Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Arquitetura

Faculdade de Educação

Equipe do projeto

Marcia Freire - Doutora em Arquitetura - Professora da Faculdade de Arquitetura - Coordenadora do projeto

Nelson De Luca Pretto - Doutor em Educação - Professor da Faculdade de Educação

Patricia Magris - Mestre em Educação - Professora da Faculdade de Educação da UNEB Campus I

Gabriela Almeida - Arquiteta - bolsista de Apoio Técnico 2 (AT2)

projeto

Construindo uma nova escola: mapeamento da produção no campo da arquitetura e educação

Resumo do Projeto

A pesquisa tem como foco a análise do processo de concepção e criação dos espaços educacionais, através de um estudo que identifica as produções acadêmicas e técnicas dos projetos arquitetônicos e pedagógicos e suas materializações. Serão identificadas as produções nacionais nas últimas décadas, buscando construir um Estado da Arte sobre a temática, através da pesquisa, identificação, coleta e análise de trabalhos finais de graduação (TFG) em arquitetura, monografias em educação, artigos acadêmicos, projetos e políticas públicas que tenham como foco a área de intersecção da arquitetura de educação. Será realizada através de análise documental, com a busca de uma sistematização das tendências, tendo seus resultados divulgados através artigos acadêmicos e de uma home-page específica do projeto abrigada pelas instituições envolvidas. Este projeto de pesquisa possibilitará a criação de um banco de dados que dará suporte aos projetos de monografia e TFG novos e em andamento em pedagogia e arquitetura, respectivamente, estimulando o desenvolvimento de novos trabalhos e projetos relacionados a esta temática. Paralelamente, como fruto da pesquisa, espera-se intensificar a parceria entre a Faculdade de Arquitetura da UFBA e as Faculdades de Educação da UFBA e UNEB. Com isso estreitar-se-a laços, possibilitando um intercâmbio maior de informações sobre projeto e planejamento do espaço educacional, articulando trabalhos e outras demandas de mesma temática, de grande importância para a elaboração, implementação e implantação de projetos educacionais, mas pouco discutido em seus próprios locais de estudo.

Objetivo Geral

Pesquisa e criação de banco de dados com o cadastro de trabalhos, atividades e projetos relativos à arquitetura e educação com vista a elaboração de material bibliográfico e analítico sobre o processo de criação e apropriação dos espaços educacionais, interligando os projetos arquitetônico e pedagógico.

Objetivos Específicos

- Identificar e analisar as monografias, em pedagogia, e trabalhos finais de graduação (TFG), em arquitetura sobre o tema;

- Incubar projetos para elaboração de monografias, em pedagogia, e trabalho final de graduação (TFG), em Arquitetura;

- Acompanhar e dar suporte aos projetos de monografia e TFG em andamento em pedagogia e arquitetura, respectivamente;

- Identificar e analisar teses e dissertações no campo da intersecção da arquitetura com a educação;

- Elaborar relatórios e peças gráficas a partir da análise dos materiais coletados.

Metodologia

O presente projeto busca construir um "estado da arte" das produções acadêmicas no campo de intersecção da arquitetura com a educação e para tal, será realizada uma análise documental das produções existentes no Brasil nas últimas décadas, em dois grupos: produções acadêmicas (teses e dissertações) e projetos arquitetônicos e urbanísticos. Para o primeiro grupo, a coleta de dados será realizada através do levantamento da documentação relativa às dissertações e teses, através da identificação desses documentos em sítios na internet, com a posterior captura dos dados, visto que a maioria dos programas de pós-graduação do país já disponibiliza suas produções através de suas home-pages. Em paralelo, utilizar-se-a a base de dados associada ao Portal de Periódicos da CAPES, que além de abrigar os trabalhos nacionais possui em seu "acervo" revistas acadêmicas internacionais que publicam, potencialmente, trabalhos na área. Para o segundo grupo buscar-se-a identificar os projetos através de revistas especializadas, impressas e eletrônicas, e material divulgação dos escritórios e dos governos (políticas públicas).

Após uma análise documental e cadastramento de todos os trabalhos, buscar-se-a identificar os princípios pedagógicos e arquitetônicos presentes nessas produções, com o intuito de criar categorias de análise identificando as principais tendências.

Para ter acesso aos documentos que serão analisados utilizaremos os dados dos Programas de Pós-Graduação no país que estejam desenvolvendo pesquisas nessa área, os dados dos principais congressos nas duas áreas, onde se buscará identificar pesquisadores e pesquisas sobre o tema. Essa identificação e coleta de pesquisas e projetos ocorrerá através da própria internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos), e também através do intercâmbio entre bibliotecas.

Justificativa

A investigação sobre um novo conceito para a concepção da arquitetura na sua interface com a educação justifica-se pelo fato de estarmos vivendo esse momento em que diversos aspectos da cultura contemporânea estão pondo em cheque as formas tradicionais de ensino e de aprendizagem. A questão da pedagogia contemporânea, que muda o foco de interesse no professor para o aluno já vem sendo discutida há mais de um século. Soma-se a isto a grande revolução causada, sobretudo nas últimas décadas,pelo acelerado desenvolvimento das tecnologias intelectuais de suporte digital, que torna imperativa a necessidade de se pensar os novos agenciamentos dos espaços para a educação, cuja massa da produção existente torna-se a cada dia anacrônica. Portanto nós, como profissionais da arquitetura e da educação, temos de tentar compreender os alcances dessas novas culturas para fazermos o melhor uso delas. Por isso torna-se importante que sejam propostas novas formas de concepção e possibilidades de agenciamento de espaços destinados à educação, considerando: a presença de novos meios de produção e acesso à informação, as concepções pedagógicas contemporâneas assim como os aportes da arquitetura contemporânea. Este projeto pretende dar continuidade ao esforço de instituicionalização de um grupo de pesquisa liderado pelos professores Marcia Freire (Arq/UFBA) e Nelson De Luca Pretto (Faced/UFBA) e Patricia Magris (Uneb)

Resultados Esperados

- Aprofundamento dos conhecimentos sobre a criação dos espaços educacionais, enfatizando a importância da elaboração dos projetos arquitetônicos e pedagógicos em conjunto;

- Pesquisa e cadastro de trabalhos finais de graduação (TFG) em arquitetura e monografias em educação que tenham temática relacionada ao projeto proposto, material este que poderá ser disponibilizado para outras pesquisas e frentes de trabalho relacionadas ao tema;

- Estreitamento de laços, através da parceria entre as Faculdades de Educação da UFBA, a Faculdade de Educação da UNEB e a Faculdade de Arquitetura da UFBA, possibilitando um intercâmbio maior de informações sobre projeto e planejamento do espaços educacionais, articulando trabalhos e outras demandas de mesma temática.

- Panorama atual do planejamento e criação dos espaços para educação.

Limitações do Projeto

As dificuldades que estaremos enfrentando na realização desse projeto são as mesmas e já conhecidas da universidade pública brasileira: falta de recursos e precariedade de equipamentos. No entanto, como essa pesquisa se dará basicamente através da coleta de dados via internet e das bibliotecas físicas das Instituições envolvidas.

Mecanismos de Transferência de Resultados: (Relacionar os mecanismos que estão/estarão sendo utilizados para propiciar a transferência dos resultados esperados pelo projeto para outras instituições de P&D, empresas, órgãos públicos e privados, específicando o nível de articulação alcançado. (quando couber) de 3000 caracteres)

Os resultados da pesquisa estarão disponíveis nas home-pages das Instituições envolvidas através de elaboração de páginas na internet contendo as referencias básicas (Estado da Arte) sobre a temática e da publicação de artigos e documentos que podem ser utilizados pelos planejadores para a elaboração de novas políticas públicas tanto para a educação como para a arquitetura e planejamento.

Mecanismos Gerenciais de Execução Multi-Institucional

Serão utilizados para essa pesquisa software livres de gerenciamento de projheto como o dotproject (www.ufba.br/dotproject) sistema de escrita colaborativa wiki (www.twiki.ufba.br) e bancos de dados bibliográficos.

Infra-estrutura disponível:* (Realizar um breve diagnóstico sobre a infra-estrutura disponível na instituição onde será desenvolvido o projeto. de 3000 caracteres)

Nas Faculdades de Arquitetura e Educação da UFBA, estão disponíveis para os pesquisadores infra estrutura como acesso a rede internet, acesso às bibliotecas e sala para pesquisa.

Revisão de Literatura

O território e o lugar são duas realidades individual e coletivamente construídas, uma construção social. Portanto, o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele carrega vestígios da condição e das relações sociais de e entre aqueles que o habitam. O espaço comunica: mostra o emprego que o ser humano faz dele mesmo. Um emprego que varia em cada cultura; que é um produto cltural específico, que diz respeito não só às relações interpessoais, mas também à liturgia e ritos sociais. Os espaços educativos, como lugares que abrigam a liturgia acadêmica, estão, portanto, dotados de significados e transmitem uma importante quantidade de estímulos, conteúdos e valores do chamado "currículo oculto", ao mesmo tempo em que impõem suas leis como organizações disciplinares. Assim, o espaço escolar deve ser analisado como um constructo cultural que expressa, para além de sua materialidade, determinados discursos. A arquitetura escolar não é apenas um continente em que se acha a educação institucional. Ela é por si só um programa, uma espécie de discurso que institui na materialidadeum sistema de valores, como os de ordem, disciplina e viglância, marcos para a aprendizagem sensorial e motora, e toda uma semiologia que cobre diferentes símbolos estéticos, culturais e também ideológicos.

Ainda no final do século XIX surge um movimento de contestação dos princípos norteadores e estruturadores da educação profissional, impulsionado por m contexto histórico mundial e também pelo desenvolvimento e transformação da psicologia e da epstemologia do conhecimento, que foi conhecido como "escolanovismo". Questionou-se a idéia de uma educação voltada exclusivamente para a transmissão de conhecimentos, sem uma participaão ativa dos alunos. Propô-se que o aluno fosse o centro básico da educação e que as preocupações fossem voltadas para o processo de aprendizagem. Surgiram propostas de uma educação menos rígida, mais conectada aos interesses dos alunos. Essas idéias cruzaram-se com o desenvolvimeto de teorias chamadas construtivistas, por acreditarem na aprendizagem como processo de construção (e reconstrução) do conhecimento, o qual não é transmitido por intermédio de informações, mas construído na interação com o meio e com os demais sujeitos. Destacam-se as contribuiões de Jean Piaget e de outras vertentes que seguiam linhas semelhantes, como é o caso de Vygotsky. Apesar do alcance da sua difusão, a concretização dessas idéias escolanovistas ficaram limitadas a experiencias isoladas, que acabou por manter uma estrutura geral de ensino baseado nos principos tradicionais.

O livro "Currículo, espaço e subjetividade, a arquitetura como programa", de Antônio Frago e Augusto Escolano, analisa o espaço escolar como um constructo cultural que expressa e reflete, para além de sua materialidade, determinados discursos. Mais que isso: a vê como uma fonte de experiência e aprendizagem, podendo ser considerada uma forma silenciosa de ensino. Já Ivan Illich, ao propor a "desescolarização da sociedade", diz que se as metas de aprendizagem não fossem mais dominadas pelas escolas, o mercado para os aprendizes seria bem mais variado e a definição de "artefatos educativos" seria menos restritiva.Uma revolução educacional dependeria, assim, de uma nova compreensão do estilo de uma contra-cultura emergente, que dá maior ênfase ao valor dos resultados imprevisíveis e encontros pessoais livremente escolhidos. Felix Guattari, por sua vez, fala que o alcance dos espaços construídos vai além de suas estruturas visiveis e funcionais. Para o autor, a consistencia de um edifício não é unicamente de ordem material. Ela envolve dimensões maquinicas e uiversos incorporais. Quer tenhamos consciencia ou não, os espaços construídos nos interpela de diferentes pontos de vista: estilístico, histórico, funcional, afetivo. E questiona sobre os meios que o arquiteto dispõe para apreender e cartografar essas produções de subjetividades que seriam inerentes ao seu objeto e à sua atividade.

Referências Bibliográficas

Cronograma

Metas e atividades

Definição dos acervos a serem pesquisados e visitados

atividades da meta: 1. 2. 3.

- Definição dos procedimentos de coleta das informações, envolvendo pesquisadores e núcleos relacionados às áreas de educação e de arquitetura;

- identificação e registro dos documentos a serem analisados

- Coleta dos documentos identificados

- análise dos documentos

- classificação e sistematização dos dados coletados

Identificação das tendências da produção acadêmica e técnica com campo da intersecção arquitetura e educação

- Reuniões mensais do grupo de pesquisa para análise das informações e definição de novas diretrizes para coletas de dados;

- Seleção e análise dos estudos e projetos relativos à criação do espaço educacional.

Atividades vinculadas as metas

Links importantes para o projeto

Programa de bolsa da Fapesb http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/bolsas/apresentacao

Página para fazer a solicitação http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/bolsas/faca_sua_solicitacao/at2

Condições dos bolsistas AT2 e AT3 http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/bolsas/modalidades/at

-- NelsonPretto - 20 Apr 2007

Página Inicial >> WebIncubadora
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r12 - 26 Apr 2008 - 13:38:27 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA