Poster Seminário Pibic 2006

RÁDIOS WEBS, PORQUE, COMO E QUANDO

autores: MP - links C Lattes ou home page e NP - links home page

pesquisa integrada ao Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias.[www.faced.ufba.br/gec] Apoios FAPESB e CNPq

INTRODUÇÃO (objeto, justificativa).

Essa pesqusia é um estudo maior sobre o uso da rádio para a aeducação, com um destaque, nesta etapa, para as rádios webs, destacando seus conceitos teóricos, classificação, conteúdos, formatos, padrões e tecnologias, comunidades [NÃO ENETENDI O QUE É ISSO DE COMUNIDADE?],com destaque para os estudos sobre o licenciamento sob Creative Commons [http:// ]. Aborda a tecnologia das rádios webs dentro da ótica do Software Livre, Rádios Comunitárias e Mídias Independentes, demonstrando-a como potencial grande aliada da Educação.

OBJETIVOS.

MATERIAL E MÉTODOS.

RESULTADOS

descrever os sofwares identificados e utilizadois para configurar uma rádio web descerver as dificuldade sde conexão - IP ficxo ou não, capacidade da máquia , etc - para emissão de uma rádio web descrever os periféricos necessários para o funcionamento de uma rádio web apontar para a spossibilidade sde uso na educação apontar para as questões de lesgilação que ainda nõa estão cobertas por esse novvo tipods e utilização. as dificulkdades de uso de msuicas de copyright por exemplo apontar possiveis desdobramentos , pricnpalmente no sentidod buscar novas psosibilidade sde gerenciamentod a programação com utulização de sof livre ????

CONCLUSÕES

A Rádio Web está imersa em uma grande gama de conceitos, dos quais deve-se ter pleno domínio para a sua devida utilização blá blá ...

ACHO QUE POD EPOR ISSO JUNTO COM OS RESULTADOS... FAZ UM TEXTO UNICO


1 Rádio Web (PORQUE 2) OK

Transmissão de áudio pela Internet, caracterizando a convergência das mídias: áudio, imagens, chats, forúns e vídeos. Pode ser classificadas como:

DETALHAR TUDO ISSO NUM TEXTO MAIOR E RESUMI-LO PARA O POSTER

2 Projeto MEB ao WEB ( PORQUE 11 5 6 ) OK

porque isso aqUI? TÁ FRAQUINHO E CORTO O ESQUEMA QUE VC VINHA FAZENDO

Motivado pelo Programa da Igreja Católica de 1958, Movimento de Educação de Base (MEB), estudamos a utilização do advento da Rádio Web na Educação e suas possibilidades.

3 Configurações, requisitos técnicos ( COMO ) OK

4 Mídia Independente ( QUANDO ) OK

Movimentos que buscam a produção de comunicação popular, opondo-se à mídia empresarial, valorizando a liberdade de expressão e a busca de maior horizontalidade dos processos em oposição à grande mídia que transmite e produa as informações de forma vertical, distribuindo-a em broadcasting. O CMI - Centro de mídia independente - http://www.midiaindependente.org é um exemplo de articulação de diversos outros esofrços em andamento no país e na América Latina, congregando diversos outros projetos (Vide trabalho de pesquisa Adriana.... )

5 Produção colaborativa, wiki, portal de mídias ( COMO 9 cmi 6 )

A cultura da colaboração defende a possibilidade de trabalho em grupo para melhor desenvolvimento e atualização de conteúdos, softwares, arte, etc.

Exemplo: Produção de enciclopédia livre - Wikipédia; comunidade de softwares livres; reportagens do CoberturaWiki

6 Software LIVRE ( COMO ) OK

Movimento que defende que programas são frutos de conhecimento da comunidade e que deve se manter a disposição da comunidade para que esta possa aprender com ele, compartilhá-lo, modificá-lo e distribuir suas modificações livremente, sem qualquer tipo de monopólio ou apropriação sobre a sua produção e comercialização.

7 Creative Commons ( COMO ) OK

Organização sem fins lucrativos que defende a liberdade, para autores e obras, de terem reservados alguns de seus direitos, possibilitando a re-utilização das obras de acordo com várias licenças. DESENVOLVER MAIS ISSO AQUI..

8 Na UFBA ( QUANDO 5 ) OK

A Rádio Faced Web foi criada como parte de um projeto de Inciação Científica (fazer refrencia aos trabalhos dos autores do anao anterior - BUSCAR URGENTE) e tem com objetivo se consttiutie num espaço de experiementação dda implentação e uso da rádio na educação.

Começou a ser transmitida pela internet em final de 2004, ainda de forma muito precária, e, hoje, já possui uma pequena capacidade de produção, buscando tamb[em articular-se com as demais experiências em andamento para troca de programações. Hoje estão sendo veiculados conteúdos de Economia Solidária, Inclusão Digital, Crônicas, variedades além de estar se constituindo com um espaço de experimentaç~!ao para a transmissão de eventos que acontecem na FACED e na UFBA em geral. A partir desse movimento, tem se constituido num espécie de referencia e apoio para a instalação de outra srádios web na UFBA já estando em funcionamento a Ciberádio em Irecê - articulada ao Ponto de CUltura e ao Projeto Irecê, coordenado pela FACED -, Rádio WEb FACOM e Rádio Web Teatro.

9 Na rede ( QUANDO ) OK

A transmissão de áudio na internet vem sendo explorada:

11 Democratização ( PORQUE 7 5 ) OK

Na internet entram em confronto a comunicação um-todos x todos-todos, pois internautas podem participar sendo emissor e receptor de produção de culturas e informações. Desvantagem: depende da inclusão social.

ideia boa mas telegrafico demais. desenvolver no texto maior


Aliada ao desenvolvimento do indivíduo, tanto para a sua formação geral como para a sua formação educacional formal.

Potencial de maior abrangência e difusão de conhecimentos, sustentados pela facilidade de obtenção de conhecimentos na rede internet e pela falta de regulamentação sobre este tipo de mídia.

Pode-se criar uma Rádio Web com tecnologias em softwares livres, tendo-se escolha para formatos, licenças e padrões de modo que esta sigam os ideais de liberdade e bom desempenho.

Solução para suplir variadas necessidades de comunidades, Mídias Independentes, faculdades, rádios de frenquencia modulada, principalmente rádios comunitárias e escolas, que podem se beneficiar com a interatividade, falta de regularização, estimulo a produção cultural, dentre outros.


usar retangulos – entidades losangos relacionamentos

INCLUA FABRICIO, DART E ADRIANA PARA PODEREM VER ESSE MATERIAL


-- MonicaPaz - 21 Sep 2006

Página Inicial >> WebPesquisa >> ProjetoPibic20062007 >> AtividadesMonica2
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r7 - 25 Sep 2006 - 08:30:30 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA