Projeto FabLab-UFBA

Wikipedia: A Fab Lab (fabrication laboratory) is a small-scale workshop offering (personal) digital fabrication (for an overview see e.g. Menichinelli (2010)[1] and Troxler (2011)[2]). A Fab Lab is generally equipped with an array of flexible computer controlled tools that cover several different length scales and various materials, with the aim to make "almost anything" (Gershenfeld 2005[3]). This includes technology-enabled products generally perceived as limited to mass production.

Idéia

Fazer um projeto multi-disciplinar para criar e manter um FabLab na Faced-UFBA para produzir hardwares livres com fim educacional, e conhecimentos relacionados a eles. Deve replicar ou criar projetos viáveis de serem repetidos domesticamente ou em pequenas organizações, Também deve produzir componentes que viabilizem a produção de hardware livre a baixo custo nesses contextos e deve disponibilizar esses conhecimentos adquiridos e produzidos.

Impacto social

Com o crescimento do DRM o consumidor esta perdendo o controle sobre o que em teoria deveria ser seu, usável e reutilizável a qualquer propósito que lhe convier. Tendo o conhecimento e acesso a componentes de baixo custo para construir seus eletrônicos, continuaria, o consumidor, refém da industria?

Monopólios de componentes e oligopólios de eletrônicos impedem a independência tecnológica de países em desenvolvimento e mantem as periferias com acesso limitado às tecnologias e aos conhecimentos acessível através dessas. Se for possível criar pequenos empreendimentos para fabricação de eletrônicos, em qualquer local onde haja demanda, pode reduzir o poder de influência da grande indústria e o controle estrangeiro sobre o uso local da tecnologia.

Assim como surgem micro-empreendimentos para produção de roupas, produtos de limpeza e comida nas periferias, com acesso ao conhecimento e o suporte de um FabLab podem surgir iniciativas de produção de eletrônicos nas periferias, suprindo parte da demanda interna e abrindo um novo nicho para geração de renda.

Redes wireless locais, com antenas amplificadoras e redes mesh podem servir a comunicação direta entre moradores, criando uma alternativa ao uso de celulares.

A apropriação completa dos conhecimentos básicos relacionados a TI, de Software e Hardware, junto a possibilidade real de construí-los e redefini-los é o que dará a real autonomia ao ser humano no espaço digital, que é o principal espaço contemporâneo de criação e difusão de saberes.

Material e Necessário

Maquinário

O maquinário pode ser construído localmente o que já define os primeiros projetos do FabLab, promovendo aprendizado e autonomia.

Instrumentos e Ferramentas

Material


Referências

Sites de referência:

Textos de Referência:

Ferramentas:

Projetos de Hardware Livre:

Sites Relacionados — Tecnologia Aberta

Página Inicial >> GruposDeEstudo >> HardwareLivre
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 05 Oct 2011 - 14:39:33 - AurelioAHeckert?     |     Copyleft Faced-UFBA