lápis de cor, fita adesiva. *

Rádio da escola. *

Quadras do Odete, Ayrton Senna, CSU, ASMI. *

Bolas de vôlei, basquete, futsal, handebol, futebol de campo. *

Damas, dominós e xadrez.

Nun terceiro momento, ajudar o aluno a criar o seu e-mail , senha e meter a mão na massa.

Revision 502 Oct 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 33 to 33
  criação de lista de discussão;
Changed:
<
<
Publicação de sua interpretação na lista de discussão;
>
>
utilização do blog como fonte de publicação textual;
  debate na sala de aula sobre os comentários de cada colega,

Changed:
<
<
Produzir um blog cooperativo; analisar relatórios dos alunos.?
>
>
exposição dialogada sobre os tópicos de criação de um blog, tanto individual quanto coletivo, para uso cooperativo dos textos produzidos pelos alunos e pelo professor; - http://www.historiaodete.zip.net;

analisar relatórios dos alunos.?

  RECURSOS HUMANOS

Line: 56 to 58
  participação na lista de discussão
Changed:
<
<
publicação no blog



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFBA/IRECE ATIVIDADE - GEAC 03 -TECNOLOGIA PROFESSORA - Maria Helena Bonilla

NOMES- Maria Cristina Cordeiro e Enedina Rodrigues GRUPO -04 ORIENTADORA - Rúbia Margareth

Justificativa -

Uma das características das técnicas é o fato delas se constituirem em objetos. Não só objetos manuseados em fábricas, residências ou escritórios etc... De modo geral, os bens produzidos, sobretudo após a Era Industrial, quando a difusão das inovações tecnólogicas tornou-se cada vez mais acelerada, podem ser vistas como integrantes de períodos distintos. Um bom exercício é identificar quando alguns objetos começaram a aparecer em nossas vidas. Por exemplo, de um lado as geladeiras, automóveis, tvs estão presentes há pelo menos cinquenta anos, de outro lado, computadores, roca cds e telefones celulares e outros, embora bastante disseminados, jurgiram há quase uma década. O reconhecimento das qualidades dos objetos que nos cercam pode ser um bom mote para pesquisar aspectos das tecnologias neles embutidos, sua história e funções, bem como a relação das pessoas com eles.

Objetivos-

-Reconhecer funções, qualidades tecnológicas e traços da evolução histórica dos objetos presentes na vida diária.

-Refletir sobre as relações entre desenvolvimento científico-tecnológico, produção de bens e bem estar social.

Procedimentos- Primeiro momento: propor aos alunos e alunas que façam um levantamento dos bens que estão à nossa volta. Podem começar pela própria casa, pela escola, pelo bairro, pela cidade, pelo mundo a fora. Segundo momento: pedir aos alunos e alunas, e também providenciar, livros, revistas, jornais para mostrar produtos de qualidades e épocas diferentes. Terceiro momento: Pedir que façam uma primeira classificação dos bens obtidos. Orientando-os que isso pode ser feito, por exemplo, de acordo com os ramos industriais a que pertençam ou com a função dos objetos. Quarto momento: conversar com os alunos e alunas partindo das questões:

a) O que chamou mais a atenção? b) Quais temas/produtos de maior preferência? Ela recaiu sobre tecnologias e produtos recentes ou de períodos anteriores? c) Qual a origem - país, empresa, tecnologia, etc

* dos bens estudados? d) Qual a relação de cada um com esse objeto?

Desenvolvimento da atividade=

Após

a problematização inicial, efetuaremos a realização de um painel com ilistrações e pesquisas sobre a tecnologias na vida humana e uma reflixão sobre suas implicações políticas, econômicas e culturais.

Paralelo, gravaremos um cd com jogos e brincadeiras e faremos um recreio direcionado numa data a escolher.

Material: livros, revistas, jornais, papel-metro, piloto, cola, tesoura, (sem ponta), máquina fotográfica, som, filmadora ( se conseguir). Apoio Ponto de cultura.

Avaliação: Observação direta - coletiva dos resultado dos trabalhos, autoavaliação

>
>
publicação dos relatórios no blog. E comentários reflexivos sobre os mesmos
 

Revision 419 Sep 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 10 to 10
  PROJETOS - TECNOLOGIA III
Changed:
<
<
ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio
>
>
ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio
 
Changed:
<
<
TEMA = Ambientes Colaborativos
>
>
TEMA = Ambientes Colaborativos
 
Changed:
<
<
FINALIDADE
>
>
FINALIDADE
 
Changed:
<
<
Introduzir novas abordagens para o esclarecimento interativo na criação de e-mails como os alunos da 1ª fase B do colégio Odete Nunes Dourado, Irecê-Ba, orientando-os quanto aos objetos de aprendizagens a partir dos temas abordados em sala de aula na matéria de História, contribuindo assim no desenvolvimento da aprendizagem nas práticas colaborativas para que eles possam se tornar sujeitos autônomos diante das máquinas, bem como Produzir um blog cooperativo com/para as produções dos alunos; .
>
>
Criar novas formas de interação pedagógica em contexto de sala de aula, promovendo a aprendizagem cooperativa, auto-regulada, e redes de comunicação mais próximas dos alunos, em busca da adaptação da escola à sociedade e às suas formas de construir o conhecimento, produzindo e desenvolvendo meios que qualifiquem as produções dos alunos; .
 
Changed:
<
<
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
>
>
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  Nesse contexto, espero que os alunos possam perceber os passos para criar e-mails; saber usá-los na sua formação, tendo como suporte as informações comentadas, bem como refletir sobre as problemáticas decorrentes das novas abordagens em aula , particularmente nos temas de História; emitir suas opiniões nos ambientes de aprendizagem, assim como fazer cadastros nos mesmos.Utilizar a Internet como meio de produção colaborativa; Pesquisar temas específicos e / ou espontâneos;
Changed:
<
<
ESTRATÉGIAS
>
>
ESTRATÉGIAS
 

Produção de ofício para agendamento e liberação do tabuleiro digital;

Line: 40 to 40
  Produzir um blog cooperativo; analisar relatórios dos alunos.?

Changed:
<
<
RECURSOS HUMANOS
>
>
RECURSOS HUMANOS
  Professor , alunos , direção, agentes do ponto de cultura, coordenação do ponto de cultura, professora Maria Bonila.
Changed:
<
<
AVALIAÇÃO
>
>
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
  Elaborar instrumentos para registrar observações sobre os alunos, criando fichas para o mapeamento do desenvolvimento e atitudes que incluem questões, como: faz perguntas? Usa estratégias criativas ou apenas as convencionais? justifica caminhos percorridos? Comunica suas respostas com clareza? Contesta pontos que não compreendeu? Participa dos trabalhos em grupo? Ajuda os outros na resolução de problemas?
Added:
>
>
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

debate através de chats sobre os temas específicos da matéria (História)

debate através de chats sobre o uso das ferramentas tecnológicas

participação na lista de discussão

publicação no blog

 

Revision 313 Sep 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 8 to 8
 
Changed:
<
<
PROJETOS - TECNOLOGIA III II
>
>
PROJETOS - TECNOLOGIA III
  ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio

Revision 212 Sep 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

Line: 50 to 50
 

Changed:
<
<
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
>
>
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
 FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFBA/IRECE ATIVIDADE - GEAC 03 -TECNOLOGIA
Line: 87 to 87
  Material: livros, revistas, jornais, papel-metro, piloto, cola, tesoura, (sem ponta), máquina fotográfica, som, filmadora ( se conseguir). Apoio Ponto de cultura.
Changed:
<
<
Avaliação: Observação direta - coletiva dos resultado dos trabalhos, autoavaliação
>
>
Avaliação: Observação direta - coletiva dos resultado dos trabalhos, autoavaliação
 

Revision 112 Sep 2006 - CecilioSantos

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="AÇÃONASESCOLAS"

ESCOLA ODETE

PROJETOS - TECNOLOGIA III II

ORIENTAÇÃO => Antônio Cecílio

TEMA = Ambientes Colaborativos

FINALIDADE

Introduzir novas abordagens para o esclarecimento interativo na criação de e-mails como os alunos da 1ª fase B do colégio Odete Nunes Dourado, Irecê-Ba, orientando-os quanto aos objetos de aprendizagens a partir dos temas abordados em sala de aula na matéria de História, contribuindo assim no desenvolvimento da aprendizagem nas práticas colaborativas para que eles possam se tornar sujeitos autônomos diante das máquinas, bem como Produzir um blog cooperativo com/para as produções dos alunos; .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Nesse contexto, espero que os alunos possam perceber os passos para criar e-mails; saber usá-los na sua formação, tendo como suporte as informações comentadas, bem como refletir sobre as problemáticas decorrentes das novas abordagens em aula , particularmente nos temas de História; emitir suas opiniões nos ambientes de aprendizagem, assim como fazer cadastros nos mesmos.Utilizar a Internet como meio de produção colaborativa; Pesquisar temas específicos e / ou espontâneos;

ESTRATÉGIAS

Produção de ofício para agendamento e liberação do tabuleiro digital;

exposição dialogada com os alunos participantes acerca da criação de e-mail;

criação do login e da senha, individualmente;

criação de lista de discussão;

Publicação de sua interpretação na lista de discussão;

debate na sala de aula sobre os comentários de cada colega,

Produzir um blog cooperativo; analisar relatórios dos alunos.?

RECURSOS HUMANOS

Professor , alunos , direção, agentes do ponto de cultura, coordenação do ponto de cultura, professora Maria Bonila.

AVALIAÇÃO

Elaborar instrumentos para registrar observações sobre os alunos, criando fichas para o mapeamento do desenvolvimento e atitudes que incluem questões, como: faz perguntas? Usa estratégias criativas ou apenas as convencionais? justifica caminhos percorridos? Comunica suas respostas com clareza? Contesta pontos que não compreendeu? Participa dos trabalhos em grupo? Ajuda os outros na resolução de problemas?

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFBA/IRECE ATIVIDADE - GEAC 03 -TECNOLOGIA PROFESSORA - Maria Helena Bonilla

NOMES- Maria Cristina Cordeiro e Enedina Rodrigues GRUPO -04 ORIENTADORA - Rúbia Margareth

Justificativa -

Uma das características das técnicas é o fato delas se constituirem em objetos. Não só objetos manuseados em fábricas, residências ou escritórios etc... De modo geral, os bens produzidos, sobretudo após a Era Industrial, quando a difusão das inovações tecnólogicas tornou-se cada vez mais acelerada, podem ser vistas como integrantes de períodos distintos. Um bom exercício é identificar quando alguns objetos começaram a aparecer em nossas vidas. Por exemplo, de um lado as geladeiras, automóveis, tvs estão presentes há pelo menos cinquenta anos, de outro lado, computadores, roca cds e telefones celulares e outros, embora bastante disseminados, jurgiram há quase uma década. O reconhecimento das qualidades dos objetos que nos cercam pode ser um bom mote para pesquisar aspectos das tecnologias neles embutidos, sua história e funções, bem como a relação das pessoas com eles.

Objetivos-

-Reconhecer funções, qualidades tecnológicas e traços da evolução histórica dos objetos presentes na vida diária.

-Refletir sobre as relações entre desenvolvimento científico-tecnológico, produção de bens e bem estar social.

Procedimentos- Primeiro momento: propor aos alunos e alunas que façam um levantamento dos bens que estão à nossa volta. Podem começar pela própria casa, pela escola, pelo bairro, pela cidade, pelo mundo a fora. Segundo momento: pedir aos alunos e alunas, e também providenciar, livros, revistas, jornais para mostrar produtos de qualidades e épocas diferentes. Terceiro momento: Pedir que façam uma primeira classificação dos bens obtidos. Orientando-os que isso pode ser feito, por exemplo, de acordo com os ramos industriais a que pertençam ou com a função dos objetos. Quarto momento: conversar com os alunos e alunas partindo das questões:

a) O que chamou mais a atenção? b) Quais temas/produtos de maior preferência? Ela recaiu sobre tecnologias e produtos recentes ou de períodos anteriores? c) Qual a origem - país, empresa, tecnologia, etc

* dos bens estudados? d) Qual a relação de cada um com esse objeto?

Desenvolvimento da atividade=

Após

a problematização inicial, efetuaremos a realização de um painel com ilistrações e pesquisas sobre a tecnologias na vida humana e uma reflixão sobre suas implicações políticas, econômicas e culturais.

Paralelo, gravaremos um cd com jogos e brincadeiras e faremos um recreio direcionado numa data a escolher.

Material: livros, revistas, jornais, papel-metro, piloto, cola, tesoura, (sem ponta), máquina fotográfica, som, filmadora ( se conseguir). Apoio Ponto de cultura.

Avaliação: Observação direta - coletiva dos resultado dos trabalhos, autoavaliação

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback