Elaboração das especificações do plano de trabalho. Nesta, busco esclarecer detalhadamente como será executado o plano de trabalho aprovado para esta pesquisa.

RETIRADO DO PLANO DE TRABALHO REFERENTE AO PROJETO DE PESQUISA "CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS LIVRES NA EDUCAÇÃO". Sob orientação do Prof.º Nelson Pretto. PIBIC 2009-2010.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar experiências de produção de recursos culturais abertos e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer. (Acessando as revistas do portal SEER/ Contactando outros usuários do sistema para conhecer outras formas de utilização do mesmo).

Analisar projetos de produção de materiais culturais abertos, dos movimentos de software livre e das licenças criativas. (Fazer análise descritiva de cada projeto encontrado).

Estudar as licenças criativas documentando as suas peculiaridades. (Elaborar um quadro comparativo com pontos relevantes de “cada licença”/caracterizando-as).

Experimentar tecnologias livres para a produção peer-to-peer.

Documentar a forma de utilização dessas tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer. (Arquivar documentos, textos, depoimentos)

Contribuir com a manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web. (Elaboração de um “programa de rádio”/ “similar” sobre o tema)

Analisar os procedimentos gerenciais de uma revista on line. (Encontros regulares com Aracele- Responsável pelo apoio técnico da Revista)

Analisar o uso da Revista da Faced on line. (Elaboração do artigo ao final da pesquisa)

RESULTADOS ESPECÍFICOS:

Listagem descritiva das formas mais utilizadas das tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer. (Coleta de dados em ambientes virtuais e em documentos oficiais, caso existam)

Relatórios das análises das potencialidades das tecnologias livres para a produção peer-to-peer. (Um a cada análise, condensamento ao final)

Listagem das experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer.

Escrita de um artigo conjuntamente com o tutor e o orientador da pesquisa

Programas de televisão sobre as temáticas estudadas para o ÉduCANAL? ? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED.

Acompanhamento da manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

--

EXTRATOS DE COMPREENSÃO DO ARTIGO DE SÉRGIO AMADEU - CONVERGÊNCIA DIGITAL, DIVERSIDADE CULTURAL E ESFERA PÚBLICA - LIVRO ALÉM DAS REDES DE COLABORAÇÃO.

1) Os ambientes informacionais e suas redes digitais, estão causando uma transformação na esfera pública MOTIVO 1 - Nova arquitetura da Rede / MOTIVO 2 - Custos de transmissão (pág 32).

2) É inegável o poder da grande mídia sobre a política e economia. Não é diferente nos ambientes de rede. (pág. 32)

3)Ao contrário do que ocorre nos demais ambientes, nos virtuais, não há como impedir a propagação de emissores particulares, individuias ou mesmo coletivos - independentes da grande mídia. (pág 34)

4) No cenário digital o mass mídia/capital só pode controlar a estrutura de conexão e não o fluxo de informação. (pág 34)

5) " A rede pode exercer um enorme contra-poder, seja no sentido econômico ou político". BENKLER. (pág. 34)

6) O poder do capital é neutralizado no caso da internet graças à sua arquitetura e os protocolos a que ela está submetida.

7) Elementos estruturantes da internet: RECONFIGURAÇÃO CONSTANTE e RECOMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS E dos CONTEÚDOS.

8) Napster aponta-se como o primeiro compartilhador de aruivos em mp3, utilizando sistema P2P?

9) Internet: Obra coletiva inacabada. (pág. 37).

10) A convergência é uma mudança de paradigmas.

11) O digital está abalando as velhas mídias e seus modelos de negócios. (pág.38)

12) Importância da cultura Hacker. (pág.41)

13) "A concepção da internet enquanto (sub) sistema e ambiente numa rede híbrida permite-nos compreendê-la como ente dotado de sua própria dinÂmicA de funcionamento e evolução e não apenas como suporte tecnológico e elemento de mediação." Assim um aplicativo anteriormente criado para atender determinadad demanda pode ser rapidamente incorporado à outros sistemas tais como o educaional. (pág. 42)

* Até agora somente faz sentido dizer Ambientes de Produção Colaborativa - estabelecidos/criados em Rede - P2P? . Aprofundar leituras para confirmar.

Iniciada a leitura do livro: PRETTO, N. d. L. Escritos sobre educação, comunicação e cultura, Campinas/SP, Papirus, 2008. (Duração: 01-15 de setembro/09)

Minhas breves percepções sobre a obra:

Os textos deste livro que até então foram lidos, são bastante relevantes especialmente para os recém ingressos neste Grupo de Pesquisa bem como neste projeto em expecífico. São relatos acumulados ao longo da carreira profissional do autor desde sua chegada ainda juvenil ao estado da Bahia até suas atividades exercidas no meio acadêmico recentemente. Os capítulos inicias são, na verdade, discursos e textos, publicações diversas, que tratam das políticas ligadas à "profissão professor" e da educação como um todo. Também são escritos que foram produzidos para eventos expecíficos como por exemplo, sua titulação como cidadão soteropolitano. Inicialmente foi assim que percebi esta obra. A seguir, exponho uma reflexão mais ampla que foi escrita após o término da leitura do livro.

Cheguei à universidade faz mais de dois anos. Ainda me considero um calouro, pois compreender um "universo" leva tempo e os quatro anos de graduação não serão suficientes. Esta percepção de mim mesmo só aumentou ao ler "Escritos sobre educação, comunicação e cultura" do Prof.º Nelson de Luca Pretto, um traçado de sua trajetória nos meios acadêmicos. Trajetória essa, nada linear e bastante longeva. Entrelaçada à jornada de outros grandes educadores tais como Felippe Serpa, Mary Arapiraca, Bob Fernandes, e outros - a lista é grande. O livro delineia as concepções de Nelson sobre três temas que permanecem na ordem do dia: A Educação, A Comunicação e A Cultura que queremos. Na verdade esta é uma coletânea com textos, artigos, publicações, organizadas em etapas e sempre, dentro dessas seções, em ordem cronológica. São as etapas:

Entrevistas e discursos.

Escritos: educação.

Educação: livros didáticos.

Cultura: o cuidado com as cidades e as gentes.

Ciência e tecnologia.

Tecnologia da informação: e chegaram os bytes.

Escritos com...

Outro ponto de alta relevância é encontrado em seus relatos sobre os trabalhos desenvolvidos, em companhia de seus colegas professores e bolsistas, no Grupo de pesquisa em educação comunicação e tecnologias, seu atual espaço de debate e produção dentro da UFBA. Durante esta leitura um epsódio interessante me ocorreu. Em paralelo à esta, assisti à série de entrevistas dadas por Nelson ao sítio do Jornal A Tarde. O marcante é que ao ler, imaginava o próprio escrevendo aqueles textos, e ao assistir, imaginava-o escrevendo. Isso graças à fidelidade e aproximação entre o texto escrito e narrado durante a entrevista. Nelson é um expoente do pensamento educacional em nosso país. Especialmente porque seu trabalho é abrangente estendendo-se por diversas outras vertentes as quais ele pode também falar com segurança - ele viveu e militou durante momentos decisivos da história brasileira. Enfim, "Escritos sobre educação, comunicaçãoe cultura" é uma ótima indicação para os que estão se aproximando do trabalhod do Prof. Doutor Nelson de Luca Pretto e mais ainda para os que querem encontrar uma (s) leitura clara de quem vivenciou e vivencia os dilemas pelos quais a educação (em seu sentido mais amplo) tem enfrentado na atualidade.


Página Inicial >> DiarioDanielPinheiro
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 24 Mar 2010 - 16:59:10 - DanielPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA