Queda da desnutrição em todo o país reduz desigualdades regionais

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), financiada pelo Ministério da Saúde e divulgada pelo IBGE, revelou a diminuição acentuada da desnutrição em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país. O Nordeste é o território que mais reduziu os índices de desnutrição infantil, alcançando percentuais próximos aos do Sudeste e Centro Oeste, que historicamente apresentavam índices menores. O excepcional declínio do problema da desnutrição nesta década está associado às melhorias observadas no poder aquisitivo das famílias de menor renda, com a valorização do salário mínimo e à complementação da renda; ao aumento da escolaridade das mães; à universalização do ensino fundamental e à ampliação da cobertura de serviços básicos de saúde e saneamento. Porém, os resultados da POF reforçam alerta sobre uma das principais preocupações com relação à saúde da população: o acelerado crescimento da obesidade em todas as faixas etárias.

Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE? ) 2009 revela perfil nutricional dos escolares brasileiros

Em 2009, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE? ) avaliou o estado nutricional dos escolares que estavam freqüentando o 9º ano do ensino fundamental nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. O principal problema nutricional verificado pela PeNSE? foi o excesso de peso, que compreende o sobrepeso (peso acima do recomendado pela OMS) e a obesidade (excesso de peso crônico, segundo a OMS). As capitais com maiores freqüências de obesidade foram: Porto Alegre, Rio de Janeiro e Campo Grande.

Dia do Nutricionista

O Boletim Informativo da Escola de Nutrição da UFBA parabeniza a todos os Nutricionistas pelo “Dia do Nutricionista”, que é comemorado no dia 31 de agosto, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. A Escola de Nutrição se sente honrada em ter em seu corpo docente, profissionais atualizados, comprometidos com a produção científica o que faz a nossa Escola se destacar oferecendo um ensino público e de qualidade.

Conhecendo o Guia Alimentar para a População Brasileira: Diretriz 6

A Diretriz 6 do Guia Alimentar para a População Brasileira, é denominada “Gorduras, açúcares e sal” e recomenda o consumo máximo de 1 porção de alimentos do grupo dos açúcares e de gorduras e o limite de 5 g de sal diariamente.

As gorduras são de diferentes tipos e com isso, podem ser mais ou menos prejudiciais à saúde. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, é sólida à temperatura ambiente e seu consumo deve ser moderado. A gordura vegetal hidrogenada também chamada gordura trans deve ser evitada, pois é prejudicial à saúde e está presente em muitos alimentos processados.

Estudantes da ENUFBA realizam a II Jornada de Nutrição

A comissão de formatura 2011.1, ENUFBA tem o prazer de convidá-los para a II Jornada de Nutrição - UFBA, que acontecerá nos dias 18 e 19 de Setembro no auditório da Escola Politécnica da UFBA – Federação. O evento contará com a participação de grandes nomes da Nutrição na Bahia que abordará temas pioneiros e atuais no campo do saber da nutrição, como: Alimentação e Cultura; Nutrição e Atividade Física; Nutrição Funcional, Gastronomia aplicada à Nutrição, Suplementação na Prática Clínica, Transtornos Alimentares e Nutrigenômica.

Presidente Lula assina decreto que assegura o direito à alimentação

Na semana passada o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento define forma de gestão, financiamento, avaliação e controle social e busca assegurar o direito à alimentação adequada e saudável em todo o país, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional(LOSAN). Essa política visa fortalecer as estratégias de combate à fome e integrar programas de diversos setores, garantindo o acesso aos alimentos e à água, e respeitando os aspectos regionais, étnicos e culturais. Um dos focos de prioridade são os brasileiros em situação de insegurança alimentar. Os principais programas que a compõem são o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa Cisternas e as iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...