2.2 Justificativa para a não realização das atividades previstas no cronograma:

Elaboração do relatório parcial : Não houve a chamada para a realização do relatório.

Participação, com a unidade móvel do Projeto em eventos: Não houve a participação da unidade móvel em eventos.

3. Formação acadêmico, pessoal e cultural


Indique possíveis contribuições do Programa Permanecer nos itens abaixo.

3.1 Novos conhecimentos acadêmicos obtidos.

Inserida no GEC( Grupo de pesquisa em Tecnologia Educação e Comunicação) atraves do projeto Tabuleiro Digital, pode compreender a importancia da inclusão digital no processo de inclusão social, e o papel do software livre na democratização do conhecimento.

A participação na disciplina EDC28-Educação e Tecnologias Contemporânea, teve com o objetivo compreeder as tecnologias de forma mais critica e participar de forma ativa no processo de construção de conhecimento atraves dos ambientes vituais de aprendizagem como: blog, moodle, plataforma twiki e lista de discursão.Durante a disciplina participei de oficinas para edição de imagem vetorial (Inkscape, oficina para edição de vídeo (kino), oficina para edição de áudio (audacity) e oficina para edição de páginas web (Twiki).Essas oficinais foram fundamentais para minha atuação como monitora, especialmente a de twiki, pois pude atuar ativamente na mudança no site do projeto Tabuleiro Digital.

Temas discutido no grupo: Cultura digital; Inclusão digital; Software livre; Jogos virtuais; Tecnologias contemporâneas; Internet; Relações de poder; Inclusão/Exclusão o social;Rádio web; Educação à distância; Politicas públicas, dentre outro temas, envolvendo a educação e as tecnologias.

3.2 Aprendizagem de técnicas relacionadas à futura vida profissional, laços sociais e profissionais com professores e outros colegas.

Aprendi a importancia de um bom relacionamento em grupo, principios como: cooperação, colaboração, interação e solidariedade. Que são comuns entre os membros do GEC.

Principalmente os professores e os membros mais antigos estão sempre dispostos a ajudar, com o objetivo de crecimento de todos, diferentemente de outros ambientes que a competição e o conhecimento fechado regem o relacionamento entre as pessoas.

Nesse grupo pude conviver com pessoas de vários níveis academicos e essa convivencia me fez pensar na possibilidade de continuar estudando depois da graduação. A convivencia em um grupo de pesquisa, nos mostra um outro papel da universidade, a preocupação e o cuidado em gerar novos conhecimentos e o envolvimento com a comunidade ,uma realidade que não conhecia antes de participar do GEC.

Antes de entra na universidade , apenas a via como um meio, no qual iriamos estudar e sair com uma qualificação pra o mercado, mais na verdade pude perceber que o a universidade é mais do que isso, pois como academicos podemos e devemos transformar a sociedade. Essa responsabilidade se torna maior ao salientar que estudamos em uma universidade pública.

Como monitora do projeto tive contato com jovens de comunidade circuvisinha da universidade que buscam mais que o simples acesso a internet gratuita mais também uma forma de ficar longe da violencia dos seus bairros. Apesar das tensões entre os estudantes da universidade e esses jovens, puder perceber o grande papel social do projeto. E isso me fez crecer como pessoa e profissiocial, hoje vejo o social acima do individual, e que é possivel sair do discurso e atuar seja diretamente ou indiretamente na sociedade.

3.3 Participação em eventos culturais e científicos dentro e fora da Universidade.

IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação na UFBA;Defesas de teses relacionadas ao GEC; IV Festival de Software Livre da Bahia ; Seminário Rádio Faced Web.

3.5 Leituras realizadas por você nesse período, diretamente relacionadas ao projeto.

CAZELOTO, Edilson. Inclusão digital: uma visão crítica. São Paulo: SENAC, 2008.

Mapa da Exclusão Digital, disponivel em: <http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/apresentacao.htm> Acesso em: 12 de agosto 2008

SOUZA, Joseilda Sampaio. Tabuleiro Digital: Vivências, Dinâmicas e Tensões. Um estudo de caso. Salvador

SOFTWARE LIVRE BAHIA. Cartilha de Software Livre, 2 a Edição. Abril de 2005

SILVEIRA, Sergio Amadeu. Exclusão Digital:A miséria na era da informação. 2 Edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, Junho de 2005

-- SulaneRibeiro - 02 Jun 2009

Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetoPermanecerEspecializacao >> PagSulane >> RelAtSulaneRibeiro
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 08 Jun 2009 - 10:13:39 - SulaneRibeiro?     |     Copyleft Faced-UFBA