Curso de Especialização

TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES

UFBA/FACED
Programa de Pós Graduação em Educação
Departamento de Educação II

O curso de Especialização Tecnologia e Novas Educações visa oportunizar, em linhas gerais, uma análise sobre as mudanças sócio-político-culturais mais gerais ocorridas no processo histórico contemporâneo no campo da educação, com particular ênfase nas tecnologias da comunicação e informação, bem como as implicações das políticas públicas brasileiras nos últimos anos, buscando articular a formação de uma postura crítica diante das mudanças do mundo contemporâneo com uma práxis educativa ativa, propositiva e dinâmica.

Este curso foi concebido pelo GEC com o intuito de oportunizar a análise sobre as mudanças sócio-político-culturais mais gerais ocorridas no processo histórico contemporâneo no campo da educação, com particular ênfase nas tecnologias da comunicação e informação. Interessa refletir e desenvolver uma postura crítica diante das mudanças do mundo contemporâneo associada a uma práxis educativa ativa, propositiva e dinâmica.

Público:

Destinado a 115 professores da rede municipal de ensino de Salvador.

Estrutura do curso:

O curso está organizado de forma a ter diferentes modalidades de encontros e atividades. Teremos momentos coletivos presenciais - um no início, outros no meio (intermezzos) e outro no final, para a realização de atividades de organização, desencadeamento de outras atividades, estudos e avaliação do curso.

Trata-se de uma proposta na qual os cursistas escolhem seus percursos de aprendizagem e trabalham de modo colaborativo, compartilhado informações e integrando suas ações através da rede internet.

O curso associa o seu caráter presencial ao uso do Ambiente Moodle.

Período: abril/2010 a abril de 2011

Carga Horária: 400h

Os Módulos:

Teremos o desenvolvimento de cinco módulos temáticos, presenciais e simultâneos, que serão cursados por grupos formados por 20 professores-cursistas, totalizando 100 participantes.

Módulo 1 – A dimensão estruturante da tecnologia

Módulo 2 – Tecnociência, educação e cultura

Módulo 3 – O sujeito na contemporaneidade – o homem-máquina

Módulo 4 – Políticas públicas de educação e comunicação

Módulo 5 – Práticas pedagógicas e as TIC

Módulo 6 Producoes Academicas

Corpo Técnico (docentes responsáveis por Módulo):

César Leiro e Darlene Almada - Coordenação geral do curso
Adriane Halmann e Lívia Andrade - A dimensão estruturante da tecnologia
Jonei Barbosa e Isa - Tecnociência, educação e cultura Edvaldo Couto - O sujeito na contemporaneidade
Regina Marchesi e Micheli Venturini - Políticas públicas de educação e comunicação Maristela Midlej e Rosane Vieira - Práticas pedagógicas e as TIC Salete Cordeiro - Producoes Academicas

Ambiente Moodle:

Curso de especialização Tecnologias e novas educações

Documentos

projeto_especializacao2008_1.doc: Projeto do curso

RESOLUÇÃO Nº 002/92 Regulamenta o provimento e aplicação de recursos de Cursos de Pós-Graduação �Lato-sensu� de Atividades de Extensão e dá outras providências (UFBA).

RESOLUÇÃO Nº 02/96 Estabelece critérios para a prestação de serviços pela Universidade Federal da Bahia e sobre a destinação dos recursos arrecadados nas atividades remuneradas.

Relatórios

Topic attachments
I Attachment Action SizeSorted ascending Date Who Comment
docdoc projeto_especializacao2008_1.doc manage 241.5 K 26 Feb 2009 - 17:46 UnknownUser Projeto do curso
Página Inicial >> WebEnsino
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r7 - 06 Jan 2011 - 11:36:04 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA