UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS

PROJETO MONITORIA GEC

Dados do Projeto
Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia
Horários: matutino, vespertino e noturno
Professores: Maria Helena Silveira Bonilla, Alessandra de Assis Picanço, Edvaldo Souza Couto e Nelson De Luca Pretto
Carga horária total: 15 horas semanais
Período da monitoria: a depender da necessidade de cada subprojeto
Local: Faced
Vagas: a depender da necessidade de cada subprojeto

Monitoria não remunerada, com certificação da carga horária
Em consonância com as resoluções Nº 02/99 e Nº01/2001 da Câmara de Ensino de Graduação da UFBA (em anexo)

Objetivos
Incentivar no aluno o interesse pela extensão e pesquisa, bem como pelas dinâmicas organizacionais acadêmicas;
Intensificar a colaboração entre os estudantes e professores-pesquisadores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
Proporcionar ao aluno um aprofundamento de seus estudos nas temáticas no grupo de pesquisa, ou seja, aquelas relacionadas à interface entre educação, comunicação e tecnologias.

Justificativa
O GEC conta com um grupo heterogêneo de estudantes e professores situados em diferentes níveis de formação e com diferentes tipos de vínculos à FACED/UFBA. Mais que isso, uma rápida observação do que vem sendo produzido pelo grupo demonstra a sua capacidade de atuação em várias frentes, tendo como elementos norteadores a autonomia dos sujeitos envolvidos e a interdependência das ações, realizadas em permanente colaboração através de uma REDE de interessados no seu objeto de estudo – a imbricação entre o mundo da comunicação e das tecnologias e a educação. Em consonância com os princípios norteadores da pesquisa, extensão e ensino o GEC está voltado para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica e científica para a produção de saberes e intervenção técnica e política.
A incorporação de estudantes como monitores do GEC está associada a preocupação de oportunizar aos sujeitos em formação, e em especial aos futuros professores, uma experiência integrada que busca promover uma aprendizagem contextualizada e implicada na dinâmica do grupo e da faculdade, elevando esses “espaços” para lugares de interação a serem vivenciados intensamente pelos estudantes, bem como o lugar de referência para que a formação desses estudantes tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição e vinculação a outras instituições, seja como profissionais, estudantes e cidadãos. A monitoria, no nosso contexto, tem como objetivo incentivar os estudantes a participarem da prática de gestão (envolvendo concepção, desenvolvimento e avaliação) de projetos de extensão e pesquisa, como sujeitos autônomos, inibindo a idéia de que são, simplesmente, objetos ou receptores de conteúdos acabados.

Metodolologia
Sem ordem linear

- Sensibilização e organização interna
Conscientização da comunidade sobre as estruturas da extensão e da pesquisa do GEC; contato com produção teórica; definição de objetivos e preparação de plano de trabalho; organização das condições de trabalho, reorganização do espaço físico.

- Concepção, desenvolvimento e acompanhamento de projetos
Acompanhamento programado das ações de extensão e pesquisa, sempre relacionado às ações de ensino; articulação com novos grupos de estudantes da Faculdade; envolvimento com processos de comunicação, organização de infra-estrutura, com orientação e sistematização de dados sobre financiamento e parcerias para realização de ensino, pesquisa e extensão; participação e suporte às atividades a serem realizadas no grupo; uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para o desempenho das atividades e interação.

- Avaliação das atividades
Acompanhamento realizado no período de duração da monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de dados; realização de registros sobre o processo de aprendizagem enquanto monitor.

- Plano de trabalho dos monitores - Diretrizes
Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período da monitoria. Algumas diretrizes já podem ser apontadas para esse plano de trabalho. Entre elas:

Atribuições do monitor
Participar da elaboração do plano de trabalho da monitoria com os professores responsáveis, bem como exercer as atividades acordadas;Interagir com professores e alunos, visando ao desenvolvimento da aprendizagem;

Auxiliar o professor na realização de atividades referentes à disciplina ou projeto;Envolvimento nos encontros do Grupo de Pesquisa, visando apropriação teórica e prática de aspectos das tecnologias e educações;

Elaborar, no início da atividade, junto com o projessor e a equipe de monitores (quando houver) horário das atividades de monitoria, bem como cumprí-las com rigor e registrá-las em controle de freqüência. O monitor deverá entregar o controle de freqüência no final do semestre para que este seja encaminhado junto com a documentação solicitada para o encaminhamento dos certificados;

Elaborar os relatórios parciais (quando solicitados) e final, bem como apresentá-los no período previsto. O relatório final deve conter, uma breve avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e das condições em que desenvolveu suas atividades, sendo que o professor orientador pode solicitar outros outros dados específicos que considerar necessários


SUBPROJETO 1: MONITORIA PARA O PROJETO TABULEIRO DIGITAL

Ver documento em anexo


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS

SUBPROJETO 2: MONITORIA PARA A DISCIPLINA POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS

Dados do Projeto
Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia; Participantes do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias; Matriculados na disciplina Polêmicas Contemporâneas
Horários: matutino, vespertino e noturno
Professores: Nelson De Luca Pretto e Mary Arapiraca
Carga horária total: 12 horas semanais
Período da monitoria: 6 meses, em cada semestre letivo, contínuo.
Local: Faced
Vagas: 6 (seis)
Monitoria não remunerada, com certificação da carga horária
Em consoância com o Projeto de Monitoria GEC

Objetivos Específicos

Metodologia
A disciplina prevê uma construção conjunta de discussões temáticas de assuntos relacionados à educação, comunicação e polêmicas contemporâneas, que normalmente não são abordados nos currículos dos cursos de formação de professores. A escolha das temáticas é negociada coletivamente, visando tecer uma rede de discussões, que são abordadas através dos diferentes suportes comunicacionais. Os monitores contribuem na articulação das equipes temáticas através destes suportes, criando espaços de criação de vídeos, produtos de rádio, jornal e divulgação de maneira geral, transformando a discussão temática em um espaço criativo e de ampla intervenção global.
Outro aspecto importante no desenvolvimento da monitoria é a participação dos alunos nas reuniões do GEC, buscando compreender as articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão na FACED, além de avaliarem o andamento do Projeto e discutirem coletivamente estratégias para minimizar as dificuldades encontradas.
Os alunos deverão também apresentar relatórios das atividades realizadas, objetivando refletir sobre o trabalho desenvolvido e registrar as ações da monitoria no Projeto Tabuleiros.

Avaliação das Atividades
Acompanhamento realizado pelos professores durante a monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de ações; realização de registros sobre o processo de aprendizagem; produção de relatórios das atividades desenvolvidas. Outro aspecto importante será o envolvimento do estudante nas reuniões do grupo de pesquisa.

Plano de trabalho dos monitores
Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período da monitoria, de acordo com as diretrizes do projeto de monitoria do GEC. No entanto, todos os monitores deverão cumprir as atividades constantes no cronograma abaixo.

Cronograma

Fevereiro e julho - seleção dos monitores

Março a junho = atividades junto à disciplina no primeiro semestre

Julho a Dezembro = atividades junto à disciplina no segundo semestre

Julho e Dezembro = elaboração e apresentação de relatórios

Requisitos para inscrição
Ser aluno UFBA; ser participante bolsista ou voluntário do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC).

Tipo de seleção
apresentação do currículo vitae e de uma justificativa relatando o motivo pelo qual deseja ser monitor nesta disciplina, enfatizando as possíveis articulações do projeto de pesquisa que participa e as vivências proporcionadas pela disciplina

Critérios de classificação
Envolvimento com as temáticas abordadas no grupo de pesquisa e apresentar subsídios para a produção dos produtos comunicacionais que subsidiam as discussões.


SUBPROJETO 3: MONITORIA PARA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA NAS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS (EDC287) E INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (EDC266)

Dados do Projeto
Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia; Participantes do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, ou que já tenham cursado alguma das disciplinas em questão
Horários: matutino e vespertino
Professores: Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto

Carga horária: 12 horas semanais
Período da monitoria: 4 meses, em cada semestre letivo, sendo selecionados novos bolsistas a cada semestre.
Local: Faced
Vagas: 6 (seis), a cada semestre


Esta é uma monitoria voluntária, em que os monitores devem desempenhar as atribuições acordadas no momento da elaboração conjunta do plano de ação, sem a percepção de bolsa. A certificação será emitida após o término da atividade, levando em consideração o desempenho do monitor no desenvolvimento das atividades, bem como o cumprimento do horário acordado no início da atividade.

Este projeto está em consoância com o Projeto de Monitoria GEC, aprovado em Departamento em julho de 2006, e com as resoluções Nº 02/99 e Nº01/2001 da Câmara de Ensino de Graduação da UFBA.

Objetivos Específicos

Metodologia
As disciplinas Educação e Tecnologias Contemporâneas (Edc287) e Introdução a Informática na Educação (Edc266) apresentam como ponto comum o enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e das tecnologias digitais na educação, bem como as implicações pedagógicas e sociais desse uso. Para tanto, são desenvolvidas várias ações específicas em cada disciplina, dentre elas a produção multimídia, o que desencadeia uma série de discussões teóricas e vivências. Os monitores inserem-se no processo contribuindo com aspectos teóricos e práticos, criando espaços de produção de vídeos, peças de rádio, jornal e hipertextos (web), bem como fomentando o suporte formativo quanto ao uso dos softwares livres. A atuação dos monitores se dará, principalmente, em dois momentos, sendo o primeiro em horário de aula, ocasião em que ministra oficina(s) sobre um produto multimídia e, o segundo, em horários em que o monitor combina com os alunos-cursistas, para o suporte formativo na criação dos produtos.
Outro aspecto importante no desenvolvimento da monitoria é a participação dos alunos nas reuniões do GEC, buscando compreender as articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão na FACED. Os monitores não são meros executores de tarefas, mas agentes transformadores, sendo que devem se inserir nas atividades, contribuir na avaliação do andamento do projeto e discutir coletivamente estratégias para minimizar as dificuldades encontradas no andamento da monitoria.

Espera-se que a atuação dos monitores gere relatos periódicos, bem como um relatório geral ao final do semestre, objetivando refletir sobre o trabalho desenvolvido e registrar as ações da monitoria no Projeto.

Avaliação das Atividades
Acompanhamento realizado pelos professores durante a monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de ações; realização de registros sobre o processo de aprendizagem; produção de relatórios das atividades desenvolvidas. Outro aspecto importante será o envolvimento do estudante nas reuniões do grupo de pesquisa.

Plano de trabalho dos monitores
Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período da monitoria, de acordo com as diretrizes do projeto de monitoria do GEC. No entanto, todos os monitores deverão cumprir as atividades constantes no cronograma abaixo.

Cronograma

Março e Agosto - seleção dos monitores

Março a Junho, Agosto a Dezembro - participação nas reuniões semanais do GEC

Abril a Junho, Setembro a Dezembro - atividades junto às disciplinas

Julho e Dezembro - elaboração e apresentação de relatórios

Julho e Dezembro - encaminhamento da documentação para a Pró-Reitoria de Graduação

Requisitos para inscrição
Ser aluno UFBA; ser participante bolsista ou voluntário do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), ou ter cursado ou estar cursando uma das disciplinas em questão; já ter cursado pelo menos 3 semestres de curso; não acumular outra atividade de monitoria.

Tipo de seleção
Apresentação do currículo vitae (lattes) e de uma justificativa relatando o motivo pelo qual deseja ser monitor nesta disciplina, enfatizando as possíveis articulações do projeto de pesquisa que participa e as vivências proporcionadas pela disciplina

Critérios de classificação

Apresentar subsídios para contribuír nas produções multimídia previstas no projeto;

Envolvimento com as temáticas abordadas no grupo de pesquisa.

Documentos a serem construídos com os monitores

- Plano de ação individual

- Quadro de horários

- Controle individual de freqüência

- Relatório final

O relatório final deve conter uma breve avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e das condições em que desenvolveu suas atividades, sendo que o professor orientador pode solicitar outros dados específicos que considerar necessários

- No final da atividade, os professores das disciplinas deverão emitir um parecer sobre a atuação dos monitores, com a carga horária desenvolvida e nota, o que deve ser encaminhado para a pró-reitoria de graduação (através do departamento), junto com os demais documentos.

Planos de ação do Subprojeto 3

Quadro de Horários dos monitores (subprojeto3)

Cronograma e planejamento das oficinas (subprojeto3)

Página Inicial >> WebEnsino
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 16 Sep 2008 - 16:47:46 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA