Dados para as tarjetas sobre SWL
- O que vem a ser software livre ?
São programas abertos, ou seja, livre da restrição proprietária quanto a sua cessão, alteração e distribuição.
Oportuniza maior segurança contra vírus, invasão e violação de integridade;
Possibilita a redução de custos, a reutilização de recursos ociosos e obsoletos;
Investe na independência tecnológica do país;
Abre oportunidades de serviços;
Cria uma nova cultura de inclusão digital;
É antes uma questao de liberdade que de preço!
O uso do software livre traz consigo a chance do desenvolvimento nacional, no que diz respeito tanto ao fator econômico quanto de produção de conhecimento, ampliando as possibilidades de elevar a produção intelectual da população.
- Quantas e quais são as liberdades?
São quatro as liberdades defendidas pelo software livre: utilizá-lo para qualquer fim; estudar o seu código; modificar o seu código e redistribuir suas cópias.
Ninguém é obrigado a liberar suas modificações, se não quiser. Porém, se escolher fazê-lo, é obrigado a distribuir de maneira livre.
O software livre já nasce livre e permanecerá livre.
As possibilidades que você tem estão bem ai nas suas mãos. Você pode transformar o mundo!
... a Casa Branca, a Nasa e a Bolsa de Valores de Nova York utilizam em seus servidores softwares livres?
... para informatizar as principais 100 mil escolas públicas brasileiras com software proprietário, o país gastaria no mínimo 300 milhões de dólares a cada dois anos?
... em 1999 o Brasil enviou ao exterior 1 bilhão de dólares para pagamento de royalties?
... no modelo de software livre a fonte de receita provém da prestação de serviços e da necessidade de agregar conhecimentos permanentemente?
... além de alavancar um novo modelo macroeconômico, o software livre é a resposta necessária para a segurança da informação, pois apenas uma aplicação com código-fonte aberta pode ser permanente auditada?
... a maior diferença entre o software livre e o modelo proprietário não está na possibilidade de ler seus códigos, mas sim na possibilidade de alterar, customizar e melhorar, especialmente na promocao da liberdade a que ele se propoe, liberdade que permite a alteracao dos dados e o livre uso de todos os que assim desejarem?
- Porque Inclusão Digital com Software Livre?
É considerávelmente inviável fazer a inclusão digital com software proprietário. Os recusos destinados a pagamento de licenças poderão ser aplicado em novos equipamentos e formação. Com o S.L. estaremos gerando independência tecnológica no país a um baixo custo e gerando riquezas para a própria comunidade local.
Além de estarmos contribuindo para a erradicação da pirataria de software, também estaremos contribuindo para a formação das futuras gerações e conseqüentemente diminuindo o envio de divisas ao exterior para pagamento de licenças de programas, que atualmente nos deixa com um défcit de U$ 1,1 Bilhão anual, se considerarmos apenas o ano de 2002.
--
MariaHelenaBonilla - 07 Feb 2005