Relatório Parcial

Atividades

Descrição da Atividade

Período

Levantamento bibliográfico sobre a temática da pesquisa

Ago/2008 a Fev/2009

Registro da bibliografia em software de referenciamento

Ago/2008 a Fev/2009

Aprendizado do uso do sistema SEER

Ago/2008 a Fev/2009

Monitoria da disciplina EDC 287 -Educação e Tecnologias Contemporâneas

Ago/2008 a Dez/2008

Cobertura de palestras, defesas e eventos pela Rádio Faced Web

Ago/2008 a Fev/2009

Manutenção de página pessoal

Ago/2008 a Fev/2009

Manutenção do site e do blog Rádio Faced Web

Ago/2008 a Fev/2009

Escrita da monogafia de conclusão de curso

Ago/2008 a Fev/2009

Estudo software de referenciamento JabRef

Set/2008 a Fev/2009

Aprofundamento dos estudos teóricos sobre sistema de editoração de revistas, creative commons, conhecimento aberto e software livre e sua contribuição para os processos educacionais.

Set/2008 a Fev/2009

Participação em seminários da área, bem como nos seminários internos e no seminário estudantil de Pesquisa da UFBA.

Out/2008 a Fev/2009

Apresentação de trabalho no IX SEMPPG/XXVII SEMEP

Nov/2008

Oficina "Técnicas de Rádio \x{2013} Operação, Gravação e Edição" - Seminário Comunicador Comunitário - Rádio, Formação Cidadã e Desenvolvimento Local

Dez/2008

Resultados parciais e discussão

Durante esse período da pesquisa, os principais resultados obtidos foram:


A aquisição de novos conhecimentos acerca do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) e INSEER ( Incubadora do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), analisando as perspectivas que os arquivos abertos trazem para a educação, principalmente para a divulgação do conhecimento científico, e o potencial trazido pelo aumento da acessibilidade à produção acadêmica, em especial nos países como o Brasil, onde a maioria das pesquisas são financiadas com recursos públicos, sendo as universidades as principais fontes de produção científica do país. Isso facilita a criação de repositórios, uma alternativa eficiente para a comunicação científica e gestão do conhecimento, tornando-se também uma oportunidade de retorno à sociedade e da garantia do direito ao acesso à informação. No Brasil, o Scielo, biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, e o SEER,, software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica customizado pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) com base no software OJS (Open Journal Sistem), com sua incubadora (INSEER) são iniciativas pioneiras no país e têm contribuído para o acesso e produção do conhecimento científico, visto que há necessidade de acesso ao que foi produzido para o desenvolvimento de novas pesquisas. A construção de bibliotecas digitais de teses e dissertações, de iniciativa das próprias universidades também é mais uma iniciativa rumo ao uso dos repositórios, embora muitas universidades, e aqui vale lembrar da UFBA, ainda estejam em estágios iniciais.


Aprofundamento nos conhecimentos sobre Creative Commons , relacionando-o com a educação – Com a ampla possibilidade de difusão do conhecimento que as TIC trazem, torna-se cada vez mais urgente repensar os conceitos de propriedade intelectual, de direito autoral, para administrar a imensa quantidade de produções que circulam em rede e assim torná-los acessíveis a um número cada vez maior de pessoas, estimulando por sua vez a produção colaborativa e assegurando o direito fundamental à informação. Os estudos relativos a essa temática e a política de direitos autorais no Brasil têm prosseguido, tendo como base as informações da página oficial do Creative Commos Brasil e publicações oficiais, além de teóricos da área, apontando para o desenvolvimento do Movimento Creative Commos e da discussão a respeito do direito autoral na Internet, mas essa discussão muitas vezes ainda gira em torno apenas de possíveis soluções para combater a pirataria, quando na verdade se torna cada vez mais necessário analisar a quem o direito autoral da forma como está posto atualmente está beneficiando, além de uma reformulação deste para que o direito autoral garanta direitos realmente legítimos, sem tolher a liberdade de acesso ao conhecimento, que sempre é construído tendo como base o legado de outros. Essa discussão se torna de grande importância pelo fato de refletir sobre a concepção de educação e de conhecimento que estamos adotando, se o conhecimento deve ser compartilhado e acessível a todos ou deve estar restrito, sendo privilégio de alguns. Visando a difusão do conhecimento de uma forma mais democrática, o commons estimula o compartilhamento de informações, numa lógica de inteligência coletiva, onde o individual é fortalecido pela coletividade. Isso só é possível se o conhecimento produzido puder circular livremente. Licenças mais abertas também são um estímulo à produção colaborativa e à difusão do conhecimento, propiciando mais liberdade para usar o conhecimento produzido, para a escolha dos conteúdos considerados mais adequados a ser usados em sala de aula e a oportunidade de trabalhar com as diversas visões sobre os temas que serão abordados, aspectos que são essenciais se queremos uma educação de qualidade, que visa formar cidadãos críticos e atuantes, capazes de realmente transformar a sociedade em que vivem .


Aprofundamento nos conhecimentos sobre software livre, relacionando-o com a educação – Nesta etapa da pesquisa, além do estudo de softwares específicos como OJS (criação e gerenciamento de periódico eletrônico), audacity (edição de áudio) e JabRef (banco de gerenciamento de referências bibliográficas), foram estudadas algumas políticas adotadas, a exemplo do chamado Protocolo Brasília, que formaliza a adesão de formatos abertos baseados no ODF (Open Document Format) como padrão para documentos oficiais nos órgãos federais, e a publicação da norma ABNT NBR ISO/IEC 26300 - Tecnologia da informação - Formato aberto de documento para aplicações de escritório (OpenDocument? ) v.1.0, em vigor desde o dia 12 de junho de 2008. Também foi feito uma análise sobre o protocolo de Intenções assinado pelo Governo da Bahia e a Red Hat , empresa conhecida pelo apoio ao desenvolvimento de softwares livres, após assinar um outro protocolo de intenções com a Microsoft, maior empresa desenvolvedora de software proprietário, o que deixou claro que apesar de o governo estadual reconhecer as vantagens do uso do software livre, ainda há a carência de políticas claras no que se refere à sua implementação, políticas essas que trarão grandes benefícios à educação, como a produção colaborativa, e também uma nova lógica de construção de saberes, na qual o conhecimento nunca é tido como pronto e acabado, mas como algo a ser construído coletivamente, discutido, transformado. Os resultados alcançados possuem mais qualidade pelo fato de haver uma construção coletiva. Desta forma, os educandos passam a sentir-se autores do seu processo de formação e não consumidores passivos que têm como função assimilar as informações transmitidas, estando totalmente implicados na sua formação e refletindo sobre seu próprio processo de aprendizagem.


Aquisição de novos conhecimentos acerca do software de gerenciamento de referências bibliográficas JabRef, um banco de dados livre construído em Java – Este software foi utilizado para o cadastramento das referências bibliográficas encontradas nesta pesquisa e as referências que serão utilizadas para a monografia de conclusão de curso. A importação de referências em formato de acordo com as normas da ABNT está em andamento, bem como sua customização de acordo com as necessidades da pesquisa em andamento e do Grupo de Pesquisa.


Escrita da monografia de conclusão de curso – A escrita da monografia de conclusão de curso, que tem como objeto de pesquisa a Rádio Faced Web, rádio web da Faculdade de Educação da UFBA, já está em andamento, com levantamento bibliográfico inicial concluído e registrado no software de referenciamento JabRef e dois capítulos com a versão inicial em andamento.


Divulgação e participação nos Movimentos Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres – No último Seminário Estudantil de Pesquisa foram divulgados os resultados da pesquisa Tecnologias livres, a construção do commons e a educação, financiada pelo CNPq, sob orientação do professor Nelson De Luca Pretto, realizada no período 2007-2008, que tratava dos benefícios do uso de tecnologias livres e do licenciamento criativo para a educação. Quanto à pesquisa atual, a oficina "Técnicas de Rádio – Operação, Gravação e Edição" realizada no Seminário Comunicador Comunitário - Rádio, Formação Cidadã e Desenvolvimento Local, foi uma oportunidade de divulgar a filosofia do software livre e os conhecimentos adquiridos a respeito do uso de software audacity em rádios web para gravação e edição de conteúdos.

Referências

BRITTES, Juçara Gorski e PEREIRA, Joanicy. Tecnologias da informação e da comunicação e a polêmica sobre direito autoral: o caso Google Book Search. Ci. Inf., Brasília, jan./abr. 2007. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a13v36n1.pdf>. Acesso em 26 fev. 2009.

COSTA,S.M.S.. Impactos de uma "filosofia aberta" na comunicação científica hoje: as mudanças que o acesso aberto/livre (open access) provocam. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos ... São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R4604-1.pdf>. Acesso em 26 fev. 2009.

ELIAS, Paulo Sá. Novas tecnologias, telemática e os direitos autorais. Disponível em: <http://www.alfa-redi.com//apc-aa-alfaredi/img_upload/9507fc6773bf8321fcad954b7a344761/sa_1.pdf>. Acesso em 27/02/2008.

KURAMOTO, Hélio. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ci. Inf. , Brasília, v. 35, n. 2, 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 Ago 2008.

MARCONDES, Carlos Henrique; SAYAO, Luis Fernando. Documentos digitais e novas formas de cooperação entre sistemas de informação em c&t. Ci. Inf. , Brasília, v. 31, n. 3, 2002 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 Ago 2008.

MICHEL, Jean. Direito de autor, direito de cópia e direito à informação: o ponto de vista e a ação das associações de profissionais da informação e da documentação. Ci. Inf. , Brasília, v. 26, n. 2, 1997 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 Mar 2008.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ci. Inf. , Brasília, v. 35, n. 2, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 Ago 2008.

PINTO, Evelyn Cristina. Repensando os Commons na Comunicação Científica. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciência \x{2013} Área de concentração: ciência da computação) \x{2013} Instituto de Matemática e Estatística/USP, São Paulo, 2006. Orientador: Prof. Titular Imre Simon. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-07052007-092617/publico/dissertacaofinal.pdf>. Acesso em 26 fev. 2009.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Propriedade Intelectual. 2007. Disponível em: <http://www.culturalivre.org.br/artigos/DHPI-Flavia-Piovesan.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2008

SENA, Nathália Kneipp. Open archives: caminho alternativo para a comunicação científica. Ci. Inf. , Brasília, v. 29, n. 3, 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 Ago 2008.


-- GessicaAragao - 26 Feb 2009

Página Inicial >> WebPesquisa >> PibicGessica
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 02 Mar 2009 - 13:52:19 - GessicaAragao     |     Copyleft Faced-UFBA