Softwares para referenciamento bibliográfico: uma análise necessária
A
NBR 6023/2002 (Informação e documentação - referencias) define Referência como sendo um "conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual". A NBR 6023/2002 é um padrão técnico estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e tem como um dos objetivos destinar-se "a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros".
Referenciar uma determinado artigo científico, tese e/ou dissertação é fundamental para a sua posterior utilização numa escrita de texto (paper, por exemplo). Quando realizamos pesquisas científicas ou literárias, consequentemente, registramos todo a documentação utilizada desta investigação, isso vem a ser a referência. A disponibilidade de referências sobre determinados títulos e/ou autores facilita a busca e inserção destes em outros textos. Segunda Elda Coelho Bussinguer, coordenadora da Faculdade de Direito de Vitória, "ao padronizar os elementos que devem constar de uma referência, e estabelecer a ordem e a forma como devem aparecer, a norma tem por objetivo evitar que não se consiga localizar uma obra ou que se gaste tempo desnecessário nesta tarefa." A referencia bibliográfica então seria um conjunto de elementos que identificaria uma publicação.
Pode-se haver diversos tipos de documentos bibliográficos: discos, fitas, filmes, livros, capítulos de livros, monografias, dissertações, teses, artigos de publicações periódicas, documentos eletrônicos, entre outros. Referências a esses documentos podem ser armazenados em banco de dados especialistas(1) local e, também, "online", disponível ou não para o público. O registro em bancos de dados locais é feito via software, ou seja, são os conhecidos
softwares de gerenciamento para referenciamento bibliográfico, ou simplesmente, softwares bibliográficos. Softwares bibliográficos geram bibliografias em formatos específicos.
Existem diversos
softwares (programas para computadores) que realizam a função de referenciar bibliograficamente um documento, tanto softwares "livres"(2) quanto proprietários. O
Endnote é o programa proprietário mais conhecido. É de excelente qualidade e acreditamos que deve ser tomado como referência para o desenvolvimento e estudos dos livres que deveremos estar usando e sugerindo. Faremos uma análise de outros programas, considerados "softwares livres". A pesquisa foi feita totalmente pela internet, e o site sourgeforge.net (ver
http://sourceforge.net/index.php) foi utilizado para análise destes softwares, pois dispunha de mecanismo de avaliação como por exemplo, a primeira vez que tal software foi registrado, a última vez que foi atualizado, se possui documentação, quantidade de desenvolvedores, bugs registrados e estatísticas, como por exemplo, quantos usuário consultaram tal software por dia. Além disso, utilizamos também ferramentas de buscas.
Na wikipedia encontramos uma tabela comparativa sobre diversos softwares. Veja a tabela abaixo (por a imagem do seguinte link):
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_reference_management_software
É uma tabela que informa os softwares bibliográficos, dividindo em quais são necessários o usuário instalar o seu próprio servidor ou os que são hospedados numa página web. Há também informações relativas a que tipo de editor de texto o software está integrado, quem é o seu desenvolvedor, qual a última versão estável(3), o seu custo, se é Open Source(4) e qual seu tipo de licença (proprietária, GPL(5), entre outras)
Para o tratamento da pesquisa, algumas reflexões são importantes devido ao grande número de softwares encontrados:
1- Qual opção escolher?, 2- O que considerar na escolha? É preciso definir critérios de avaliação. O aluno de pós-graduação em Eng. Produção do NUMA (Núcleo de Manufatura Avançada), Maicon G. Oliveira, traz questões importantes como definir a opção por software livre e Open Source, exportação de citações para word, customização do formato de exportação das referências, inserção de comentários nas referências, interface amigável e importação de metados de referências de Bases de Dados. Todos esses pré-requisitos são relevantes, mas vamos rediscutir um ponto destes e adicionar mais um. Primeiramente, para nós adeptos do software livre será interessante a integração com o Open Office ao invés do Word, e segundo, o software deve ter a possibilidade de formatar suas referências seguindo as normas ABNT.
Softwares Pesquisados
#
Pybliographer
#
Refbase
#
Zotero
#
BIBUS
(1) Bancos de dados especialistas são bd voltados exclusivamente para um único objetivo, neste caso, para o referenciamento bibliográfico.
(2) O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa.
(3) Entende-se por versão estável, aquele programa que seja o último lançado oficialmente e em condições de uso pelo sistema operacional.
(4) Open source se refere a programas de código aberto e respeita as quatro liberdades do software livre.
(5) Do inglês
General Public License, a GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: 1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0); 2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; 3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2); A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
FONTES
* BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS: NBR 6023/2002. 2007. Disponível em:
http://www.fdv.br/downloads/normatizacao_de_referencias.pdf. Acesso em: 02 abr. 2008;
* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023 - Information and documentation - References - Development Descriptors: References. Documentation. Rio de Janeiro, 2002. 24f.
http://www.unb.br/ciord/informacoes/defesa/abnt_nbr6023_2002_referencia.pdf. Acesso em: 02 abr. 2008;
* Referências. Disponível em:
http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/referencias.html. Acesso em: 02 abr. 2008.
* Versões/Lançamentos Debian. Disponível em:
http://www.debian.org/releases/index.pt.html. Acesso em: 03 abr. 2008.
* GPL. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License. Acessado em: 03 abr. de 2008.
* Gestão de Referências e
JabRef. OLIVEIRA, Maicon Gouvêa. Disponível em:
http://www.eesc.usp.br/eesc/administracao/biblioteca/semana_pos/arquivos/Ap_JabRefv2.ppt. Acessado em: 29 mar. de 2008.
--
FabricioSantana - 02 Apr 2008