Calendário e Ata das Reuniões

Destaque: calendário de apresentação

Cronograma de Apresentações dos projetos de pesquisa (PIBIC, Mestrado e Doutorado) - 1º semestre

Data Pesquisador Comentaristas local Responsável pela Ata twitter
22/03/2012 Ugo e Daniel Salete (comenta de Ugo)
Camila (comenta de Daniel)
Auditório I Jaqueline Quesia
29/03/2012 Harlei e Marilei Karina (comenta de Harlei)
Barbara (comenta de Marilei)
Sala Iguape Handerson Daniel
12/04/2012 Julio e Pedro Ezicleide (comenta de Julio)
Maristela (comenta de Pedro)
Sala Iguape Maria Helena Marildes
19/04/2012 Maria Helena e Léa Marildes (comenta de Maria Helena)
Izabel (comenta de Léa)
Sala Iguape Adriana Handerson
26/04/2012 Handerson Raquel Sala 8 Quesia Bárbara
03/05/2012 Sigmar e Sule - Pesquisa UCA Sule Sala Iguape Marildes Aurélio
10/05/2012 Isabel Barbara Sala Iguape Jucileide Camila
17/05/2012 Karina Sigmar - Maria Helena Ugo
24/05/2012 Maristela Pedro - Láe Handherson
31/05/2012 Raquel Harlei - Tatiana Josélia
14/06/2012 Camila Marilei - Adriana Marildes
28/06/2012 Salete Júlio - Daniel Quesia


Atas Reuniões Semanais 2012

Reunião de 04 de Outubro de 2012

Ata da Reunião do GEC dia 04/10/2010

Atividades Previstas: Discussão do livro “Análise Textual Discursiva” Capítulo 3 e 4.

Iniciamos a reunião organizando o calendário até o mês de novembro e listando os responsáveis pela Ata e Twitter. Logo após, retomamos o capítulo 1 e 2 do livro, a professora Bonilla ressaltou que o objetivo de estarmos discutindo análise textual discursa é para entendermos como organizar os dados de pesquisa produzidos em campo para validar nossas afirmações e compreensões dos fenômenos, não temos como objetivo a partir de agora ter como metodologia de pesquisa a Análise Textual Discursiva, mas a partir desta leitura, qualificar nossos textos e pesquisas. Em seguida professora Salete destacou como importante no primeiro capítulo a ideia “dos dados como o momento de validação da pesquisa”, a importância das falas do sujeito nesse processo.

Na sequência retomamos alguns conceitos vistos na reunião anterior, os processos de unitarização e categorização, para tanto a professora Bonilla ressaltou que antes destes, temos que ler para chegar as unidades de sentido temos que “pensar a partir do contexto do outro”. Salientou a importância do contexto nesse processo e questionarmos de que lugar estou lendo? Quais meus referências teóricos? E a importância de termos sempre como foco o objetivo de pesquisa, que no livro os autores chamam de impregnação.

Em seguida, a professora Bonilla mostrou como faz a categorização e tabulação de dados. Logo surgiu o questionamento tendo todos esses dados, fazendo esses processos, como sabemos qual o momento de dar um basta?, quando não emergir dados novos, entretanto é necessário analisar todos os dados, e escrever quais impressões, reflexões fiz naquele momento e não deixar para fazer isto no final já que análise é um processo. “Escrever é Preciso” (Mario Osorio Marques).

Por fim, concluímos o capítulo 3 e concondarmos em discutir o capítulo 4 e 5 na próxima reunião dia 11/10/2012.

Por Jaqueline Santos


Reunião de 28 de Junho de 2012

A reunião teve início com atraso de 20 minutos começando às 15:50h. A pauta foi apresentada pela professora Bonilla que conduziu os trabalhos. Os pontos analisados e discutidos estão enumerados à seguir:

1. Roteiro de visita para Prof. Magda

# Propostas de Rosângela (anteriormente socializadas na lista) # Adequação às sugestões de Ugo, Luciana e Léa – Roteiro cultural, Abaeté e Litoral norte respectivamente. # Bonilla cobrou a disponibilidade de todos os membros do grupo no acompanhamento da professora visitante durante sua estadia em Salvador. Observando que este pode se constituir num momento importante de troca e partilha de experiências.

2. Discussão a respeito do emprego da terminologia “Usuário x Interagente” na plataforma RIPE

# Luciana apresentou a situação de que o emprego da terminologia usuário está equivocada pois não atende às discussões e proposições da pesquisa que embasou o RIPE. Em conversa com Aurélio que está implementando o sistema a mesma foi questionada sobre a defasagem de tal proposta e se a mesma ainda seria viável. # Mediante as discussões realizadas nesta reunião, achou-se conveniente trocar imediatamente o termo “usuário” por “interagente” para adequar-se aos resultados/proposições da pesquisa que originou o RIPE. Como Aurélio, proponente da ideia contrária, não se fez presente nesta reunião e julgando ser importante ouví-lo, também foi convencionado de que o tema volte a ser discutido em outra oportunidade.

3. Informes sobre o estado de Greve na UFBA

# Bonilla pontuou as questões novas a respeito do estado de greve em que a UFBA se encontra (bem como a quase totalidade das demais universidades federais). Em nossa universidade, três são as categoria que paralisaram suas atividades – professores, alunos e funcionários. A professora pontuou que na última reunião da congregação da FACED foram decididos os setores da faculdade que irão manter-se em atividade durante o período de greve por serem considerados essenciais. Dentre estes, foi ressaltado que permanecerão em atividade os projetos de extensão tais como o UCA e as ações ligadas à pós-graduação que dependam de prazos e relações com entidades externas à UFBA excetuando-se as aulas. # Maria Helena acrescentou que mais de 100 institutos federais também encontram-se em greve o que demonstra um movimento amplo de paralisações em todo o país.

4. Apresentação da pesquisa/tese da professora Salete Cordeiro - “Dos espaços/ tempos tradicionais ao ciberespaço: análise e interpretação do cotidiano escolar a partir da inserção das tecnologias digitais móveis.”

# Os comentários após a apresentação da professora Salete foram realizados por Júlio, também doutorando. Este, lhe entregou ao final uma cópia de suas sugestões e incompreensões que deve ser analisada pela autora que julgará a incorporação ou supressão das mesmas ao trabalho. # Também foram feitas diversas intervenções por parte de outros membros do grupo tais como – Maria Helena, Sigmar e Lívia. A orientadora, professora Bonilla, também colocou-se com relação a algumas questões operacionais da realização da pesquisa e discutiu algumas das questões teóricas postas em cheque pelo grupo.

5. Encerramento dos trabalhos

# Os trabalhos desta reunião estenderam-se até as 18:10h (Confirmar horário). Respondeu pelo grupo às intervenções no twitter mediando as questões a bolsista pibic Quésia do Carmo. A ata desta reunião foi redigida por mim, Daniel Pinheiro, que a assino.


Reunião de 31 de Maio de 2012

A reunião teve início com uma fala da professora Bonilla sobre a greve deflagrada pela UFBA na última quarta-feira, dia 30 de maio, que resultou no cancelamento das aulas da Pós-Graduação. Em vista disso, foi aberta uma discussão sobre a continuidade da realização das reuniões do GEC, das pesquisas e a manutenção dos grupos de estudo durante o período da greve. Ouvidos alguns integrantes do grupo, a maioria presente optou pela manutenção de todas essas atividades.

Em seguida, a professora Bonilla fez uma retificação em relação a visita da professora Magda Pischetola, da Itália, que não mais será realizada no início de junho, mas sim no início de julho. Diante desse fato, foi feito um levantamento das atividades que poderiam ser realizadas durante a visita da professora, sendo elencadas as seguintes:

Após esse momento, Karine passou algumas informações sobre as camisas da coleção Hacker Moderno, as quais já estão prontas e disponíveis, devendo os interessados procurá-la.

Dando continuidade, teve início a apresentação da dissertação, ainda em construção, da mestranda Raquel Zaidan intitulada "Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA" , sob orientação do Prof. Evaldo Couto. A apresentação teve a seguinte estrutura:

Em seguida, o parecerista Harlei Vasconcelos teceu algumas considerações sobre o trabalho apresentado. Após essas considerações, a mestranda Raquel se colocou, trazendo mais informações acerca do que fora pontuado. Também o orientador fez um comentário geral sobre o que foi exposto. Por fim, outros membros do grupo também se colocaram a respeito do trabalho com suas dúvidas e contribuições.

