Ambulatório de Nutrição do Magalhães Neto

Coordenação: Raquel Rocha dos Santos

Professores Orientadores: Profª. Patrícia Quadros, Profª. Tereza Cristina Bomfim de Jesus Deiró, Profª. Rosângela Passos de Jesus Mazza, Profª. Profa Linda Susan, Profª. Viviane Sahade Souza, Profª. Adenilda Queiroz, Profª. Maria Helena Gusmão

Apresentação: Ao longo dos anos o corpo docente da Escola de Nutrição da UFBA vem se empenhando no sentido de criar oportunidades para que aos alunos possam obter na prática, conhecimentos e habilidades imprescindíveis à assistência e aducação nutricional. Nesse sentido, o Projeto de Atendimento Ambulatorial em Nutrição Clínica foi criado em 1992 e vem sendo ampliado a cada ano. Atualmente, os ambulatórios de nutrição que fazem parte desse projeto funcionam no pavilhão Prof. José Francisco Magalhães Neto em parceria com a Faculdade de Medicina, FAMED, e estão vinculados aos ambulatórios das diversas especialidades médicas, num trabalho conjunto e transdisciplinar. Além de promover assistência nutricional à população, o Projeto de Atendimento Ambulatorial em Nutrição Clínica se constitui em um rico campo de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo não apenas para uma adequada formação profissional, mas também para a geração de novos conhecimentos.

População atendida: Pacientes oriundos da rede básica de Saúde, que necessitam de atendimento em determinada especialidade. O médico solicita uma interconsulta para a especialidade dos Ambulatórios, que funcionam no Pavilhão Professor Francisco Magalhães Netto.

Como fazer a matrícula: trazer o pedido de Interconsulta, carteira de identidade e um comprovante de residência.

Ambulatório de Nutrição/ Obesidade

Orientadora: Professora Adenilda Queiroz

Funcionamento: São realizados atendimentos nutricionais às pessoas portadoras de Obesidade grau III ou Grave. Os pacientes são encaminhados pelo Ambulatório de Endocrinologia ou por outro ambulatório médico, para que sejam atendidos e acompanhados pelo Serviço de Nutrição. Também são enviados os pacientes que deverão ser submetidos ao tratamento cirúrgico (cirurgia bariátrica Fobi-Capella) para que recebam acompanhamento antes e após o ato cirúrgico. No Serviço de Nutrição eles também recebem acompanhamento Psicológico onde é aplicada a Terapia Cognitiva Comportamental, visando oferecer um apoio a esses pacientes.

Ambulatório de Nutrição/ Gastroenterologia

Orientadora: Professora Raquel Rocha dos Santos

Funcionamento: 2ª feira das 13:00 às 17:00. Realiza-se atendimento nutricional especializado para os pacientes que apresentam enfermidades do trato digestório (esôfago, estômago, intestinos, vesícula biliar e pâncreas). Em geral são pacientes encaminhados pelo Ambulatório de Gastroenterologia. Estes pacientes são orientados quanto aos cuidados alimentares, participam de atividades educativas e são monitorados até que apresentem melhora clínica e nutricional.

Ambulatório de Nutrição/Geriatria

Orientadora: Professora Patrícia Quadros

Funcionamento: 2ª feira das 8:00 às 12:00h. Neste ambulatório o atendimento nutricional à população com idade igual ou superior a 60 anos norteia as atividades de Ensino e Pesquisa na área de Nutrição e Envelhecimento. São desenvolvidas pesquisas nas linhas de avaliação nutricional e envelhecimento, déficit cognitivo e estado nutricional e preditores antropométricos de tecido visceral. Os idosos recebem atendimento especializado no qual são considerados os aspectos inerentes ao processo de envelhecimento.

Ambulatório de Nutrição/ Diabetes Mellitus

Orientadora: Professora Tereza Deiró

Funcionamento: 3ª feira da 8:00 às 12:00 h São realizados atendimentos nutricionais aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 e tipo 2 encaminhados pelos serviços de atenção básica e ambulatório de Endocrinologia. A depender da gravidade e das comorbidades que o paciente apresente e da adesão ao plano alimentar, os pacientes são marcados para consulta de retorno com maior ou menor brevidade. Tratando-se de uma patologia crônica e progressiva os pacientes necessitam muitas vezes de um acompanhamento Psicológico. São desenvolvidas atividades sobre alimentação saudável, discussão de artigos científicos, revisão dos prontuários dos pacientes atendidos e estudo dos casos que apresentam mais comorbidades ou descompensação da glicemia.

Ambulatório de Nutrição / Hepatologia

Orientadora: Professora Rosângela Passos de Jesus Mazza

Funcionamento: 3ª feira das 13:00 às 17:00 h Realiza-se assistência nutricional a pacientes encaminhados pelo Ambulatório de Hepatologia e outros Ambulatórios que possuam pacientes com indicação para esta especialidade. São portadores de doenças hepáticas crônicas virais e alcoólicas, cirrose biliar primária, cirrose hepática, esteatohepatite não alcoólica e outras enfermidade do fígado.

Ambulatório de Nutrição / Nefrolitíase

Orientadora: Professora Maria Helena Gusmão

Funcionamento: 4ª feira de 8:00 às 12:00 h Realiza-se assistência nutricional em nível primário e secundário a pacientes em qualquer faixa etária, encaminhados pelo Ambulatório de Nefrologia que sejam portadores de doenças renais tais como litíase, síndrome nefrotica, insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica.

Ambulatório de Nutrição/Hipertensão Arterial

Orientadora: Professor Natanael Moura

Funcionamento: 4ª feira das 13:00 às 17:00 h Os pacientes atendidos neste Ambulatório são encaminhados pelo Ambulatório de Hipertensão Arterial, Cardiologia e outros Ambulatórios que atendam pacientes com HAS. São atendidos individualmente e prescrito um Plano Alimentar para emagrecimento, caso estejam acima da eutrofía, oferecidas orientações para uma menor ingestão de alimento ricos em cloreto de sódio e orientados a praticar atividades físicas.

Ambulatório de Nutrição do Adulto

Orientador: Professora Linda Susan

Funcionamento: 5ª feira das 13:00 às 17:00 h São atendidos em parceria com a FAMED pacientes portadores de Transtornos Alimentares: Anorexia Nervosa, Bulimia, Transtornos da Compulsão Periódica e Obesidade grau I e II. Os pacientes são encaminhados pelo Ambulatório de Psiquiatria, de cirurgia Plástica e outros. São realizadas as medidas antropométricas, que auxiliado por outros indicadores, mostrará o estado nutricional do paciente.

Ambulatório de Nutrição/Cardiopatias

Orientadora: Professora Viviane Sahade Souza

Funcionamento: As cardiopatias representam a maior de todas as endemias do século XX nos paises ocidentais. No Brasil, pode-se observar que as taxas de mortalidade superam as decorrentes de causas externas, doenças malignas e as decorrentes de moléstias respiratórias. As três principais doenças letais no Brasil são: Infarto do miocárdio, Insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
O Ambulatório de Nutrição/Cardiopatias foi criado em Outubro de 2007 e possui os seguintes objetivos principais:
· Utilizar dietas individualizadas, em detrimento às “dietas prontas”, possibilitando o processo de reeducação alimentar, além de propiciar à adequação a realidade sócio-econômica do paciente;
· Orientar os pacientes quanto importância da restrição de determinados micronutrientes que podem agravar o quadro clínico;
· Reduzir os riscos de co-morbidades associados à cardiopatia, através do processo de reeducação alimentar;
· Melhorar e/ou recuperar o estado nutricional dos pacientes atendidos;
· Propiciar uma melhor qualidade de vida.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...