Resenhas

VII SEMPPG

http://www.semppg.ufba.br/

Palestra no I ERECOMP-PB e I ENCASOL

http://pb.enec.org.br/erecomp

Evento da SET


Seminário de Tecnologia em Televisão, Rádio, Internet e Telecomunicações
Gerenciamento, Produção, Transmissão e Exibição de Conteúdo Eletrônico Multimídia

20 e 21 de julho de 2006 - 9 às 18h
Auditório da TV Bahia - Rua Aristides Novis - Salvador - Bahia
Prceiria: TV Bahia/BA
Realização: SET - http://www.set.com.br


No dia 20/07 (quinta), estava estudando para a final de POP1 e não participei do evento.

Cheguei às 13:15 pegando a última palestra do turno da manhã pelo metade. O evento estava atrasado e existiu várias alterações na sua grade. Com o título Radiações e o controno de Poteção a vida, que mostrou o descaso em se cumprir os níveis saudaveis de radiações para nas transmissões, priorizando apenas a qualidade de recepção etc.

Às 15h ocorreu a palestra HDTV workflow que falou dentre outras sobre conversão de imagens 4:3, 16:9 etc. Não teve conteúdo para ser aproveitado para a equipe da rádio presente.

Tive a idéia de convidar Simone a falar sobre as leituras dela sobre o tema TV Digital fazendo assim circular a informação pela equipe e nos nortear.

Às 16h assistir a palestra Jornalimos em sistemas informatizados, onde foi falado de programas e écnicas de jornalismos na rede. às 17h, Tecnologias HD para televisão e produção, que abordou compressão de imagens e chamou a atenção sobre o formato MPEG4. Também sobre a edição de stream em que se pode descompactar todo o stream ou apenas o trecho desejado.

No dia 21;07 (sexta), ainda com o intuito de estudar para a final, só participei do primeiro truno de palestras.

De um mode geral, o evento apresentou muito voltado às tecnologias para Televisão. Também constatou-se o alto índice de palestras promocionais (que nem citei aqui) para demostração de empresas e suas soluções. Tendo assim, pouco aproveitamento para envolvidos com rádio, principalmente para rádio web a inda mais para o meio acadêmico/pesquisa. O evento foi bastante voltado para profissioanais e da área de TV. Com a ausência na manhã da quinta perdir a única palestra considerada profeitosa por Simone e Dart, sobre a TV Digital.

ENECOMP 2006


Encontro Nacional de Estudantes de Computação
31 de julho a 04 de agosto de 2006
http://www.enec.org.br/enecomp2006

Apesar de não escrever o trabalho oficialmente na exposição de trabalhos de pesquisa do encontro, exibir o banner da rádio na quinta e sexta do evento.

Tendo a rádio cito citada pelo Dajalma Valois em sua palestra, me apresentei também como bolsista do projeto e o convidei para tirar foto ao lado do banner.

Considero ter aproveitado a oportunidade de divulgar o trabalho da equipe e do tema Rádio Web Livre nesse evento que conta com a participação de estudantes de todo o Brasil e que também tem foco no Software Livre.

III Festival Software Livre da Bahia


24, 25 e 26 de agosto de 2006
UNIME, Lauro de Freitas/Bahia
http://festival.softwarelivre.org

Participei do festival quanto integrante da Rádio Faced, como palestrante no sábado, último dia do evento.

A palestra teve como título: Rádio Faced Web - Educação, Comunicação e Tecnologia . A palestra é uma compilação de textos de Alexandre e Carla, com a minha contribuição e a de Adriana, que fizemos ano passado, não senod então um trabalho apenas meu. Infelizmente, Adriana não se escreveu a tempo de ser co-palestrante.

A palestra contoucom slides no TWiki, mas escolhe usar a minha página para colocar os slides, pois a página da rádio ainda estava como problemas ao carregar. A musdança foi válida também, pois a rede UFBA ou apenas o servido do TWiki da UFBA estava fora durante a palestra, o que ocasionou na não transmissão da palestra pela Rádio Faced.