Por Tatiana Lima


Reunião de 24 de Maio de 2012

Realizada no dia 24 de maio de 2012, na sala Iguape, com a presença dos seguintes membros: Maristela Midlej, Handherson, Daniel, Raquel, Liz, Pedro, Caio Formiga, Ugo, Harley, Maria Helena, Jucileide, Léa e os professores Bonilla e Nelson Pretto. A reunião teve início às 15h 30h com a professora Bonilla falando sobre os UCAS e a importância de definir com urgência a versão (Sistema operacional) que será utilizado, tendo em vista o encontro com técnicos marcado para os dias 18 a 20 de junho (IAT). Em seguida o professor Nelson Pretto fez algumas considerações/ informações sobre o Jornal O estado de São Paulo que disponibiliza 2,4 milhões de páginas digitalizadas no site do próprio jornal, como uma alternativa para pesquisa e informações agora digitalizadas; falou também sobre o marco civil da internet que acontecerá no sábado, dia 26.05 às 14:30, no hotel Sol Bahia em Patamares. No evento ele discutirá “A batalha sobre o Marco Civil na internet”. Neste mesmo dia e local acontecerá o II Encontro Internacional de Blogueiros, (sábado o dia inteiro), cujo tema será: Liberdade de expressão e potencial com a presença de Sérgio Amadeu.

Também foi informado que nos dias 30 e 31 de maio acontecerá em são Paulo, o Simpósio Recursos Educacionais Abertos: Promovendo o Acesso e Intercâmbio de Conhecimento e o lançamento do livro Recursos Educacionais Abertos: Práticas colaborativas e políticas públicas. O lançamento será no dia 30 e o Professor Nelson falará na quinta-feira pela manhã e será transmitida aos formadores do UCA. O evento será transmitido ao vivo: http://www.ustream.tv/channel/reaccd, Twitter: @edaberta | #reaccd. Maiores informações: http://educacaoaberta.org/rea/eventos/simposio2012. Alguns eventos de lançamento do livro: 20 a 22 de julho em Paris e posteriormente em salvador, na livraria da Edufba (Profº Nelson ficou de ver uma data e informará por e-mail).

Ugo informou que doou uma cópia de um catálogo com todos os pontos de cultura da Bahia pro GEC.

Logo após, assistimos à apresentação do trabalho de Maristela Midlej intitulado: MÓBEIS, SENTIDOS E REDES DE SABERES: O PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM A AUTORIA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. Na apresentação foram pontuados alguns aspectos como:

Após a apresentação foram feitas as seguintes observações/reflexões:

Em seguida Pedro Silva fez suas considerações, pontuando sobre o conceito de autoria – propondo que o estudo amplie para além da construção textual de leitura e escrita, fugir da posição marginal (à margem das coisas); autorias; autoria na cibercultura ou na cultura digital? Propôs pensar essa relação. Sobre a metodologia ressaltou que está bem fundamentada mas que é necessário explicitar algumas questões e conceitos...assim como o uso das barras, dando sentido dual a determinados termos ou conceitos. Destacou ainda que a palavra Mobeis está solto no texto embora esteja em primeiro plano na pesquisa, não é o primeiro conceito, o primeiro é autoria. Foi proposto a inversão dos conceitos em escala de “importância” Refletiu-se ainda sobre a importância de abandonar a concepção cartesiana de conhecimento e de autoria e o professor Nelson ressaltou que “no contexto da cibercultura a linguagem escrita se encolhe, perde espaço para outras linguagens”; propôs à pesquisador, buscar referencias teóricas que fujam da autoria na perspectiva da escrita. A autoria está presente em diversos campos. Bonilla relembrou a discussão sobre cibercultura e cultura digital... E falou que a opção no trabalho de Maristela foi trabalhar na perspectiva do contexto da cibercultura... que pode ser on ou offline.

Já no final da reunião foi retomada a questão do metasys nos laptops (uquinhas), Harlei falou da instalação da nova versão, algumas dificuldades,...; Daniel informou que tem duas maquinas com a nova versão do metasys, disponibilizada para teste pelos formadores UCA. A reunião foi encerrada às 18h.

Por Léa


Reunião de 17 de Maio de 2012

Ata da reunião do GEC do dia 17 de maio de 2012

Às quinze horas e quarenta e cinco minutos Bonilla iniciou a reunião apresentando os pontos de pauta: apresentação da pesquisa de Karina Menezes, com parecer de Sigmar; perfil do GEC no Facebook e a migração da página do GEC para o ambiente RIPE.

Sobre o perfil do GEC no Facebook, Bonilla pediu esclarecimento a respeito da autoria das postagens no Facebook e Ugo disse que ao postar uma mensagem os integrantes do grupo de pesquisa teriam a opção de postar com o seu perfil ou como GEC. Participaram dessa discussão: Júlio, Ugo, Bonilla, Pedro, Daniel e Edvaldo. Júlio e Pedro sugeriram que todos os participantes do GEC gerenciem a página do Facebook, pois assim o alcance será maior. Ugo propôs que deveríamos fazer essa discussão em um momento específico e Bonilla sugeriu amadurecer mais um pouco o assunto para discutirmos posteriormente.

Em seguida, sobre a migração da página do GEC para o RIPE, Nelson Pretto considerou que o Wordpress é mais conveniente e que não mudaria para o RIPE, pois o problema consiste em alimentar a página com coerência e não mudar a plataforma. Participaram da discussão: Edvaldo, Nelson, Ugo, Bonilla, Sule, Daniel e Karina. Dando continuidade Nelson comentou sobre um artigo, que vai enviar para o grupo, que fala sobre a memória do mundo contemporâneo. Edvaldo ratificou a importância de se preservar a memória e falou do livro de Umberto Eco, O Cemitério de Praga.

Nelson confirmou a audiência do Marco Civil da Internet para o dia 25 de maio, na Faculdade de Comunicação da UFBA, às 14:00 horas. Ele e Bonilla falaram da importância da presença do GEC nessa audiência. Quem quiser pode participar virtualmente pelo Portal E-Democracia. Bonilla aproveitou o momento e falou do II Fórum da Internet no Brasil que será realizado em Olinda, no período de 03 a 05 de julho próximo, incentivando a participação no evento.

A reunião prossegue com a apresentação da dissertação de Karina Menezes, ainda em construção, que tem como título “Efeitos de sentidos sobre as TIC nos jogos discursivos do Proinfantil”. Antes de começar, Nelson chamou a atenção para o tempo de apresentação que não deve exceder os 30 minutos e ressaltou que nos eventos internacionais o prazo para a fala é rigorosamente controlado. Edvaldo confirmou isso dizendo que o microfone é desligado após o prazo estabelecido. Assim, Karina iniciou relatando como foi desenvolvida a pesquisa, a opção pela metodologia, as falas das professoras entrevistadas e o envolvimento delas com as TIC. Ao terminar, Bonilla pontuou que a apresentação durou 24 minutos. Antes de ler o parecer, Sigmar sinalizou que a apresentação respondeu alguns questionamentos levantados durante a leitura do texto. Afirmou que se trata de uma pesquisa interessante e falou da relevância da mesma. Fez algumas colocações a respeito de alguns tópicos que desconhecia e daí não poder comentar sobre eles. Concluiu o parecer parabenizando pelo estudo proposto e pelo compromisso da pesquisadora com a qualidade da pesquisa. Em seguida, algumas pessoas contribuíram com Karina sobre o seu trabalho. Nelson Pretto iniciou falando sobre a opção da pesquisadora pela Análise de Discurso e Pedro contribuiu definindo o que é Análise de Discurso e quem faz um estudo “não flagra nada”. Falou que a metodologia utilizada é etnográfica. Bonilla chamou a atenção para o risco que o pesquisador corre ao disponibilizar para o entrevistado a análise da entrevista sem que o trabalho tenha sido concluído. Edvaldo falou a respeito do título da pesquisa e ressaltou que tem percebido que ultimamente os pesquisadores têm feito confusão a respeito do que é metodologia e estratégia. Sugere que o GEC faça uma reunião para esclarecer o que método, metodologia e estratégia. Nelson chamou a atenção para a expressão “estruturante” e solicitou que fosse revista a sua colocação no texto dissertativo.

Finalizando a reunião, Nelson Pretto convidou a todos que queriam continuar a discussão para irem para a sala do GEC.

Por Maria Helena


Reunião de 10 de Maio de 2012

A reunião do GEC teve inicio com a Prof. Bonilla informando a pauta prevista para o dia: apresentação do projeto de Isabel para qualificação, apresentação interinstitucional do UCA, convite de seminário e operacionalidade dos sistemas instalados para teste no UCA, o Metasys novo e o Ubuntuca.

Foi solicitado a Aurélio e Harley que informassem sobre a instalação e usabilidade dos sistemas.

Metasys novo: instalação demorada, o que inviabiliza a instalação em outras máquinas.

Ubuntuca: fácil instalação, mas não permite a instalação de novos programas.

Houve a tentativa de instalação do sistema operacional SUGAR original da OLPC, mas não funcionou adequadamente. Agora estão tentando instalar o SUGAR com adaptações a previsão é que estejam instalados para teste até a próxima terça-feira.

Circulou na sala o convite para o “Instalações artísticas dos cursos de pedagogia de Tapiramutá” que acontecerá no dia 17/05/2012, às 16h na sala térreo da FACED.

Apresentação de Isabel, projeto para qualificação com o tema: O direito a comunicação como um direito humano – possibilidades de superação da “cultura do silêncio”. O trabalho está dividido em três eixos: O que diz o silêncio do campo?, Superar o silêncio é um direito humano e, Políticas públicas para a inserção das TIC no campo: a possibilidade de superação do silêncio.

A pesquisa tem por objetivo investigar como as políticas públicas são produzidas, disseminadas e enviadas ao campo, utiliza a metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa semi-estruturada com coordenadores do movimento sem terra, secretaria de educação e gestores.

Após a apresentação Bárbara apresentou o parecer com um resumo crítico, análise do que precisa ter mais atenção e sugestões de leituras.

O tema chamou atenção do grupo que participaram com comentários, questionamentos e sugestões, entre eles: Pedro, Formiga, Sigmar, Handerson, Léa, Adriana. O professor Edvaldo também comentou e sugeriu a leitura do livro “O espaço crítico” de Paul Virilio.

A professora Bonilla trouxe a diferença entre o rural e o campo, explicou que a pesquisa de Isabel trata do direito a comunicação. E que Isabel precisa dar continuidade ao trabalho para apresentá-lo na qualificação.

Devido a todas contribuições, a reunião foi encerrada pela professora Bonilla deixando a apresentação do Projeto interinstitucional do UCA para outro momento, pois não havia mais tempo disponível.

Por: Jucileide


Reunião de 03 de Maio de 2012

A reunião tem início com a apresentação do projeto de doutorado de Maria Sigmar C. Passos, intitulado, “A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA: uma proposta de investigação sobre as ações de formação do Proinfo Integrado na Bahia”. Que apresenta inicialmente como objetivo geral a proposta de “analisar as bases ideológicas da formação dos professores no estado da Bahia desenvolvidas através das ações do Proinfo Integrado”. Contudo a doutoranda deixa bem claro que apesar de apresentar o projeto sem alterações do qual foi submetido ao programa, este se encontra em fase de reconstrução, principalmente pelas novas leituras realizadas ao longo do semestre em curso.
Dando seguimento a apresentação do projeto, Maria Sigmar expõe um pouco das suas experiências como formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), das suas inquietações que levou a formular suas questões de pesquisa, dentre as quais destacamos:

Sigmar atenta para o fato de que hoje o contexto de interação tanto dos professores quanto dos alunos com as TIC é muito diferente do que encontrado em 1997, ano de implementação do Proinfo. Após a apresentação do projeto, realiza-se a leitura do parecer feito por Sule Sampaio, que ausente pelo cumprimento de outras responsabilidades, deixou a cargo de Léa Guimarães.
No parecer, Sule chama a atenção para o título do trabalho, ressaltando que este pode ser definindo no final da pesquisa, mas é importante logo pensar sobre, pois este deve dizer ao leitor do que se trata o texto. E destacou os termos “A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA”, que foi pouco aprofundado, ou problematizado no decorrer do texto.
Dentre outras pontuações feitas por Sule, destaca-se o alerta para a necessidade de afastamento da pesquisadora do seu objeto de pesquisa, devido ao seu alto nível de implicação, assim poderá tecer uma crítica bem fundamentada. Além da importância de avançar nos estudos, nas pesquisas e nas discussões mais atuais, para um contexto histórico atual, o que requer referências também mais atuais. No que segue indicando obras e autores diversos pertinentes ao assunto. Dando continuidade a reunião, após a leitura do parecer, abre-se para contribuições do grupo, onde Karina coloca que as “políticas públicas focam mais as tecnologias do que as pessoas”. Nelson Pretto considera excelente o título e indica pensar na política maior, como a econômica. E nas mudanças que vão sendo realizadas ao longo do tempo em diversos setores, sendo que na linha do tempo da educação quase não há alterações. Tanto Pretto como Edvaldo Couto alertam para o uso do termo “bases ideológicas” na questão central da pesquisa, que mais pode atrapalhar o processo do que esclarecer algo.
Por fim, é construído o cronograma de apresentações para as próximas reuniões do GEC.


Reunião de 19 de Abril de 2012

Ata da Reunião do GEC dia 19/04/2012

Atividades Previstas: Apresentação das pesquisas de mestrado de: Maria Helena (comentário Marildes) e Léa (comentário de Isabel e Luciana)

Iniciamos as atividades com a apresentação do Projeto de Léa nomeado:PROUCA Ressignificando a Inclusão Digital e o uso das TIC nas Escolas Lindembergue Cardoso em Salvador e Dasio José de Sousa em Candeias, a pesquisadora explicitou a sua preocupação em relação à inclusão de fato das TIC nas escolas.

Logo após apresentação a parecerista Izabel trouxe algumas concepções de Inclusão Digital de vários autores ressaltando a necessidade da pesquisadora definir e fundamentar na pesquisa este conceito, indicou como referência a dissertação de Lia Ribeiro, disponível na página do GEC. Posterior a este parecer Luciana também comentou algumas questões estruturais da pesquisa , salientou a importância de delimitar qual o do foco da pesquisa, pois apresenta vários objetos, a necessidade de referência teórica em relação à formação de professores, e a explicação do PROUCA é um programa ou uma política? Por fim, indicou alguns livros, dentre esses, Para escrever. Sule destacou a estrutura dos projetos que são apresentados, e o aprimoramento das ideias que acontece durante o processo e aprofundamento da pesquisa, indicou outros autores que também discute Inclusão Digital: Paulo Oliveira e Marcelo Almeida.

Em seguida a professora Bonilla ressaltou a importância e relevância do tema, e como orientação apresentou um problema que pode ser levantado para nortear e ampliar a pesquisa, o conceito de inclusão digital, que está posto nas políticas públicas, nos documentos do governo. Comentou também sobre o problema no contexto das pesquisas acadêmicas, pois problematizar é mais do que elaborar questão, sendo necessário construir a problemática para chegar à pergunta. E depois decidir o campo e não o contrário.

Na sequência, foi apresentado o projeto de Maria Helena intitulado “O uso das tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de matemática: uma intervenção nas séries iniciais do ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal da Bahia campus Salvador”. A pesquisadora explicitou a sua preocupação em relação à falta de motivação dos alunos do IFBA nas aulas de matemática, ressaltando a permanência das práticas tradicionais de ensino que não estão adequadas com a realidade dos alunos, e sua disposição em pesquisar de que forma as TIC pode contribuir para melhor intervenção pedagógica nas aulas de matemática. Destacou que inicialmente estava em busca de um modelo para solucionar o problema, mas com as discussões e amadurecimento percebeu que a questão é mais ampla.

Após a apresentação, a parecerista Marildes ressaltou a importância e relevância do tema pesquisado, principalmente por tratar da disciplina matemática, provocou a pesquisadora a refletir sobre alguns conceitos utilizados na pesquisa, questionando sobre o que seria o uso adequado das TIC? Quantas turmas serão analisadas? Propondo que reflita sobre as potencialidades no ensino para além do “uso”, e das formulas matemáticas, enfim para além dos algoritmos, ressaltou a importância do processo de criação.

Após o parecer, Karina Menezes levantou uma discussão a cerca do que seria de fato e qual a potencialidade da tecnologia como estruturante? Na sua experiência no curso de formação de professores foi informada que teria que trabalhar o “uso” das TIC como estruturante, a professora Bonilla concordou com a importância desta discussão, e a necessidade de pesquisa que fundamente esta.

Por fim, a professora Bonilla solicitou a colaboração de algumas pessoas para instalação dos softwares nos computadores do UCA. Aurélio, Yuri e Harlei se dispuseram a colaborar.Na próxima reunião haverá apresentação do projeto de pesquisa de Handherson e ficamos de elaborar o próximo cronograma das apresentações.

Por:Jaqueline de J. dos Santos


Reunião de 29 de Março de 2012

Por: Handherson L. C. Damasceno


Reunião de 22 de Março de 2012

Durante a reunião desta quinta-feira discutimos a seguinte pauta:

1.Definições sobre os grupos de estudos, conforme esta distribuido na tabela abaixo

2. Informamos a necessidade de todos os pesquisadores cadastrarem suas pesquisas no Curriculo Lattes e vincular aos seus respectivos orientadores para que possa ser feito o mapeamento pelo Programa de Pós-Graduação.

3. Apresentação das camisas Ética Hacker para ser confeccionada pelo grupo

4. Edital da Proext e revitalização dos tabuleiros digitais.

5. Mudanças na Rádio Faced.

6. Apresentação do projeto de pesquisa do mestrando Ugo, com parecer da professora Salete.

7. Apresentação do projeto de pesquisa do mestrando Daniel, com parecer de Camila.

8. Sistematização do tempo das apresentações

Por: Jaqueline Queiroz


Reunião de: 15 de Março de 2012

Pauta:

1. Planejamento do Semestre: levantamento de temas importantes para os Grupos de Estudos (definimos que durante a semana todos encaminhem para a lista do GEC quais temas estarão estudando nos grupos, quais os integrantes e local de encontro dos seus respectivos grupos)

2. No início da reunião recebemos a visita de dois estudantes que estão inseridos numa comunidade do campo. Eles convidaram o GEC para pensar junto um projeto de inclusão digital para submeter ao edital da ... A ideia é com esse edital implantar o projeto nessa comunidade. Como este é um tema que o GEC está envolvido, indicamos os nomes de Barbara Coelho (doutoranda) por estar estudando o tema de Inclusão Digital, Isabel (Mestranda) por ter na sua pesquisa uma articulação com a educação no campo e Adriana de Jesus (bolsista PIBIC) para que possam contribuir na escrita desse projeto.

3. Daniel, Karina e Aurelio ficaram como responsáveis pela articulação do Projeto Tabuleiros Digitais para concorrer a um novo edital, da UFBa. Com essa ação busca-se trazer de volta o Projeto Tabuleiros Digital - para Salvador, Irecê e algumas unidades da UFBA

3. Definição das apresentações das pesquisas: Buscou-se primeiramente envolver os pesquisadores novatos na sequencia de apresentações (ver acima). E para os comentarista os veteranos. Além disso, definimos os integrantes que a cada semana ficarão responsáveis pela escrita da Ata e pela socialização da discussão da reunião no Twitter do GEC.

4. Discutimos um pouco sobre a política de utilização do twiiter do GEC, assim como de todos os espaços virtuais - definiu-se que o grupo responsável para pensar estratégias para os diversos espaços virtuais vão apresentar uma proposta (documento) trazendo essas definições. Esse documento vai ser debatido com todo o grupo para fecharmos essa política de utilização com todos os membros.

Por Sule Sampaio


Reunião de: 08 de Março de 2012

Pauta: A acrescentar


Reuniões Anteriores


Reuniões dos Grupos de Estudos

Grupos de Estudos 2012

Grupos Dia Hora/Local Integrantes
Cotidiano - - Sule, Salete
Direitos autorais Quinta-feira 14:00 às 15:30 Elba e Jordana
Educação do campo Quinta-feira 14:00 às 15:30 Luciana, Izabel
Letramento Digital Terça-feira tarde Liz, Marildes e Raquel
Método de pesquisa - cartografia do ciberespaço - - Pedro
Objeto de Aprendizagem Quinta-feira 14:00 às 15:30 Daniel, Aurélio, Tatiana, Raquel e Júlio
Princípios da Cibercultura Quinta-feira 14:00 às 15:30 Adriana, Quésia, Jaqueline e Romilda

Os grupos de estudo e trabalho reunem-se, geralmente, às quintas-feiras, de 14:00 às 15:30, em salas especìficas na Faced/UFBa.


Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r200 - 05 Oct 2012 - 15:56:18 - SantosJaque?     |     Copyleft Faced-UFBA