3. Formação acadêmico, pessoal e cultural


Indique possíveis contribuições do Programa Permanecer nos itens abaixo.

3.1 Novos conhecimentos acadêmicos obtidos.

Inserida no GEC( Grupo de pesquisa em Tecnologia Educação e Comunicação) atraves do projeto Tabuleiro Digital, pode compreender a importancia da inclusão digital no processo de inclusão social, e o papel do software livre na democratização do conhecimento.

Participação da disciplina EDC28-Educação e Tecnologias Contemporânea, com o objetivo com compreeder as tecnologias de forma mais critica e participar de forma ativa no processo de construção de conhecimento atraves dos ambientes vitual de aprendizagem como: blog, moodle, plataforma twiki e lista de discursão.Durante a disciplina participei de oficinas para edição de imagem vetorial (Inkscape, oficina para edição de vídeo (kino), oficina para edição de áudio (audacity) e oficina para edição de páginas web (Twiki).

3.2 Aprendizagem de técnicas relacionadas à futura vida profissional, laços sociais e profissionais com professores e outros colegas.

Aprende a importancia de um bom relacionamento em grupo, principios como: cooperação,colaboração, interação e solidariedade. São comuns entre os membros do GEC.

Principalmente os professores e os membros mais antigos estão sempre dispostos a ajudar, com o objetivo de crecimento de todos, diferentemente de outros ambientes que a comptetição e o conhecimento fechado regem o relacionamento entre as pessoas.

Nesse grupo pude conviver com pessoas de vários níveis academicos e essa convivencia me fez pensar na possibilidade de continuar estudando depois da graduação.

3.3 Participação em eventos culturais e científicos dentro e fora da Universidade.

IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (IX SEMPPG) na UFBA.

3.4 Outros.

3.5 Leituras realizadas por você nesse período, diretamente relacionadas ao projeto.

*Monografia: TABULEIRO DIGITAL: VIVÊNCIAS, DINÂMICAS E TENSÕES. UM ESTUDO DE CASO, por Joseilda Sampaio de Souza.

*Cartilha do Software Livre

*Mapa da Exclusão Digital, disponivel em: <http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/APRESENTACAO/SUM%C1RIO.pd>

*Cartilha de informática básica em software livre, disponivel em: <http://www.cidadaniadigital.ba.gov.br/downloads/cartilha.pd>

4. Sugestões e críticas ao programa

-- SulaneRibeiro - 02 Jun 2009

Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetoPermanecerEspecializacao >> PagSulane >> RelAtSulaneRibeiro
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 04 Jun 2009 - 19:49:17 - MoniqueBernardes?     |     Copyleft Faced-UFBA