SET Nordeste

Estive presente nos dias 20 e 21 de julho, no SET Nordeste, Seminário de Tecnologia em Televisão, Rádio, Internet e Telecomunicações. O seminário contou com a participação de engenheiros elétrico, professores, gerentes de vendas, com o presidente da SET e outros. Foram discutidos no seminário temas que vinham desde a TV Digital, até radiações, contorno de proteção a vida e irradiantes. A palestra de Roberto Franco ( Presidente da SET) foi de grande destaque. Franco nos trouxe, a discussão dos " Cenários da TV Aberta: os novos paradigmas na Pós convergência - Business / Teconologia / Pessoas".

O digital seria uma evolução ou uma revolução? De acordo com Franco tudo que nos rodeia esta ligado a fatores econômicos, sociais e políticos.

Então se ao introduzirmos o digital

apenas um desses fatores se altera = estaremos falando de um inovação uma evolução

mas se todos os fatores se alteram simultaneamente = já será uma revolução salto de época

A tecnologia nasce para atender determinada especificidade, mas com o passar do tempo, abre-se um leque e ela passa a atender novas e mais necessidades .

Tratou-se também da diferença entreb TI e TC. Muitas pessoas costumam se atrapalhar com esse dois tipos de tecnologia. A tecnologia da informação ( TI ) seria o tratamento da informação ( gerir, recuperar ), precisa-se da segurança dos dados, porém nesa ainda existi falha. Já a tecnologia da comunicação ( TC ) é a transmissão da informação, nessa não é tolerante a falha, pois existindo, no processo de comunicação, gerará prejuízo. Então é importante lembrar que TI e TC tem perfis diferentes. Voltando a TV Digital hoje numa emissora de TV Aberta ocorre o seguinte:

a produção a trasmissão daí recepção é digital é analógica é analógica

Produz digitalmente, transmite analogicamente, e recebe analogicamente. O circuito digital é mais fácil de ser produzido. Mudando nossa transmissão de analógica para digital, o que irá mudar, é que a imagem transportada até nossa casa modificará em aspectos qualitativos. A imagem recebida em casa, será igual a vista no estúdio.

A TV Digital amplia... mantêm a qualidade diminui ruídos, praticamente não se tem mais ruídos, nem interferências.

O sistema digital amplia a recepção, o seu envolvimento. Traz algo mais sincronizado, interativo. Pode mandar dados- informações complementares. Hoje a TV Brasileira não é interativa, ela utiliza de outros meios para se torna interativa, meios como o telefone, a carta, a internet... Com a TV Digital todos os canais privados poderão transmitir simultaneamente para receptores móveis, portáteis e fixos. Será o mesmo conteúdo na programação analógica.

José Raimundo Cristovam, da Unisat / RJ complementou sua exposição com dados estátisticos. Tratando da "TV Digital e Telecomunicações: Momento atual, Business, Tecnologias e Tendências", Cristovam falou da ICT, as tecnologias da infocomunicações aplicadas aos mercados no Brasil. O Brasil detém a 12 posição no ranking de países com mais domínios registrados na internet mundial. Cerca de 37% do PIB brasileiro passam atualmente pela internet . Apenas 15% da população tem acesso a internet.

Telecom: cenário mundial

- muita concentração, principalmente telefonia fixa - competição na telefonia móvel - expressiva internacionalização - notória dominação de operadoras herdeiras dos monopólios privados

Percebe-se que a telefonia fixa esta caindo.

Telefonia fixa : com VOIP e sobretudo barateamento expressivo das tarifas de interconexão, o serviço de voz passará a ser cafezinho ( pelo preço ).

Serviços móveis :

Linhas telefônicas : aumenta a ociosidade e transforma passivo em ativo

Novas tecnologias : acelera essas mudanças

Novos modelos e negócios

As novas tecnologias dirigem busca continua por novos serviços, a compra de equipamentos é realizada em alta escala mundial : redução de custos depende da obediência a padrões tecnológicos.

Achei interessante essas duas palestras ( J.R. Cristovam e Roberto Franco) e por isso decidi compartilhar com vocês. Quanto as outras, por serem apresentadas por gerentes de vendas, engenheiros, professores, estão muito mais ligadas a parte técnica e a propagandas - de como instalar antena, os sistemas irradiante aplicado a TV Digital, cuidados - e não quis expor. Mas qualquer dúvida podem enviar e-mail para dart@ufba.br -- DartAraujo - 24 Jul 2006

Página Inicial >> WebPesquisa >> ProjetoPibic20062007 >> AtividadesDart
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 25 Jul 2006 - 10:47:10 - DartAraujo?     |     Copyleft Faced-UFBA