A palestra contou com a presença de integrantes do GEC, mas teve público reduzido, talvez também por ocorrer simultânea a palestra de um palestrante convidado e de grande prestígio.

Ao final da palestra, foi perguntado sobre a parceiria com o Unifest, já que sempre trabalhamos no evento, ficando assim este como um ponto para ser acrescentado entre nossas atuações. Faltou também acrescentar a logo da Rádio e do GEC a apresentação.

Considerei a experiência válida, como primeira apresentação em um evento de grande porte para desenvolvimento de uma postura para apresentações orais.

Outra atuação foi a transmissão da palestra de Bonilla, que foi uma boa oportunidade para passar algumas dicas para Fabrício e principalmente Dart sobre procedimentos durante as transmissões ao vivo.

Entrevista de SA na Caros Amigos de setembro de 2006

Na entrevista, o SA fala da Rede Livre, uma iniciativa para formar jovem a instruirem usuários residenciais, que participam muitas vezes da pirataria de sw proprietários colaborando assim para o monopólio desses sw, já que se continua usando seus formatos etc. Também fala do poder da liberdade do conhecimento, dos telecentros de SP para gertar inclusão, sobre a capacitação não em um software específico mas em suas classes, além da vatagem economica do SL.

-- MonicaPaz - 04 Sep 2006

Instalação da Rádio Darkice

Após problemas que deixaram a Rádio FACED Web indisponível por alguns dias. Problemas tais como a quebra do HD, dificuldade de configuração da placa de som e falta de rede no ponto da rádio, resolvemos em reunião, instalar a rádio em sua solução com o Darkice, enquanto outra solução era implementada.

Fiquei responsável por levantar o darkice+jack. Foram precisos algumas tentativas pois alguns pacotes a mais estavam sendo necessários na versão 18 do darkice e por falta de cheklist, que iniciei a confecção durante os testes.

Já temos documentação da solução e esta se encontra na sessão de tutoriais do site da rádio (ComoFunciona).

-- MonicaPaz - 04 Apr 2007

Instalação da rádio Ices2

Fruto das Pesquisas de Hilberto, decidimos testar os Ices2 que é do mesmo grupo que desenvolve o Icecast2, nosso servidor de stream. Hilberto forneceu um tutorial, arquivos de configuração e métodos de criação de playllist.

Eu e Fabrício alteramos os arquivos e testamos a transmissão pelo ices2. Percebemos que alguns áudios estavam impossibilitando rodar o ices2 pelo log gerado pois o usuário rádio não tinha permissão sobre eles. Também foi necessário usar o mp32ogg pois a ices2 só trabalha com ogg. Após isso, conseguimos rodar o ices2 para transmitir playlists.

Ao testamos a transmissão sincrona, tivemos problemas que ainda se encontram não resolvidos. foi necessária a ajuda de Hilberto. Colocamos um arquivo de áudio para tocar e constatamos está ok. Usamos o alsaconf para configuração da placa, usamos modulo de entrada como alsa e como oss, usamos microfones diferentes, usamos tb o alsamixer e não conseguimos transmitir. O arquivo de gravação automática do ices2 estava sendo gerado mas continha apenas silêncio. Hilberto ficou de ver a possibilidade de trocarmos a placa para mais testes.

-- MonicaPaz - 04 Apr 2007

Gravação de material para chapa DCE

A Chapa 2 - Eu quero botar meu bloco na rua e flores que disputas as eleições 2007 para o DCE, solicitou a ajuda da rádio para a gravação de material de áudio com as suas propostas.

Na gravação participaram a Angela Guimarães (Ciências Sociais - angelaguimaraesba no gmail) e Daiane Dias (Pedagogia - docedai no hotmail).

A atividade foi composta por:

Anotei os seus emails para convidá-las a contribuir com a rádio, por considerar bom o desempenho delas na locução.

-- MonicaPaz - 25 Apr 2007

Página Inicial >> WebPesquisa >> ProjetoPibic20062007 >> AtividadesMonica2
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 25 Apr 2007 - 18:54:08 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA