Calendário e Ata das Reuniões

Destaque: calendário de apresentação

Tabela de apresentações dos projetos de pesquisa (monografia, pibic, mestrado e doutorado) e grupos de estudos de 2011.2

Data Pesquisador Comentarista
01/09/11 Grupos: Métodos de pesquisa para internet / GNU, LINUX : linguagem e filosofia -
08/09/11 Continuaço do grupo GNU, LINUX : linguagem e filosofia
15/09/11 Formação de professores/Interatividade -
22/09/11 Grupo de Mobilidade -
29/09/11 Prygogine e PIBIC Edvaldo e Nelson Américo
06/10/11 ? ?
13/10/11 Maristela Barbara
20/10/11 Camila Izabel
27/10/11 Rita Adriane
03/11/11 Americo Ezileide

Dia 20/10 saiu Adriane com comentário de Salete

* Grupos de Estudos 2011

Grupos Dia Hora/Local IntegrantesSorted ascending
Formação de professores e políticas institucionais:
análise de ações desenvolvidas
no perí­odo de 2009 a 2011
a combinar /online Adriane, Marildes e Tãnia
GNU, LINUX : linguagem e filosofia - - Aurelio, karina...
Fim da Web? - - Barbara, Rita Neyva, ...
Redes sociais: game - baixa cidade - em 3D - - Débora, Romilda, Luana ...
Tecnologia e Educação do Campo - - Izabel, Luciana
Políticas Publicas para a formação de Professores Quinta 13:30/Rádio Luciana, Washington, Elizeide, Izabel
Leitura e escrita, alfabetização e letramento quinta-feira 13:00/Biblioteca Marildes, Raquel, Quecia,
Adriana Diniz, Janine, Jaqueline, Ana Elisa,
Métodos de pesquisa para internet quinta-feira 13:30/ Biblioteca Sule, Camila, Quesia...


Reunião de: 15 de setembro de 2011

Pauta:

1. Apresentação do Grupo de Estudos Formação de Professores

Luciana iniciou apresentando os membros do grupo e justificando as ausências. A seguir apresentou os pontos estudados pelo grupo e os dois textos trabalhados um de Pauly e outro de Bonilla. O primeiro ponto apresentado relacionou-se aos Direitos Humanos, relacionando a Educação. O segundo ponto esteve relacionado as Politicas Publicas para Educação no Brasil. A apresentação foi concluí­da com uma provocação em relação a distribuição dos Tablets nas escolas. O grupo discutiu a logica de mercado que rege muitas vezes as politicas publicas para educação.

2. Apresentação do Grupo de Estudos sobre Interatividade

Grupo formado por Raquel e Marildes estudou o livro Sala de Aula Interativa. Foi apresentada a estrutura em que o livro esta organizado e apresentaram ate onde estudaram no semestre. Raquel e Marildes apresentaram os capi­tulos estudados e convidaram o grupo a participarem da discussão, interagindo em relação aos conceitos e percepções do livro. O grupo de estudo e os membros do GEC trazem outras referencias ao tema e suas correlações, a exemplo do livro Interação Mediada por Computador de Alex Primo.

A reunião finalizou-se com o questionamento sobre o encontro da semana que vem, ressaltando-se que sera concomitantemente com o evento de Educação a Distância da UFBA.

PRESENTES: Auréio Heckert, Luana Fernanda Silva, Marildes Oliveira, Adriana Santos,Quecia Damascena, Isabel Santos, Sule Sampaio, Adriana Diniz, Jaqueline Queiroz, Ana Elisa Silva, Raquel Zaidan, Camila Santana, Débora Nascimento, Mejory Kenia, Romilda Albuquerquee, Daniel Pinheiro, Luciana Oliveira, Leila Cristina Garrido, Ezileide Santana, Quesia do Carmo.

Sintese de hoje, Camila Santana.


Reunião de : 08 de setembro de 2011

Pauta:

1. CRONOGRAMA DE EVENTOS AGENDADOS:

• 15/09- Painel de Direitos autorais do ICI • 22/09-Grupo de Estudos Mobilidade e Interatividade • 29/09- Grupo de Estudos de Prigogine e PIBIC de Edvaldo e Nelson.

2. TÉRMINO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS GNU/Linux:

• Componentes: Aurelio, Karina e Marcos. • Tema central: O que precisa ser feito para que o Software Livre exista? E o que não estamos fazendo? • Baseado no texto: “Software Livre não nasce em arvore” de Jomar Silva. • Link do texto: http://www.trezentos.blog.br/?p=5907.

3. NELSON PRETTO FALA DE SUA VIAGEM À ARGENTINA:

Saudou a todos com cordiais boas vindas e apresentou o projeto “ConectarIgualdade”, desenvolvido na Argentina, onde ele estava palestrando em conferencias nas universidades, e conhecendo o desenvolvimento do projeto nas escolas; mostrou as fotos da viagem e abordou assuntos administrativos do GEC.

Sí­ntese de hoje, Adriana Jesus.

Reunião de : 01 de setembro de 2011

Pauta: Apresentação dos grupos de estudos do primeiro semestre 1) Metodologia da pesquisa para internet * Grupo formado por Camila, Li­via e Sule

* Camila apresentou o livro Metodologia da pesquisa para internet das autoras Adriane Amaral, Suely Fragoso e Raquel Recuero, editora Sulinas, 2011. * O livro é dividido em duas partes:

1ª parte: Panorama de estudos de internet- perspectivas sobre a pesquisa empí­rica 2ª parte: Apropriações metodologicas.

* Camila discorreu acerca do estudo realizado no semestre 2011.1 referente a a parte do livro: Prefacio; Introdução- dificuldades da pesquisa a respeito das TIC, especialmente, internet;

*- "como fazer" *- "como aplicar" *- "como pensar" Abordagens metodologicas. Trazendo um panorama de estudos para internet; a construção de amostras; possibilidades, tipos de pesquisa e como ela se relaciona com a complexidade da internet. * Segundo Camila "o livro traz outras perspectivas de analise voltadas para a pesquisa nas redes".

* Para o semestre 2011.2 o grupo estudara a parte do livro, inclusive, estenderam o convite aqueles que tiverem interesse em fazer parte do grupo. * Apos a discussão, partiu-se para a segunda apresentação:

2) GNU/Linux - Filosofia e Linguagem

* Aurélio fez uma breve explicação a respeito de software livre e proprietario; * Depois apresentou a proposta de estudo do grupo - rever conceitos fundamentais a cerca de software livre.

Síntese de hoje, por Janine Leite

Reunião de : 18 de agosto de 2011

Pauta: Hoje não tivemos nosso primeiro encontro do GEC e registrei o que foi discutido e organizado para socializar com todos, incluindo os ausentes. Foram três pontos centrais:

1. Organização do GEC, chaves e horários dos integrantes.

2. Grupos de Estudos Bonilla enfatizou que o fortalecimento dos estudos, especialmente dos Grupos, é um ponto central para este semestre. Ressaltou que é importante que os Grupos se reorganizem (podemos fazer isso pela lista), apresentem as atividades do semestre anterior e alimentem o Moodle do GEC com o que produzirem. Neste sentido, foi organizado o cronograma de apresentação abaixo, relativo às apresentações do semestre passado. São dois grupos por dia:

3. Apresentações das Pesquisas As apresentações dos projetos e trabalhos em desenvolvimento serão iniciadas com os GECianos que não apresentaram semestre passado, seguindo o cronograma baixo:

Logo após essas definições, organizadas por Bonilla, houve a reunião do UCA.

Bom, essa é a sí­ntese de hoje! Por Camila Santana


Reuniões Anteriores

em 2010

em 2009

em 2008

em 2007

em 2006


REUNIÕES ESPECÍFICAS

Sub-grupos de estudo e trabalho reunem-se, geralmente, às quintas-feiras, de 14:00 às 15:00, em salas especìficas na Faced/UFBa.

Grupo de estudos em Inclusão Digital e Software Livre - ID/SL

local: sala do GEC

Grupo de estudos sobre Educação a Distância - EAD

local: sala do GEC

Grupo de estudos sobre Cibercultura

local: Lab I

Grupo de estudos sobre Mé­dias e Educação

Local: sala 20

Grupos de estudos sobre currí­culo

horário: 11:00 às 12:00
local: Biblioteca Aní­sio Teixeira, Faced/UFBa


Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r170 - 19 Sep 2011 - 23:16:52 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA