Poster Seminário Pibic 2006

RÁDIOS WEB, PORQUE, COMO E QUANDO

autores: MP - links C Lattes ou home page e NP - links home page

pesquisa integrada ao Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias.[www.faced.ufba.br/gec] Apoios FAPESB e CNPq

INTRODUÇÃO (objeto, justificativa).

Essa pesquisa é um estudo maior sobre o uso da rádio para a educação, com um destaque, nesta etapa, para as rádios webs, destacando seus conceitos teóricos, classificação, conteúdos, formatos, padrões e tecnologias, comunidades, licenciamento da produção. Aborda a tecnologia das rádios webs dentro da ótica do Software Livre, Rádios Comunitárias e Mídias Independentes, demonstrando-a como potencial aliada da Educação.

OBJETIVOS.

MATERIAL E MÉTODOS.

RESULTADOS

Os principais resultados dessa pesquisa se referem à documentações, aprofundamento dos estudos e divulgação da cultura das rádios livres, como pode ser vista no esquema abaixo, que detalha e contextualiza o tema.

CONCLUSÕES

A Rádio Web está imersa em uma grande gama de conceitos, dos quais deve-se ter pleno domínio para a sua devida utilização e exploração do seu potencial educacional. Uma Rádio Web Livre deve está em sintonia com os padrões, tecnologias, ideais e culturas ás quais o tema está imerso.

BIBLIOGRAFIA

Barbosa Filho, André Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em rádio, São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção comunicação-estudos);

Barbosa Filho, André; Piovesan, Angelo e Beneton, Rosana (organizadores) Rádio: Sintonia do futuro, São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção comunicação-estudos);

Pretto, Nelson De Luca Escola sem/com futuro, Papirus Editora;

Rádio Livre: http://www.radiolivre.org/ - Acessado em 06/2006;

Tutorial da Indymedia, considerado o mais completo pela comunidade de rádios livres: http://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/WebRadiosPt - Acessado em 06/2006;

Cartilha de Software Livre do PSL-BA � http://pl-ba.softwarelivre.org - Acessado em 06/2006;

Streaming x Download e Streaming live X On demand (http://portal.plugin.com.br/main_idc2.php?idPaginaIdc=11) - Acessado em 06/2006.


1 Rádio Web (PORQUE 2) OK

Transmissão de áudio pela Internet, caracterizando a convergência das mídias: áudio, imagens, chats, forúns e vídeos. Pode ser classificadas como:

2 Projeto MEB ao WEB ( PORQUE 11 5 6 ) OK

Motivado pelo Programa da Igreja Católica de 1958, Movimento de Educação de Base (MEB), estudamos a utilização do advento da Rádio Web na Educação e suas possibilidades.

3 Configurações, requisitos técnicos ( COMO ) OK

4 Mídia Independente ( QUANDO ) OK

Movimentos que buscam a produção de comunicação popular, opondo-se à mídia empresarial, valorizando a liberdade de expressão e a busca de maior horizontalidade dos processos em oposição à grande mídia que transmite e produa as informações de forma vertical, distribuindo-a em broadcasting. O CMI - Centro de mídia independente - http://www.midiaindependente.org é um exemplo de articulação de diversos outros esofrços em andamento no país e na América Latina, congregando diversos outros projetos. (Vide trabalho de pesquisa Adriana.... )

5 Produção colaborativa, wiki, portal de mídias ( COMO 9 cmi 6 )

A cultura da colaboração defende a possibilidade de trabalho em grupo para melhor desenvolvimento e atualização de conteúdos, softwares, arte, etc.

Exemplo: Produção de enciclopédia livre - Wikipédia; comunidade de softwares livres; reportagens do CoberturaWiki

6 Software LIVRE ( COMO ) OK

Movimento que defende que programas são frutos de conhecimento da comunidade e que deve se manter a disposição da comunidade para que esta possa aprender com ele, compartilhá-lo, modificá-lo e distribuir suas modificações livremente, sem qualquer tipo de monopólio ou apropriação sobre a sua produção e comercialização.

7 Creative Commons ( COMO ) OK

Organização sem fins lucrativos que defende a liberdade, para autores e obras, de terem reservados alguns de seus direitos, possibilitando a re-utilização das obras de acordo com um conjunto de licenças.

8 Na UFBA ( QUANDO 5 ) OK

A Rádio Faced Web foi criada como parte de um projeto de Inciação Científica desde 2004 e tem com objetivo se constiutir um espaço de experiementação da implentação e uso da rádio na Educação.

Foi ao ar em 04/2005, ainda de forma muito precária, e, hoje, já possui uma pequena capacidade de produção, buscando também articular-se com as demais experiências em andamento para troca de programações. Veicula conteúdos de Economia Solidária, Inclusão Digital, Crônicas, variedades, além de transmissões de eventos que acontecem na FACED e na UFBA em geral. Tem sido referência e apoio para a instalação de outras Rádios Web na UFBA, já estando em funcionamento a Ciberádio em Irecê - articulada ao Ponto de Cultura e ao Projeto Irecê, coordenado pela FACED, a Rádio Web FACOM e a Rádio Web Teatro.

9 Na rede ( QUANDO ) OK

A transmissão de áudio na internet vem sendo explorada:

11 Democratização ( PORQUE 7 5 ) OK

Na internet entram em confronto a comunicação um-todos x todos-todos, pois internautas podem participar sendo emissor e receptor de produção de culturas e informações. Desvantagem: depende da inclusão social.


Aliada ao desenvolvimento do indivíduo, tanto para a sua formação geral como para a sua formação educacional formal.

Potencial de maior abrangência e difusão de conhecimentos, sustentados pela facilidade de obtenção de conhecimentos na rede internet e pela falta de regulamentação sobre este tipo de mídia.

Pode-se criar uma Rádio Web com tecnologias em softwares livres, tendo-se escolha para formatos, licenças e padrões de modo que esta sigam os ideais de liberdade e bom desempenho.

Solução para suplir variadas necessidades de comunidades, Mídias Independentes, faculdades, rádios de frenquencia modulada, principalmente rádios comunitárias e escolas, que podem se beneficiar com a interatividade, falta de regularização, estimulo a produção cultural, dentre outros.


usar retangulos � entidades losangos relacionamentos


-- MonicaPaz - 21 Sep 2006

Página Inicial >> WebPesquisa >> ProjetoPibic20062007 >> AtividadesMonica2
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r10 - 11 Jun 2007 - 15:12:38 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA