Resistência das Rádios Comunitárias

Rádios Livres: rádios vinculadas à luta pela democratização dos meios de comunicação

LEGALIZAÇÃO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS

A legislação só permite que o governo autorize um canal de rádio comunitária por localidade, exclusivamente em frequência modulada (FM), com uma cobertura restrita à comunidade de um bairro ou vila, operando em potência máxima de 25W e antena não superior a 30 metros. Tem que ser mantidas por fundações ou associações instituídas legalmente e devidamente registradas, sediadas e dirigidas por residentes na mesma área.

Desda a regulamentação da lei, em agosto de 1998, o Minicom já recebeu 17.351 pedidos de autorização para operar rádios comunitárias: 8.180 sequer foi analisada; das 9.271 entidades que conseguiram dar andamentos ao processo, mais da metade tiveram os pedidos arquivados.

Apenas uma em cada 12 associações que pleiteiam uma rádio comunitária alcançam o objetivo sem apadrinhamento político. Enquanto mais de uma em cada três apadrinhadas consegue a autorização.

*ABRAÇO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS*
*ABERT: ASSOCIAÇÃO

-- FabricioSantana - 12 Jun 2007

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 13 Jun 2007 - 12:18:37 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA