Estudantes de Gastronomia da ENUFBA fazem apresentação de Ateliê Gastronômico*
Os estudantes do 3º semestre do Curso de Bacharelado em Gastronomia da ENUFBA apresentaram no dia 03/07, o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina NUT A30 - Ateliê Gastronômico II, ministrada pelo prof. Walison Fábio Rogério. Cada turma prática desenvolveu os trabalhos sobre um tema proposto: Itália, França e Espanha como forma de uma das avaliações da disciplina. Todas as turmas estão de parabéns!
Acesse a nossa galeria de fotos
CAPES e CNPq liberam acúmulo de bolsas com atividades remuneradas*
Uma portaria conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) muda regras que beneficiam os pesquisadores bolsistas matriculados em programas de pós-graduação do Brasil. Os mesmos poderão, a partir de agora, receber complementação financeira de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica. Porem, não poderão acumular bolsas das agências públicas de fomento. Acesse o
texto completo
FASEOLAMINA: inibidor de absorção de carboidratos*
O feijão contém uma glicoproteína chamada de faseolamina que inibe a ação da enzima alfa-amilase e conseqüentemente a conversão dos carboidratos em glicose. Este efeito de reduzir a absorção de glicose diminui a ingestão energética resultando em menor ganho de massa corporal. Além disso, este efeito auxilia a manutenção dos níveis normais de glicose. (UDANI, 2004). A pesquisadora e nutricionista Renata Ramos (2009), afirma que, o efeito benéfico da faseolamina só acontece no nosso organismo, se ele for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco.
Saiba mais.
Música dos blocos afros passa por fase de renovação*
A música dos blocos afros passa por fase de renovação, em grande parte, o processo deve-se à ampliação da temática a que se dedicam compositores da nova geração, como Sandro Teles, do Ilê Aiyê, que exerce o cargo de servidor técnico administrativo da Escola de Nutrição da UFBA.
Teles afirma "
O que vemos é uma abertura maior, sem deixar de lado a tradição", isso é visível em eventos como o Festival de Música Negra do Ilê,que ele coordena.
"Em paralelo à produção ligada ao tema do Carnaval, na categoria livre os compositores apresentam questões ligadas a seu cotidiano".
A mudança é visível também na batida dos blocos, com o samba-reggae incorporando elementos de outros ritmos musicais. A mudança de postura dos blocos de matriz africana se dá também em outra vertente, a empresarial.