Projetos de Marcos Palacios(FACOM)
- Projeto Alfa (Comunidade Européia): Rede ICOD para estudos dos componentes digitais no ensino da Comunicação
Descrição: Projeto Internacional financiado pela Comunidade Europeia (Projeto Alfa) envolvendo as Universidades de Vic na Espanha (Coordenação), Beira Interior (Portugal), UFBA e UNIJUI(Brasil), Rosário e Patagonia Austral (Argentina), Lille (França), La Habana (Cuba) e a empresa italiana Ars Media de Milão. O projeto visa comparar os esforços que vem sendo feito para a introdução de componentes digitais no ensino de Comunicação com as demandas do mercado para os profissionais egressos dos cursos de Comunicação. . O Projeto está sob a coordenação geral do Prof. Carlos Scolari, da Universidad de Vic, Espanha. Conta com a seguinte equipe: 1. Antonio Fidalgo (Beira Interior, Portugal)
fidalgo@ubi.pt 2. Joan Bou (UVIC, España)
joan.bou@uvic.es 3. Carlos Scolari (Uvic, España)
carlos.scolari@uvic.es 4. Tiago Mainieri (UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)
tiagom@unijui.tche.br 5. Marcos Palácios (UFBA Universidade Federal da Bahia)
palacios@ca.ua.pt 6. Sandra Massoni (UNR, Argentina)
smassoni@fcpolit.unr.edu.ar 7. Fernando Irigaray (UNR, Argentina)
fgi@citynet.net.ar 8. Iris Ana Bergero (Patagonia Austral, Argentina)
irisbergero@hotmail.com,
irisbergero@speedy.com.ar 9. Jean Francois Veran (Lille 3)
jeanfrancois.veran@free.fr 10. Joao Canavilhas (Beira Interior, Portugal):
jcanavilhas@crea1.ubi.pt 11. Silvia Amici (Ars Media, Italia):
amici@ars-media.it .
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carlos Scolari - Coordenador / Antonio Fidalgo - Integrante / Joan Bou - Integrante / Tiago Mainieri - Integrante / Sandra Massoni - Integrante / Fernando Irigary - Integrante / Iris Bergero - Integrante / Jeran François Veran - Integrante / João Canavilhas - Integrante / Silvia Amici - Integrante / Marcos Silva Palacios – Integrante.
Finaciador(es): Universidad de Vic - Cooperação..
- Rede Latino-Americana para o Desenvolvimento de Metodologias e Softwares para o ensino de jornalismo nas Redes Digitais de Alta Velocidade
Descrição: Projeto PRONEX, voltado para o aperfeiçoamento de Metodologias de ensino de Jornalismo nas Redes Digitais e produção de software voltado para essa atividade. As atividades deverão ser extender por um período de três anos. O projeto envolve parcerias com as seguintes Universidades, podendo ser expandido no futuro: Instituto Tecnológico de Monterrey, México Universidad Nacional de Córdoba, Argentina Universidade Federal de Pernambuco.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Elias Machado - Integrante / Octavio Islas - Integrante / Paulina Emanuelli - Integrante / Paulo Cunha Filho - Integrante / Marcos Silva Palacios – Coordenador.
Finaciador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio finaceiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1.
- Jornalismo em Redes Digitais: problematizando a Internet enquanto suporte para a prática do Jornalismo
Descrição: Articulado com os demais sub-projetos já em andamento no GJOL e Convênio UFBA/Texas, volta-se para tentativas de uma melhor caracterização da própria Internet, observada desde o ângulo da produção e difusão dos produtos jornalísticos em redes digitais. A proposta de trabalho envolve um levantamento e a crítica dos modelos teóricos que buscam caracterizar a Internet, de maneira explícita ou implícita, com a criação de uma tipologia de tais modelos teóricos e a eventual proposta de modelos alternativos de maior alcance explicativo e sua aplicação nos estudos diretamente relacionados ao Jornalismo em redes digitais. Situando-se em um nível de investigação de cunho mais teórico e voltado pra o suporte (Internet) enquanto tal, a proposta deste projeto complementa as demais pesquisas em andamento no GJOL e no Convênio UFBA/Texas, contribuindo para que se vá além do usual mapeamento da produção jornalística em suas especificidades, e aproximando-no de uma caracterização mais acurada daquilo que vem sendo provisoriamente denominado como Jornalismo Online de "Terceira Geração" A Metodologia de Trabalho, estará baseada fundamentalmente em levantamentos bibliográficos extensivos, seguidos de sistematização, classificação e análises críticas dos referenciais teóricos adotados no conjunto dos trabalhos a serem pesquisados. Como referencial de partida e, necessariamente provisório, para a sistematização e classificação dos modelos teóricos, usaremos o modelo proposto por Patrice Flichy (2001), em sua análise do imaginário da Internet. Um segundo momento contemplará a aplicação a produtos jornalísticos específicos e "típicos" do que venha a ser conjuntamente caracterizado como jornalismo de "Terceira Geração", de vários modelos de caracterização da Internet, buscando avaliar os alcances e limitações explicativas desses variados modelos identificados.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcos Silva Palacios – Coordenador.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..