Delegação mexicana conhece modelo brasileiro de alimentação escolar

Representantes do Ministério da Agricultura do México estiveram nesta quinta-feira no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para conhecer o programa brasileiro de alimentação escolar e saber como ele concorre para fortalecer a agricultura familiar no país. A nova legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – a Lei nº 11.947/09 e a Resolução nº 38/09 do FNDE – determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda devem ser utilizados na compra de produtos do pequeno produtor. Saiba mais.

PEC da Alimentação realiza audiência na Câmara dos Deputados

A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047 realizou duas audiências nesta semana, na Câmara dos Deputados. A PEC 047, prevê a inclusão da alimentação entre os direitos sociais previstos pela Constituição Federal, é de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A proposta já foi aprovada em dois turnos no Senado e agora precisa ser aprovada na Câmara, também em dois turnos. Saiba mais.

Dia Mundial da Alimentação 2009: alcançar a segurança alimentar em época de crise

Na atual situação, avançar em direção da segurança alimentar é um desafio complexo, mas necessário. Em 16 de outubro de cada ano, a FAO comemora o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, a data é dedicada ao tema "alcançar a segurança alimentar em época de crise". Em todos os países da região serão realizadas atividades relacionadas ao Dia Mundial da Alimentação, incluindo seminários sobre o tema "como alcançar a segurança alimentar em época de crise", e eventos culturais e desportivos para sensibilizar o público sobre a importância para erradicar a fome e angariar fundos para esta finalidade. Saiba mais.

Em outubro Salvador vai sediar entre os dias 27 e 30 de outubro no Centro de Convenções da Bahia, o mais importante evento do setor de alimentos e bebidas de todo o Norte e Nordeste: a FISPAL - Feira Internacional de Produtos, Embalagens, Equipamentos, Acessórios e Serviços para Alimentação. A expectativa é que a feira supere R$ 800 milhões em geração de negócios, com mais de 25 mil visitantes e cerca de 350 expositores nacionais e internacionais, do pequeno ao grande produtor. A Fispal Bahia pretende atrair profissionais de indústria, varejo e mercado de alimentação fora do lar. Saiba mais.

Curtas

- A profa. Dra. Rita de Cássia Ribeiro Silva da ENUFBA, teve a sua proposta de projeto aprovada em edital no 004/200 – Pesquisa do SUS (parceria entre a FAPESB, Ministério da Saúde, CNPQ e SESAB). A proposta intitulada “Estratégia de promoção de estilo de vida e alimentação saudáveis na escola – Um estudo de intervenção”, tem como objetivo avaliar o efeito da intervenção nutricional sobre o estilo de vida e da alimentação saudável entre crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino da cidade de Salvador-Ba, com vistas à redução dos fatores de risco associados a ocorrência de DCNT’s).

- Os alunos da ENUFBA interessados em fazer estágio voluntário no Ambulatório de Nutrição/Hipertensão do Pavilhão Prof. José Francisco Magalhães Netto (quarta-feira,13:00 às 17:00h), que já tenham cursado a disciplina Dietoterapia II favor procurar a Profª Judelita Carvalho Santos (judelitacarvalho@yahoo.com.br).





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...