PLANO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Tema


Uma proposta de Sistema Operacional customizado para uma programação de Rádio Web.

Orientador

Antonio Soares de Azevedo Terceiro.

Co-orientador

Nelson De Luca Pretto.


1- INTRODUÇÃO

O sistema de transmissão radiofônico (ou sistema de radiodifusão), conhecido como rádio, sempre teve um papel importante na difusão da informação, desde os seus primórdios, passando pelas transmissões de grandes acontecimentos como as guerras mundiais, entretenimento como radionovelas, fatos esportivos e jornalísticos, e, também, como fontes de formação educacional em programas de alfabetização, chegando até os dias de hoje na era digital, mantendo, muitas vezes, a mesma linha, mas também possuindo programações musicais, regionalizadas, jornalísticas e prestadora de serviços comunitários. Ou seja, o rádio ainda atinge uma grande quantidade de pessoas, principalmente, brasileiros.

Segundo a matéria na internet do site Ciência e Cultura, no Brasil 87,8% dos domicílios possuem aparelhos de rádio. Isso quer dizer que mais de 38 milhões de famílias ainda utilizam-se do rádio tradicional como um meio de informação, apesar do crescimento intenso da compra de computadores para o uso da internet, principalmente para a navegação em buscas de notícias e para downloads de músicas. Contudo, a informática contribuiu bastante com o rádio, "melhorando a qualidade de som, eliminando os \x{201c}buracos\x{201d} e facilitando até a burocracia das emissoras, pois existem sistemas que emitem automaticamente relatórios de irradiação de comerciais para comprovação junto aos clientes dos verdadeiros horários de veiculação da propaganda" (SOUSA, 2002).


O rádio nasce educativo, também notícias e prestando serviços comunitários com alguns aparatos como transmissores, mesas-de-sim, microfones e o radialista, ela soube, de diversas maneiras, ter a atenção de uma grande público durante décadas, mesmo depois com a chegada dos televisores coloridos. O rádio foi se aperfeiçoando e melhorando suas transmissões, tornando-se algo profissional, agora com a presença de redatores, jornalistas e técnicos profissionais por trás das notícias e demais informações trazidas ao público. O Estado percebeu e utilizou-se dele para publicizar suas ações. Em ... decretou a lei ... que regularizava a profissão de radialista. Decretou a lei ... que regularizava os serviços de radiodifusão. Código Brasileiro de Telecomunicação. etc... A Hora do Brasil.

Em 1961, foi lançado o MEB (Movimento de Educação de Base ) pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e o rádio foi utilizado para ser o meio de comunicação no programa de alfabetização de jovens e adultos do meio rural desenvolvido neste movimento. Assim é descrito o objetivo do MEB:

\x{201c}Contribuir para promoção integral e humana de jovens e adultos, através do desenvolvimento de programas de educação popular na perspectiva de formação das camadas populares para a cidadania, buscando trilhar os caminhos de superação da exclusão social\x{201d}. Assim, é possível afirmar que sempre o rádio teve um caráter educativo, mesmo as emissoras comerciais, já que se trata de uma concessão de um serviço público sujeitos a regras definidas pela legislação em vigor. Há de se afirmar que as emissoras educativas sempre tiveream um papel fundamental ao preservar na transmissão um conteúdo de fundo cultural e de identidade, transformando a informação num bem importante a ser valorizado.

Com as mudanças tecnológicas, tornou-se importante repensar o rádio, suas formas de transmissão e aqueles que sempre estiveram envolvidos naquele mundo "analógico".

Objetivo


Implementar uma solução livre em CD envolvendo o Sistema Operacional BrDesktop? que contenha pacotes para instalação de rádio web, tornando-se uma ferramenta para uso educacional em diversas instituições de ensino (escolas, universidade, etc).



Justificativa


Há muito tempo que a utilização de rádios para disseminação da informação vem sendo utilizado pela comunidade mundial. Muitas vezes sem a participação efetiva da população, esse meio de comunicação vem sofrendo alterações em sua estrutura no modo de produzir conteúdo e informar os ouvintes. Observando-se o aumento do uso de computadores e da internet, da necessidade de produzir conteúdos colaborativamente e da existência de sistemas operacionais abertos passíveis de contribuição, faz-se necessário aproveitarmos essa realidade para uma maior participação na elaboração de áudio e transmissão destes via internet.


A rádio web torna-se fundamental nesse processo porque possibilita que a informação chegue em qualquer parte do mundo utilizando ferramentas simples e leves dentro de um sistema livre, ou seja, podemos utilizar computadores de baixo custo. O sistema educacional pode ser um dos mais favorecidos, pois poderá utilizar esta solução para integrar todo o corpo estudantil e docente da instituição de ensino (escolas, universidade, etc) visando a produção de áudio colaborativo. Por isso, será importante também um \x{201c}estudo de caso\x{201d} com educadores no intuito de aprofundar a relação intuitiva do usuário com o software .


Para a realização do projeto será estudada a infra-estrutura do sistema operacional livre Debian GNU/Linux, que permite a criação de CD's de instalação personalizados com softwares pré-instalados e pré-configurados para públicos-alvo específicos. Será criado uma versão personalizada do Debian GNU/Linux voltado para o uso na programação de rádios web, com todas as ferramentas necessárias pré-configuradas.






O decreto 20.047, de 27 de maio de 1931 considerou a radiodifusão de interesse nacional e com finalidades educativas, sendo criada, então, a CTR, Comissão Técnica de rádio (SOUSA, 2002)




<-----------Falar sobre rádio, sua história, evolução, uso na Educação, vertentes, etc ------------------>
2- Rádio: histórico e vertentes
2.1 Rádios Livres
como se dá sua articulação com rádio comunitárias e
web, o que é, qual seu propósito.

2.2 Rádio web
O que é, para que serve, quando surgiu, panorama
atual. Sua importancia e características

2.3 Rádios Comunitárias
Reflexão sobre seu importante papel desenvolvido ao
longo dos anos e o que podemos abstrair dela para um
projeto de rádio web voltado para as escolas;

2.4 Rádio e Educação
Ai entra todo o tipo de rádio e sua relação para com a
escola, focando exclusivamente em rádio web e como a
escola pode se apropria da tecnologia de rádio web em
seus propósitos (ou em propostivos proposto por nós)
através do computador e do Sof. Livre

2.5 Rádio e Comunicação Social
Mostrar a importancia da rádio e radio web numa comunicação social mais efetiva. Democracia nos meios de comunicação, etc.

<------Conceituar o que é o GNU/Linux, sua proposta, filosofia, distribuições, importancia para a Educação, etc ----------->
3- O Projeto GNU/Linux
3.1 Software Livre
Descrever a filosofia de software livre, licenças livres
3.2 Debian Gnu/Linux
3.2.1 O Projeto GNU
3.2.2 O Kernel Linux
3.2.3 Distribuições
3.3.4 O ambiente Gnome
descrever o que é o projeto debian, o q é Linux, o que é GNU.

<---------Teoria e parte técnica do funcionamento da rádio. Onde descreveremos o projeto técnico, ou seja, a sua configuração específica------------>
4- Rádio web: funcionamento
5.1 Streaming
5.2 ices2
5.3 icecast

5- Rádio web no Debian GNU/Linux

Termos (http://alioth.debian.org/~lamby-guest/live-manual/html/meta.html#terms)

Live system

An operating system that can boot without installation to a hard drive. Live systems does not alter operating systems or files already installed on the computer hard drive unless instructed to do so. Live systems are typically booted from CD or DVD media as well as USB sticks and via netboot.

Debian Live

The Debian sub-project which maintains the live-helper and live-initramfs utilities.

Debian Live system

A Debian Live system is a live system that uses software from the Debian operating system.

Build system / host system

The environment used to create the live system.

live-helper

A collection of scripts used to build customised Debian Live systems.

live-initramfs

A collection of scripts used to boot live systems. live-initramfs is a fork of casper by Canonical, Ltd.

live-package

The former name of live-initramfs.

Criação de imagem do Live-CD

Lenny: nova versão estável do Debian, em substituição ao Etch, o 5.0. O instalador chama-se Debian-Installer

Requisitos para a criação:

  1. Super user (root) access

  2. An up-to-date version of live-helper

  3. A POSIX-compliant shell, such as bash or dash.

  4. debootstrap or cdebootstrap

  5. Linux 2.6.x

http://alioth.debian.org/~lamby-guest/live-manual/html/

6- Conclusão


LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

PAPERT, Saymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era dos computadores; tradução de Sandra Costa. ed. rev. - Porto Alegre: Artmed, 2008.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu (Org.). Comunicação Digital e a Construção dos Commons.

SOUSA, Moacir Barbosa. Evolução tecnológica da radiodifusão. UFPB. [2002].

D'AQUINO, Sabrina Brognoli. Perspectiva do radiojornalismo e do rádio informativo na internet. UFSC. Trabalho apresentado no Núcleo de Mídia Sonora, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003.

Run Your Own Webradio Station With Icecast2 And Ices2. Disponível em < http://www.howtoforge.com/linux_webradio_with_icecast2_ices2>. Acessado em: 29 de out. de 2007.


Honorato, Ederson Luiz. Web Rádio com Icecast2 e Ices2. Disponível em < http://www.zago.eti.br/webradio.html>. Acessado em: 29 de out. de 2007.

PAZ, Monica de Sá Dantas. Podcasting na Rádio web da FACED/UFBA. 2007. 73 f. Monografia (Graduação em Ciências da Computação)/Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2007. Orientador: prof. Dr. Nelson De Luca Pretto.


Como Criar uma rádio e tv na web

live-helper (live.debian.net)

Ministério faz mapeamento dos programas de rádio. Disponível em <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252006000400004&lng=pt&nrm=is>. Acessado em 11 Set 2008.

Rádio: Sintonia do Futuro

PRETTO, Nelson. Políticas Públicas Educacionais: dos materiais didáticos aos matériais *multimédia.

MEB. http://www.meb.org.br/meb.aspx*

http://www.debian.org/index.pt.html

http://www.togaware.com/linux/survivor/ -- FabricioSantana - 16 Sep 2008

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> Periodo20072008 >> MonografiaFabricio
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 24 Sep 2008 - 12:25:08 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA