RASCUNHO: WIKI

Ward Cunningham inventou a wiki. Ele começou a programar o software WikiWikiWeb? em 1994 e o instalou no seu website de sua empresa de consultoria de Software, Cunningham & Cunningham.

Wiki é uma ferramenta colaborativa que permite a edição coletiva de documentos, em hipertexto, usando um determinado sistema sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Permite que todas as pessoas nele cadastradas alterem o conteúdo de suas páginas, sem a necessidade de esperar por um administrador ou moderador. Há uma facilidade com que páginas são criadas e alteradas, pois a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Idéia de Coletividade. Essas características tornaram o wiki, em menos de dez anos, uma ferramenta extraordinária para a criação cooperativa de hipertextos.

Em wikis tradicionais, existem três representações por cada página: o código HTML, a página resultante de códigos da sua edição pelo web browser, e o código-editado com HTML que o servidor produziu. As instruções de formatação permitidas por um wiki variam consideravelmente, dependendo do mecanismo utilizado.

Em wikis, cada página geralmente contém um grande número de ligações para outras páginas. Páginas com navegação hierárquica são frequentemente usadas em grandes wikis, mas não devem ser usadas. As ligações são criadas usando-se sintaxe específica, o chamado "padrão-link". CamelCase? : padrão em que palavras começam com letras maiúsculas, sem espaço entre elas. Numa wiki não existe dois artigos com títulos repetidos, assim ajuda a eliminar ambiguidades. Wiki distingue maiúsculas de minúsculas como sendo letras distintas para o armazenamento.

À primeira vista, todo mundo suspeita que um wiki rapidamente vai se transformar num verdadeiro caos, isto se não for vandalizado de vez. Nada mais errado, felizmente. Para apreciar o poder criativo do wiki, visite qualquer uma das páginas wiki. O controle dos usuários se faz necessário em dois casos: gerenciamento e utilização. Um wiki muito pequeno costuma ter a necessidade de adicionar um controle que impede autores anônimos para evitar vandalismos. Enquanto que a maioria dos wikis públicos, que costumas ser grandes, dispensam qualquer tipo de registro.

A facilidade de interação e operação faz do wiki uma efetiva ferramenta para escrita colaborativa conhecimento compartilhado.

Já twiki, segundo a definição em twiki.ufba.br, "é um ambiente de desenvolvimento colaborativo, que permite que pessoas em lugares diferentes trabalhem na construção do conteúdo das Webs". Ou seja, o twiki é um ambiente baseado no modelo wiki de construção colaborativa.

Enfim, fundamentalmente, sistemas wiki são páginas webs editáveis. Tem como objetivo combinar seus benefícios e uma aplicação de banco de dados. Organiza conteúdos, tornando sua estrutura e conteúdos dos textos abertos para a edição e evolução, assim os leitores podem modificar conteúdos incompletos ou mal organizados. Em conjuntos com aplicações de Banco de Dados, deixa os dados altamente estruturados e com controle de acesso.

Definições já encontradas, wiki é: software, tipo de site, ferramenta, metodologia.

BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
http://en.wikipedia.org/wiki/Wiki http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki
http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=faq+Wiki&bl
http://twiki.ufba.br

-- FabricioSantana - 20 Sep 2006

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 14 Nov 2006 - 13:46:37 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA