Maria Cecília Sá Pinto Rodrigues da Costa
Resumo da titulação:
Mestre em Nutrição
Área de atuação:
Ciências da Saúde: Saúde Coletiva: Saúde Pública: Nutrição
Ciências da Saúde: Saúde Coletiva: Epidemiologia: Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Linha de Pesquisa:
Ateroesclerose: dislipidemias; síndrome metabólica e correlatas; doenças cardiovasculares
OBJETIVO: Estudar sob diversos aspectos e métodos os fatores de risco clássicos e os "novos fatores" para aterosclerose em adultos, em adolescentes, filhos de pais com e sem doença arterial coronária. A multiplicidade de fatores/simultaneidade é um dos principais enfoques da linha. Mesmo com dificuldades para classificação racial em população miscigenada, é importante a tentativa de analisar a presença desses fatores por sexo, Interessa também a análise em mulheres na fase pré-menopausa e na menopausa.
Custos sociais diretos e indiretos das DCNT
OBJETIVO: Avaliar custos diretos (nos serviços de saúde) relacionados ao Diabetes e à Hipertensão não controlados. Comparar custos do tratamento de diabéticos e hipertensos controlados e não controlados, quando na mesma fase de gravidade da doença.
Epidemiologia clássica e social das doenças crônicas não transmissíveis
OBJETIVO: Estudar, com ênfase no impacto social, a epidemiologia - em todas as suas especificações - as doenças crônicas não transmissíveis que sejam de maior importância do ponto de vista populacional.
Fatores protetores de doenças-Epidemiologia reversa-paradoxo da epidemiologia
OBJETIVO: Estudar e analisar quais os fatores existentes em pessoas as protegem de eventos cardiovasculares e diabetes, uma vez possuindo os fatores de risco para tais doenças (paradoxo da epidemiologia ou epidemiologia reversa). Em outras palavras, responder 'a questões como a exemplificada abaixo: Por que grupos de pessoas com obesidade mórbida não apresentam nenhuma co-morbidade e outras possuem todas? Quais os fatores que protegem tais pessoas?
Projeto MONIT: Monitoramento de doenças Crônicas não transmissíveis
OBJETIVO: Acompanhar a morbidade e a mortalidade pelas doenças cardiovasculares e pelo diabetes no Brasil no que diz respeito à mortalidade, morbidade, fatores de risco e indicadores de impacto social.
Sobrepeso e Obesidade
OBJETIVO: Estudar a obesidade do ponto de vista populacional, particularmente o seu impacto sobre a morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares e pelo diabetes. Prevêem a inclusão de grupos de adolescentes e firmar experiência com medidas com associação de maior magnitude com as doenças conseqüentes.Identificar abordagens preventivas e de controle da obesidade capazes de causar impacto no comportamento de pessoas em risco de obesidade ou já obesas.
Disciplinas:
NUT 176 - Planejamento alimentar para coletividades (Graduação)
E-mail:
marcosta@superig.com.br
Contato:
(71) 32837705 - 99791243
Endereço:
Avenida Araújo Pinho, 32. Canela. Salvador- Bahia CEP: 40 110 150 Escola de Nutrição- UFBA