Curso de Especialização TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES

UFBA/FACED
Programa de Pós Graduação em Educação
Departamento de Educação II

Inscreva-se no TWiki
Leia a ajuda sobre como formatar o conteúdo no TWiki no sítio do PSL-BA? .

Últimas Modificações



Coordenação

Abertura (definir)

Funcionamento | dia, hora, local/FACED

Caráter Ensino semi-presencial

Carga Horária Duração total de, no mínimo, 360 horas e no máximo 500 horas

Vagas 67 alunos

Lista de discussão dos docentes

Grupo do Yahoo

Orientações para uso da lista:

Apresentação

Este Curso, voltado para a qualificação de profissionais da educação e de áreas afins, está organizado de modo a reconhecer e explorar a complexidade do processo de construção do conhecimento. Busca provocar o diálogo entre os sujeitos e para além deles, ampliando a rede de relações ao envolver outros sujeitos que possam contribuir para dinamizar o processo. A dinâmica de interações envolverá encontros em espaço e tempo comuns e não comuns aos sujeitos, explorando, desse modo, o potencial interativo das tecnologias da comunicação e informação. Esse modo de organização se materializa na proposição de ações que irão desencadear a discussão de assuntos relacionados com tecnologias interativas, redes, multimídia, tecnociência, cultura, produção de conhecimento e informação, políticas públicas, currículo, práticas docentes, hipertexto, relação homem-máquina, os quais, por sua vez, irão provocar a realização de outras ações, num processo ininterrupto de ação-reflexão-ação.

Objetivos

Geral

Específicos

fomentar a discussão sobre a complexa relação entre pessoas, máquinas e grupos sociais e a reflexão sobre essa relação nos processos de ensino-aprendizagem

Conteúdo

Os saberes considerados relevantes no contexto da proposta deste curso são organizados em eixos. São eles:

Metodologia

Esse curso está estruturado como um território a ser explorado. Assim, cada aluno deverá elaborar o seu percurso, o seu cronograma de estudo e produção acadêmica a partir das atividades curriculares oferecidas, as quais articulam-se em torno dos eixos e das modalidades de ações considerados relevantes pela proposta do curso, garantindo a integralização da carga horária mínima exigida no curso dentro dos limites impostos pelo tempo de duração do curso. O curso contará, ainda, com uma dimensão estruturante, na qual serão desenvolvidas atividades mediadas pela interação via Internet. Nesse ambiente serão disponibilizados arquivos digitais e criados espaços de interação entre professores e alunos, o que inclui o uso de correio eletrônico, participação em grupos e fóruns de discussão, bate-papo, conferências com transmissão-recepção de áudio e vídeo.

Avaliação

A avaliação ocorrerá através de um acompanhamento processual e de práticas de socialização de idéias e produções. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar um trabalho monográfico escrito que passará por uma apresentação pública e análise de uma banca examinadora. No decorrer do curso, os alunos deverão desenvolver a escrita individual através de um Blog - diário virtual, no qual será construída uma narrativa própria acerca dos processos vividos no decorrer do curso. Deverão também realizar produções em diversas linguagens, onde expressarão as articulações entre as reflexões realizadas e as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso.

Link para projeto completo

Outros Documentos

RESOLUÇÃO Nº 002/92 Regulamenta o provimento e aplicação de recursos de Cursos de Pós-Graduação �Lato-sensu� de Atividades de Extensão e dá outras providências (UFBA).

RESOLUÇÃO Nº 02/96 Estabelece critérios para a prestação de serviços pela Universidade Federal da Bahia e sobre a destinação dos recursos arrecadados nas atividades remuneradas.


TWiki para Iniciantes

Veja algumas dicas sobre como usar o TWiki

d.png

-- AlessandraPicanco - 06 Jan 2005

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
docdoc projeto_especializacao2008_1.doc manage 241.5 K 26 Feb 2009 - 17:46 UnknownUser Projeto do curso
Página Inicial >> WebEnsino
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 26 Feb 2009 - 17:49:30 - AlessandraPicanco?     |     Copyleft Faced-UFBA