Título: Tabuleiros Digitais: formação para a cidadania digital

PROJETO submetido ao "Programa Permanecer" - UFBA - http://www.permanecer.ufba.br - em 2008

Dados do Projeto:

Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia - em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Horários: matutino, vespertino e noturno
Proponente: Maria Helena Silveira Bonilla
Autor Principal: Maria Helena Silveira Bonilla
Carga horária da monitoria: 20 horas semanais
Local: Faced/UFBA - Vale do Canela
Número de Bolsas: 4 (atendimento aos 3 espaços onde estão instalados os tabuleiros, nos três turnos de funcionamento da faculdade).

Descrição - máximo de 500 palavras

O Projeto Tabuleiros Digitais: formação para a cidadania digital foi contemplado com duas bolsas do Programa Permanecer em 2007. Com o objetivo de dar continuidade às atividades/processos que se estabeleceram em torno do projeto, estamos submetendo-o novamente ao Programa, como segue:

A Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desde a década de 80, vem criando espaços e possibilidades de construção de competências em torno do uso das tecnologias, especialmente na sua articulação com a educação, não só com a criação de disciplinas, mas também a partir da instalação de ambientes de formação e vivência da cultura digital.

Em particular, o Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia (GEC) vem contribuindo com a Faculdade para o debate, a proposição de ações e a construção do conhecimento nessa área. Em consonância com os princípios norteadores da pesquisa, ensino e extensão, o GEC está voltado para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica, científica e digital, para a produção de saberes e intervenção pedagógica, técnica e política.

Exemplo disso é o projeto de inclusão digital denominado Tabuleiro Digital (TD), proposto pelo GEC, com computadores disponíveis nos três andares da Faced, e que tem como objetivo favorecer a inclusão sociodigital, através do acesso público à internet para a comunidade acadêmica da UFBA, assim como para a comunidade em geral que estuda, mora, trabalha no entorno do Vale do Canela. A organização dos TD está centrada na lógica das REDES, de forma que o acesso ao mundo digital possa se dar de forma plena e intensa. Além do acesso à REDE, esse projeto tem como compromisso político a divulgação e utilização de Software Livre (sistemas operacionais que permitem a liberdade de executar, estudar, modificar e distribuir o programa). Essa opção está conceitualmente articulada aos princípios do Projeto, que visa o uso das tecnologias numa dinâmica de liberdade plena de acesso e navegação, sem restrições a sites, nem controle técnico sobre o tempo de uso ou para a identificação prévia dos usuários que o procuram.

Este é um Projeto reconhecido nacionalmente, recebendo inclusive o segundo lugar no prêmio de inclusão digital do Instituto Telemar em 2006 e sendo premiado como o melhor projeto na categoria Setor Público Federal do Prêmio ARede em 2007. No ano de 2005, realizamos uma pesquisa junto aos usuários do TD e percebemos a necessidade de criar campanhas educativas voltadas para a democratização do uso, visto que muitas pessoas ficavam horas sentadas em frente à máquina, sem ceder lugar para outras que também queriam utilizar o ambiente. A partir de então passamos a desenvolver ações no sentido de possibilitar igualitariamente o acesso aos TD, de forma que todos pudessem ter a mesma oportunidade de uso. Buscamos a conscientização e a orientação, trazendo a figura dos "Monitores do TD" com o objetivo de dar suporte formativo aos usuários e atuar no processo de mediação, organização e negociação do acesso às máquinas, além do suporte técnico ao projeto. Em 2006 tivemos duas monitoras voluntárias que passaram a atuar na perspectiva de sensibilizar os usuários, esclarecendo e orientando a respeito da concepção do projeto, seus objetivos, e sobre a organização dos espaços da Faced.

Para dar prosseguimento aos trabalhos iniciados por essas monitoras, e intensificar o processo de atendimento e organização do ambiente, no ano de 2007 buscamos, através do Permanecer, incorporar ao Projeto dez bolsistas. Porém, fomos contemplados com apenas dois. Além destes, contamos ainda com o trabalho voluntário de mais um estudante.

No ano de 2007 e início de 2008, período de vigência do Permanecer, realizamos um amplo processo formativo desses alunos; oportunidade em que puderam estudar o projeto, as concepções e o referencial teórico que dão suporte ao mesmo, bem como incorporar-se ao GEC, interagindo com os demais estudantes graduandos, pós-graduandos e professores que o integram, participando dos estudos e das reuniões sistemáticas, bem como de oficinas para conhecimento de alguns softwares que foram utilizados no projeto. Ainda, esses monitores atuaram junto aos usuários do TD, orientando, organizando os espaços/tempos, dando suporte técnico aos equipamentos. Como resultado, tanto do processo formativo, como das ações desenvolvidas, produziram um documentário, em vídeo, sobre o Projeto, destacando as vivências e as tensões que se configuram em torno do mesmo.

Com base nessa experiência, pretendemos dar continuidade ao trabalho, buscando agora ampliar o número de bolsistas, de forma a qualificar e atender a crescente demanda de monitoria que surge a cada dia no Projeto, proporcionando um atendimento mais intenso aos usuários do TD, nos três andares onde estão instalados na Faced, nos três turnos de funcionamento da faculdade, de forma que todos que por ali circulem tenham a oportunidade de efetivamente inserirem-se e participarem da cultura digital, de forma livre e cidadã.

Relevância para formação do bolsista - máximo de 150 palavras

O acolhimento e incorporação de estudantes bolsistas como monitores dos TD está associado à preocupação que temos em oportunizar aos sujeitos em formação uma experiência integrada entre ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma aprendizagem contextualizada e implicada nas dinâmicas do GEC e da Faced/UFBA, elevando esses "espaços" para lugares de interação a serem vivenciados intensamente pelos estudantes, bem como de referência para que a formação desses estudantes tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição, e vinculação a outras instituições, seja como profissionais ou estudantes.

A monitoria, no nosso contexto, tem como objetivo fundamental incentivar os estudantes a participarem das práticas de pesquisa, ensino e extensão (envolvendo concepção, desenvolvimento e avaliação de projetos e ações institucionais), como sujeitos autônomos e co-partícipes de um grupo de pesquisa consolidado, reconhecido nacionalmente e atuante como o GEC. Consideramos ainda relevante para a formação dos integrantes do GEC a construção de uma visão crítica de uso das tecnologias digitais, que rompa com a perspectiva instrumental e as incorpore ao cotidiano dos sujeitos como elementos estruturantes das relações, das formas de ser, aprender e fazer que são exigidas daqueles que vivem a contemporaneidade. Espera-se que ao longo do trabalho os bolsistas apliquem essas concepções, tanto na relação com os usuários do TD, quanto no seu processo de aprendizagem.

Justificativa para o número de bolsistas selecionados -

Os Tabuleiros Digitais estão distribuídos nos saguões dos três andares da Faculdade de Educação da UFBA e são usados desde a abertura da Faced, às 7h, até seu fechamento, às 22h, de segunda à sexta, o que representa 15 horas diárias de uso (75h semanais). Cada bolsista deve dispor de 20h semanais para atuar no projeto, sendo, aproximadamente, 10h de contato direto com usuários e o restante utilizado para estudos, formação e reuniões. Considerando ainda que são três andares a serem atendidos, em três turnos, com demanda maior para horários de maior movimento, precisamos de, no mínimo, 10 bolsistas para atuarem no projeto. No entanto, como sabemos ser impossível o atendimento a essa demanda, uma vez que no ano passado solicitamos esse número e fomos contemplados com apenas dois, e também devido às normas de distribuição de bolsas do próprio Programa Permanecer, solicitamos agora quatro (04) bolsistas. A nossa intenção é adequar as nossas necessidades com a disponibilidade do Programa.

Cronograma geral do projeto - máximo de 300 palavras

Atividade - mês(es) (vigência - um ano)

Conhecimento do Projeto Tabuleiro Digital, suas diretrizes e objetivos - 1º mês

Formação dos bolsistas (estudos sobre software livre e inclusão digital, realização de oficinas para formação em aplicativos computacionais em software livre, participação em reuniões do GEC, sessões de estudo e de orientação) - todos os meses

Utilização de aplicativos computacionais em software livre - todos os meses

Produção de material multimídia informativo sobre o Tabuleiro Digital - do 4º ao 12º mês

Atualização do site do Projeto Tabuleiro Digital - todos os meses

Desenvolvimento de ações junto aos usuários dos Tabuleiros Digitais - todos os meses

Apoio e suporte à infra-estrutura dos tabuleiros - todos os meses

Participação, com a unidade móvel do Projeto, em eventos - quando ocorrer algum evento da área

Elaboração de relatórios sobre o Projeto - no 6º e 12º mês

Resultados esperados - máximo de 150 palavras

  1. Uma maior organização no uso dos Tabuleiros Digitais, com atenção ao tempo de uso, para dar oportunidade a todos;
  2. As máquinas do projeto atuando em pleno funcionamento, conservadas, como resultado do apoio ao suporte técnico;
  3. Compreensão das diretrizes e objetivos do projeto por parte da comunidade interna e externa da Faced;
  4. Constituição de uma cultura digital livre, capaz de oportunizar aos sujeitos a participação efetiva no ciberespaço e o desenvolvimento das competências necessárias para a produção de informações e conhecimentos;
  5. Aprofundamento dos estudos nas temáticas do GEC, especialmente aquelas relacionadas à inclusão digital e ao software livre, com aspectos explicitamente formativos para os estudantes;
  6. Disponibilização de materiais multimídia para a comunidade, cujo conteúdo reflita as concepções do grupo sobre a temática.


Monitoras do Tabuleiro Digital 2008

Atividades Monitoria Juliana

Atividades Monitoria Sulane

Atividades Monitoria Monique

Atividades Monitoria Diogo

Atividade de Eliana


-- JoseildaSampaioDeSouza - 26 Apr 2008

Página Inicial >> WebIncubadora
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r23 - 30 Nov 2009 - 16:15:18 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA