Prezados (as) Professores (as)
Aconteceu, de 16 a 19 de agosto, na Faculdade de Educação da UFBA, a I Semana Software Livre da Faced/Ufba, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, GEC.
O evento, que ocorreu durante a Semana Calourosa da Faced, teve várias ações (mesa-redonda, palestras, workshop, oficinas, mostra de vídeos, transmissão interativa pela Rádio Faced[1]), que integravam o lançamento oficial do projeto Sou Livre Também!. Este projeto prevê a realização de outras ações, que buscam criar espaços para debate, experimentação, utilização, produção de conhecimento e criação de cultura em torno da articulação das temáticas Software Livre, Inclusão Digital e Formação de Professores.
O Sou Livre Também! surge de demandas sociais e institucionais: a Faculdade de Educação, assim como outras unidades da UFBA, estão migrando para Software Livre, chamando a atenção para a responsabilidade social da Universidade e para a importância estratégica do Software Livre no desenvolvimento tecnológico do pais, e para os processos de inclusão digital dos brasileiros, uma vez que possibilita o desenvolimento de aplicações para atender as necessidades específicas de cada contexto, como é o caso dos Tabuleiros Digitais [2].
Sofware Livre (
SWL) não significa "Software Gratuito", e sim liberdade de uso e desenvolvimento:
- liberdade de executar para qualquer fim;
- liberdade de distribuir a qualquer pessoa;
- liberdade de acessar e modificar o código fonte, desenvolvendo novas alternativas;
- liberdade de repassar suas alterações para a comunidade.
Os Softwares Livres surgem, portanto, como uma outra lógica de desenvolvimento, diferente dos softwares de código fechado e propietários (Windows por exemplo), que não permitem acesso, modificação e distribuição.
"Trata-se de um movimento baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores."[3]
Em busca de soluções mais viáveis e ciente de sua responsabilidade social, a Faced atualmente usa Software Livre nos Tabuleiros Digitais, nos laboratórios de informática (Lab I: multiboot com Windows, Mandrake e Debian; Lab III: será implantada a solução LTSP - Linux Terminal Server Project, que permitirá o uso otimizado de máquinas antigas), em alguns grupos de pesquisa. Os computadores dos auditórios estão configurados com aplicativos em software livre rodando no sistema operacional proprietário - Windows.
Como toda a comunidade tem acesso e usa esses espaços, é imprescindível a disponibilização de informações e o envolvimento de alunos, funcionários e, principalmente, dos professores no debate sobre a temática. Assim, estamos disponibilizando a todos os pofessores da Faced um CD butável do Kurumin, que pode ser utilizado em suas máquinas pessoais, sem qualquer risco para a instalação que está rodando via HD. As instruções de uso do CD estão na embalagem do mesmo.
Convidamos todos os professores desta unidade para conhecer as potencialidades dos softwares livres, experimentar o seu uso e debater conosco sobre sua viabilidade. Oportunamente estaremos socializando outros materiais informativos. Também estaremos realizando a II Semana de Software Livre da Faced e o Seminário Tecnologia e Novas Educações, de 30 de novembro a 06 de dezembro de 2005, eventos para os quais convidamos toda a comunidade.
Ainda gostaríamos que você colaborasse indicando suas demandas: quais são os programas de informática que você utiliza em sua prática docente, o que você acha importante que seja discutido. Responda o questionário em anexo e entregue na secretaria de seu departamento. Queremos saber quais são suas dúvidas, quais são suas necessidades, para que possamos desenvolver ações (cursos, oficinas, palestras) que venham atender a sua demanda.
Mais informações em www.ssl.faced.ufba.br ou pelo e-mail
soulivretambem@yahoo.com.br.
Atenciosamente,
[1]
http://www.radio.faced.ufba.br
[2]
http://www.tabuleriosdigitais.org
[3] SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Inclusão Digital, Software Livre e Globalização Contra-hegemônica. Disponível em
http://www.softwarelivre.gov.br/softwarelivre/artigos/artigo_02. Acessado em 30 de agosto de 2005.
Questionário destinado aos professores da Faced