Nossos encontros

Todas as quintas-feiras das 14:00 às 15:00 horas na biblioteca da FACED - UFBA.


Atas das reuniões dos Grupos de estudo


Reunião 28/08/08

Presentes: Karina, Josélia, Juliana, Rejane, Sulane e Tânia.

Texto trabalhado: Resignificações da Inclusão Digital-Interfaces Políticas e Perspectivas Socio Culturais no Infocentro Do Progama Identidade Digital. De Paulo Cezar Souza de Oliveira.

Comentários: Nossa primeira reunião foi iniciada com a apresentação do grupo para Karina, (estudante do curso de Ciências Sociais), depois partimos para a discussão do texto de Paulo abordando os conceitos de inclusão digital presentes na dissertação. Em meio a discussão do texto, as novas e as antigas monitoras do Projeto Tabuleiro Digital ressaltaram as tensões e os problemas vivenciados entre os usuários dos tabuleiros. Abordamos também alguns programas para a Inclusão Digital como o ProInfo e o Banda Larga e decidimos que ainda existem muitos pontos da dissertação para serem explorados.

Próxima reunião: Continuação do 2° capítulo da dissertação de Paulo Cezar.

Reunião 04/09/08

Presentes: Doriedson, Karina, Juliana, Sulane e Tânia.

Texto trabalhado: Resignificações da Inclusão Digital-Interfaces Políticas e Perspectivas Socio Culturais no Infocentro Do Progama Identidade Digital. De Paulo Cezar Souza de Oliveira.

Comentários: Retomamos os estudos refrescando a memória sobre o info-centro do PID (Programa Identidade Digital) com suas dinâmicas dentro da comunidade no bairro do Nordestino de Amaralina. Abordamos os itens sobre a Gestão, a apropriação da comunidade enquanto espaço físico público e a hegemonia nos info-centros. Com bases nesses itens, percebemos o controle que circundam a sociedade dentro do processo de apropriação das novas tecnologias, quando deveria ser de forma consciente evitando a fiscalização que geralmente encontramos nos info-centros,nas escolas e muitas vezes nas residencias ocasionando a migração dos usuários para as lan house pois consideram esse espaço um local de livre acesso a determinados conteúdos. O conceito de espaço público como lugar de ninguém onde "tudo pode" e a vertente que vem sendo disseminada sobre a inclusão social vinculada a inclusão digital ou seja o individuo só estar incluindo socialmente através da inclusão digital.

Marcamos uma visita aos Tabuleiros Digitais de Pirajá, no próximo sábado (06/09/08),as 9:00 hs na FACED.

Próxima reunião: Considerações finais de Paulo e de Marcelo Buzato, pontuando as divergencias e convergencias dos autores.


Ida ao Tabuleiro Digital de Pirajá 06/09/08

Presentes: Doriedson, Karina, Josélia, Juliana e Sulane.

Comentários: (09/09/08)

Página Inicial >> WebPesquisa >> PibicBoni2008 >> AtiTania >> GrEstTânia
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 08 Sep 2008 - 11:17:49 - JoseliaSantos?     |     Copyleft Faced-UFBA