Projetos de Ensino

As atividades de ensino priorizam a formação de comunidades de aprendizagem, a interatividade e a produção colaborativa. Para dar sustentação a esses princípios e formas de organização dos processos pedagógicos, utilizamos os ambientes Moodle, TWiki (veja dicas de utilização), Googledocs, listas de discussão, blogs.

O grupo também fomenta um projeto de monitoria para as disciplinas, sendo que várias disciplinas e outros projetos desenvolvem semestralmente esta atividade.



Disciplinas

Graduação

EDC287 - Bonilla
EDC266 - Bonilla/Nelson Pretto/Adriane Halmann/Maristela Midlej/Amaleide Lima
EDC270 - Ensino de Ciências - Adriane Halmann
EDC200 - Projetos de Ensino de Ciências - Adriane Halmann
EDC321 - Polemicas Contemporâneas, com Nelson Pretto (em conjunto com Mary Arapiraca e Jamile Borges)

Pós-Graduação

EDC 708 e EDCA33 - Educação, Tecnologias e Comunicação - Nelson Pretto, Edvaldo Couto e Maria Helena Bonilla
Trabalho Individual Orientado - Sem.2005.1 - TIO - Maria Helena Bonilla
EDC 703 TEE: topicos especiais de educacao - o ensino virtual - Ensino Virtual - Roberto Aparici, Nelson Pretto e Maria Helena Bonilla


Curso de Especialização

O Curso Tencologias e Novas Educações está em processo de seleção de cursistas. Seu público é de professores efetivos da rede municipal de ensino. Oferece 115 vagas. O Projeto foi aprovado pelo CONSEPE/UFBA em 2008 e conveniado com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador. Início das atividades ocorrerá em 2009.


Atividades

Irecê
O GEC participou ativamente da concepção geral do Projeto Irecê, coordenou as questões e atividades de Informática e seus membros atuaram como professores de atividades da primeira turma. Neste projeto, as TIC foram tomadas como estruturantes das dinãmicas do curso.

Salvador
Alguns membros do GEC participam do Projeto Salvador como professores de atividades.

Licenciatura em Educação do Campo
Desde 2008, o grupo tem atuado em ações de ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. Para mais informações, ver os projetos Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores no contexto do campo: possibilidades de transformação da realidade social e Pólo de Referêcia de Formação e Pesquisa em Educação do Campo da FACED/UFBA

Licenciatura em Matemática a Distância
Alguns membros do GEC atuaram no projeto dando apoio ao planejamento das disciplinas e atuarão como professores do curso.

Moodle para Professores
Alguns membros do GEC atuaram na formação dos professores da UFBA para o uso do ambiente Moodle.

Escola de Gestores da Educação Básica
Alguns membros do GEC atuam como professores do curso de Especialização em Gestão Escolar, na modalidade a distância

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r26 - 06 Jan 2011 - 11:27:24 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA