Nome do Ambiente:

EducaRede ... A porta aberta para a educacao

http://www.educarede.org.br/

Local: Mantido por Fundação Telefônica, Cenpec, Fundação Vanzolini, Terra Networks; possui o projeto no Brasil, Argentina, Chile, Espanha, Peru. Primeiramente analisaremos o projeto no Brasil.

Retirado do site: O Portal EducaRede é uma iniciativa da Fundação Telefônica na Espanha e na América Latina. No Brasil, tem a coordenação geral da Fundação Telefônica em parceria com o CENPEC (coordenador-executivo e gestor pedagógico), a Fundação Vanzolini da POLI/USP (coordenação tecnológica) e o Terra (infra-estrutura e hospedagem).

Lançado em 2001 como um portal, a partir de 2004 foi caracterizado como um programa, em função da diversidade de ações desenvolvidas. O programa caracteriza-se por três projetos: o Portal EducaRede, o Núcleo de Inovação e a Rede de Capacitação.

Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da Internet no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que a freqüentam.

Ainda do site: O EducaRede é um portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.

O Portal tem conteúdos exclusivos, preparados por especialistas em diversas áreas, que apóiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores.

Possui também canais de cultura e informação, apoio à pesquisa, conteúdos sobre tecnologia e educação. Há, ainda, ambientes interativos especialmente criados para a troca de reflexões e de práticas educativas: fóruns, salas de bate-papo agendadas pelos usuários, galeria de arte para exposição de projetos, oficina de criação coletiva de textos, além de espaço para contribuição de internautas em todos os canais.

Quem participa/público:
Quando enviamos alguma duvida, eles retornam uma mensagem automatica que diz: Sua mensagem foi enviada com sucesso. Todas as sugestões, dúvidas, críticas e elogios serão analisadas pela equipe EducaRede, podendo ou não ser publicadas no portal. Obrigado por nos ajudar a produzir um conteúdo adequado à realidade dos alunos e professores da escola pública, sua participação é muito importante! (eu perguntei como era feita a divulgacao dos bate-papos) O que demonstra a prioridade em trabalhar com alunos e professores da rede publica de ensino (no cadastro tb perguntam se eh da rede publica de ensino)

Formação I/C: eh dirigido a alunos (o que vi pouca participacao no site) e professores que lecionam em escolas publicas (FC)

Interliga Ambientes: sim
Pate-papos tematicos agendados com alguma pessoa que trabalha com o tema
Forums
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Projetos: Aulas Unidas
O Aulas Unidas tem por objetivo promover o uso pedagógico da Internet (e-mails, fóruns, chats) em projetos comuns a duas ou mais escolas. Em 2003, envolveu diretamente 30 escolas, 2 mil alunos e 70 professores. As escolas receberam acompanhamento pedagógico presencial e à distância, além do apoio técnico de monitores que auxiliam os estudantes na confecção dos web sites. Em 2002, o Aulas Unidas promoveu o intercâmbio entre escolas de seis países onde a Telefônica e sua Fundação atuam. No Brasil, participaram 17 escolas, 70 professores e 850 alunos. http://www.educarede.org.br/educa/html/index_aulas_unidas.cfm
Biblioteca
Educalinks
Galeria de Arte: espaco livre para exposicao de poesias e artes visuais feitos por alunos e professores a partir de um tema mensal http://www.educarede.org.br/educa/html/index_galeria_prov.cfm

Internet & Cia
O assunto eh...
Oficina de Criacao
Revista EducaRede
Turbine sua Aula

Formas de interação/comunicação: apresentaremos a forma de interacao em cada ambiente do site:
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Projetos: Aulas Unidas
Biblioteca
Educalinks
Galeria de Arte:
Internet & Cia
O assunto eh...
Oficina de Criacao
Revista EducaRede
Turbine sua Aula

Para trocas de informacoes, o portal prioriza os foruns e bate-papos
Pate-papos
Forums

Possibilidade de construções coletivas:

Vinculação a outras comunidades:

Os diários se prestam para
"Possibilidade de fluxo de informações entre diários"
"Soluções conjunta de problemas"
"Construções coletivas"

-- AdrianeHalmann - 11 Feb 2005

03/02/05 - chat com Zilá Moura e Silva, sobre planejamento.
ao entrar no chat, aparece uma tela que pede o nome/apelido, onde tem as seguintes informacoes:
O entrevistado não pode ler o que é escrito pelos usuários. Cabe ao Moderador repassar as perguntas enviadas a ele para todos lerem suas respostas
Nesta sala, os usuários não podem conversar entre si; as mensagens são passadas automaticamente para o Moderador
Mensagens ofensivas para o Moderador não valem, o usuário poderá ser retirado da sala
Apelidos ofensivos ou similares ao nome do entrevistado não valem (se o seu nome for igual ao do entrevistado, use seu sobrenome)
Arquivo do BatePapo </bin/view/GEC/BatePapo>

No dia a demanda foi grande e foi agendado um proximo chat, sobre o mesmo tema, para o dia 15/02/05
Veja o arquivo do BatePapo2

22/02/02: Conversando sobre Blog
Mudou a tela de inicializacao do bate-papo, ficou mais simpatica, mais explicativa, com carinhas de personagem, com o objetivo explicito e um link p quem quiser so observar.
Objetivo: Discutir as possibilidades de utilização dessa ferramenta, pedagogicamente.Trocar dúvidas e saberes sobre a construção do blog.
O ambiente do chat mudou bastante
Veja o arquivo do BatepapoBlog

-- AdrianeHalmann - 03 Feb 2005
-- AdrianeHalmann - 15 Feb 2005

Página Inicial >> DiariosAdriane >> EscolhaAmostral
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 25 Feb 2005 - 13:03:15 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA