PROJETO 2 ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E A EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:

Universidade Federal da Bahia - UFBA/FACED

Prefeitura Municipal de Irecê

Prefeitura Municipal de Salvador

PÚBLICO ALVO

Alunos da Graduação do Curso de Pedagogia: Projeto Irecê e Salvador

Professores do EJA da Rede Municipal de Irecê e Salvador

Estudantes da rede municipal de ensino do EJA em Irecê e Salvador

APRESENTAÇAO E JUSTIFICATIVA

A Faculdade de Educação da UFBA a partir do ano de 2002 amplia sua linha de estudos curriculares sobre formação de professores em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Irecê, e, posteriormente, também, nos mesmos moldes, com o Município de Salvador. Parcerias entre setores públicos que incrementaram as tão importantes inter-relações com a comunidade externa,parte significativa da missão das universidades públicas. Estas parcerias apresentam ações que zelam pelo preceito da indissociabilidade entre extensão-pesquisa-ensino no âmbito do fazer acâdêmico. Em 2004, estão em pleno curso as Licenciaturas em Pedagogia para professores das redes de educação municipal dos dois municípios (Irecê e Salvador), cursos que pelo seu caráter experimental já são objetos de intensa pesquisa, quer para a realização cotidiana dos próprios cursos, quer formalmente integradas aos programas de pesquisa da FACED, tendo em andamento trabalhos de doutoramento, mestrado e monografias de graduação, no semestre 2003.2 já tivemos a defesa da primeira monografia sobre o curso de Irecê, tratando da organização teórico-metodológica da proposta curricular.

A extensão é contemplada a partir das ações implementadas nestas Licenciaturas em Pedagogia que são amplamente facilitadas pela forte ligação delas com a prática profissional de cada um dos graduandos (chamados professores-cursistas). Destaca-se o envolvimento, em Irecê, com a comunidade ligada a Educação de Jovens e Adultos que experimenta neste ano letivo (2004) a introdução de uma nova proposta curricular, elaborada a partir do estudo da realidade da EJA no município na qual esteve engajada toda a equipe docente da rede municipal, e que teve como ponto de partida as formulações teóricas ligadas às concepções do Curso de Licenciatura do qual participam. O projeto ora apresentado está diretamente ligado a esta experimentação curricular que associa ensino,pesquisa e extensão à ação que tem a meta expressa no slogan "Combatendo a evasão" que aposta na permanência do jovem e do adulto no sistema escolar como algo que está intimamente vinculada, à presença ou não, de inter-relações entre espaço escolar e espaço vivido.

O Programa de Formação de Professores em exercício tem a tecnologia digital como eixo estruturante para a formação docente. É reconhecendo que no mundo contemporâneo estas inter-relações acontecem em redes que podem e devem ser tecnológicas, que se propõe esta ação que vincula os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, e a EJA de cada um dos municípios, para criar possibilidades de uma efetiva alfabetização digital.

Propõe-se que sejam selecionados um total de 160 alunos de EJA nos 2 municípios para que participem de oficinas digitais nos espaços da universidade, atividades estas que serão consideradas parte de seus estudos regulares, monitoradas por alunos graduandos (professores-cursistas) dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia iniciados nos instrumentos do mundo digital.

Nesse sentido, a proposta de inclusão digital propiciaria, não apenas a inserção de estudantes/professores no "mundo digitalizado" como também, significaria uma imersão nesses espaços buscando dinamizar saberes a serem produzidos através do currículo escolar. O digital no percurso de formação escolar-acadêmica poderá ainda intensificar a qualidade dos processos educativos, promover as relações estabelecidas no espaço escolar e ampliar novas produções de conhecimento para a formação de alunos da EJA e estudantes das licenciaturas.

OBJETIVOS E METAS

DA ORGANIZAÇÃO METODOLÓGICA

As ações deste projeto envolvem 10 graduandos (professores-cursistas) das Licenciaturas em Pedagogia dos municípios de Irecê e Salvador (5 de cada curso) que são envolvidos diretamente com a EJA, quer como coordenador ou professor, e 160 alunos do EJA (sendo 80 de cada município).

Os professores-cursistas interessados se submeterão a uma seleção cujos critérios de escolha estão ligados ao tempo e tipo de envolvimento com a EJA, ao interesse e conhecimento demonstrado no trato com o digital durante a formação acadêmica visualizado a partir da participação e utilização dos meios tecnológicos disponibilizados no Curso de Licenciatura (chats, correio eletrônico, listas de discussão, pesquisa na www, dentre outros).

Os professores-cursistas selecionados para a monitoria participarão de reuniões preparatórias com a equipe de coordenação nas quais serão traçados os conteúdos, as metodologias, os critérios de acompanhamento e avaliação de desempenho e resultados das oficinas a partir do seu conhecimento da concretude da EJA nos diferentes municípios.

O resultado destas reuniões será apresentado às equipes escolares da EJA nas duas redes municipais para que seja definida a adesão ao Programa e posteriormente, serão novamente apresentadas na Semana Pedagógica das escolas de EJA, procedendo a divulgação e a convocação dos alunos para as inscrições.

Por restrições do suporte tecnológico, o número de estudantes participantes estará restrito a 20 alunos por turma. Em um total de 8 turmas (4 de Irecê, 4 de Salvador)compostas por estudantes de toda a rede de EJA. As oficinas aconteceram durante a primeira e segunda unidades letivas. O Programa prevê que a partir dessa iniciativa piloto será criado um fluxo contínuo dessas oficinas, de modo a alcançar todo o universo de alunos da EJA nos dois municípios. Para a composição dessas oito primeiras turmas o principal critério de seleção será o interesse demonstrado pelos alunos na prontidão do ato de inscrição. Visando sanar possíveis distorções na divulgação que acabam gerando uma priorização artificial dos alunos daquelas escolas de bairros centrais, em detrimento das situadas em bairros periféricos e na zona rural, será utilizado um mecanismo de divulgação diferenciado nas escolas dessas localidades que consiste na convocação dos alunos em dias diferenciados durante a Semana Pedagógica, iniciando no primeiro dia da semana nas escolas mais distantes do local de inscrição.

As oficinas acontecerão no período de dois 2 meses, com o efetiva carga horária de 04 horas semanais. Nos intervalos entre uma oficina e outra, os alunos poderão estar desenvolvendo junto com os monitores atividades on-line (discussão, chats, blogs, correios eletrônicos, dentre outros) conforme programação do curso.

Estas oficinas farão parte do currículo regular de EJA nas escolas que aderirem a este projeto piloto e o produto final terá um caráter eminentemente multiplicador, com o estímulo a atividades de mini-cursos conduzidos pelos estudantes para os colegas que não participaram do projeto.

Das oficinas de inclusão digital:

Abrange produção, editoração e socialização de textos e trabalhos acadêmicos e profissionais, uso da rede (WEB), com utilização de software livre, para pesquisa, discussão e comunicação, blogs, rascunho digital, criação de home page, tendo como tema central a Educação de Jovens de Adultos, seu conteúdo, contexto atual, incluindo as políticas públicas e suas interferências. Produção de mídias educativas - estruturação de propostas educativas tendo a tecnologia como eixo estruturante de aprendizagem.

Da monitoria:
Destinada aos graduandos em Pedagogia dos Cursos de Licenciatura em Irecê e Salvador (professores-cursistas) que serão selecionados conforme os critérios ligados ao tempo e tipo de envolvimento com a EJA, ao interesse e conhecimento demonstrado no trato com o digital durante a formação acadêmica visualizado a partir da participação e utilização dos meios tecnológicos disponibilizados no Curso de Licenciatura (chats, correio eletrônico, listas de discussão, pesquisa na www). Os monitores desenvolverão propostas de ensino, aprendizagem, acompanhamento e orientação aos alunos da EJA, participantes do curso. Os graduandos que participarem dessas atividades deverão elaborar um relatório e apresentá-lo aos colegas do Curso de Licenciatura, integrando as atividades de formação do referido curso. Poderão ainda solicitar ao colegiado aproveitamento de estudos e integrá-lo ao curriculo de formação, conforme regimento normativo do curso

CRONOGRAMA

As oficinas acontecerão no período de dois 2 meses, com o efetiva carga horária de 04 horas semanais.

DOS RESULTADOS ESPERADOS

Para os monitores (alunos da graduação):

Para os estudantes(alunos do EJA):

Para as escolas participantes do projeto-piloto

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r6 - 19 Sep 2004 - 12:28:51 - InezCarvalho?     |     Copyleft Faced-UFBA