Nossos encontros



Atas das reuniões dos Grupos de estudo


Ida ao Tabuleiro Digital de Pirajá 06/09/08

Presentes : Doriedson, Karina, Josélia, Juliana e Sulane.

Comentários : Apesar de nós termos nos perdido em Pirajá...rsrsrsrsrs, a visita ao Tabuleiro Digital foi bastante proveitosa, pois conversamos muito com os monitores do projeto e colhemos informações muito significativas. Infelizmente não conversamos com nenhum usuário, pois no horário que nós fomos tinha apenas um garoto utilizando o tabuleiro e preferimos conversar somente com os monitores. De acordo com as informações colhidas, a comundidade onde está localizado o projeto é muito desacreditada com os projetos antigos, por conta disso, a frequência ao tabuleiro é menor do que a esperada. De acordo com os monitores outros fatores que diminuem a frequência ao uso do Tabuleiro Digital de Pirajá são:

* Bairro dividido em 3 localidades: Rua Velha, Rua Nova, e Conjunto Pirajá ( quem é morador de uma localidade não costuma frequentar a outra por conta da distância, então preferem ficar na sua comunidade. O Tabuleiro Digital fica na Rua Velha);

* Vinculam o projeto à Igreja Católica ( o Tabuleiro fica localizado num espaço comunitário cedido por uma Igreja Católica);

* No Conjunto Pirajá a maioria das pessoas possuem computador e rede.

Vale lembrar que:

* A maioria das pessoas que frequentam o TD de Pirajá são adolescentes;

* A frequência aumenta apartir das 16 horas;

* O TD tem 18 máquinas, mas apenas 10 funcionando (mesmo assim tem umas que apresentam algum probleminha);

* Não pode entrar no tabuleiro fardado;

* Só entra se estiver cadastrado;

* Tempo de uso por pessoa é de 30 minutos e para quem vai fazer trabalho escolar é de 1 hora.

Reunião 04/09/08

Presentes : Doriedson, Karina, Juliana, Sulane e Tânia.

Texto trabalhado : Resignificações da Inclusão Digital-Interfaces Políticas e Perspectivas Socio Culturais no Infocentro Do Progama Identidade Digital. De Paulo Cezar Souza de Oliveira.

Comentários : Retomamos os estudos refrescando a memória sobre o info-centro do PID (Programa Identidade Digital) com suas dinâmicas dentro da comunidade no bairro do Nordestino de Amaralina. Abordamos os itens sobre a Gestão, a apropriação da comunidade enquanto espaço físico público e a hegemonia nos info-centros. Com bases nesses itens, percebemos o controle que circundam a sociedade dentro do processo de apropriação das novas tecnologias, quando deveria ser de forma consciente evitando a fiscalização que geralmente encontramos nos info-centros,nas escolas e muitas vezes nas residencias ocasionando a migração dos usuários para as lan house pois consideram esse espaço um local de livre acesso a determinados conteúdos. O conceito de espaço público como lugar de ninguém onde "tudo pode" e a vertente que vem sendo disseminada sobre a inclusão social vinculada a inclusão digital ou seja o individuo só estar incluindo socialmente através da inclusão digital. Marcamos uma visita aos Tabuleiros Digitais de Pirajá, no próximo sábado (06/09/08),as 9:00 hs na FACED.

Próxima reunião : Considerações finais de Paulo e de Marcelo Buzato, pontuando as divergências e convergências dos autores.

Reunião 28/08/08

Presentes : Karina, Josélia, Juliana, Rejane, Sulane e Tânia.

Texto trabalhado: Resignificações da Inclusão Digital-Interfaces Políticas e Perspectivas Socio Culturais no Infocentro Do Progama Identidade Digital (2° capítulo da dissertação). De Paulo Cezar Souza de Oliveira.

Comentários: Iniciamos nossa primeira reunião com a apresentaçãodo grupo para Karina (mestranda em Ciências sociais), logo após abrimos as discussões sobre os conceitos de inclusão digital com base na dissertação de Paulo Cezar, trazendo exemplos do cotidiano em relação as novas tecnologias e a vivência das novas e também das antigas monitoras dos tabuleiros digitais com as tensões que o projeto traz relacionados ao processo de inclusão e as políticas públicas que visam promover a inclusão na sociedade. Em meio a nossa discussão, abordamos também alguns programas para a Inclusão Digital como o ProInfo e o Banda Larga. Como o grupo decidiu que muito ainda poderia ser explorado da dissertação de Paulo, resolvemos que para próxima reunião daremos início aos estudos, com mais um pouco dessa dissertação.

Próxima reunião: Continuação do 2° capítulo da dissertação de Paulo Cezar.

Reuniões 25/10/2007

Reuniões 18/10/2007

Presentes : Bonilla, Rejane, Washington, Tiago, Bruno, Luciana, Dart, Doriedson, Rafaela, Rosa, Géssica.

Informes: relatos das participações no evento da Prodasal e da S&T. idéias acerca das estratégias de leitura para o grupo. compartilhamento acerca da participação de eventos e das datas dos próximos dentro da semana corrente. definição de calendário: 25/10/2007 - Apresentação de projeto dos bolsista do prof° NP, Géssica, Tiago e Fabrício. 01/11/2007 - Apresentação de projeto da bolsista do prof° NP, Dart Cléia 08/11/2007 - Presença em evento 22/11/2007 - Apresentação de Tânia 29/11/2007 - Presença em evento no IAT - ID (26 a 30/11/2007) 06/12/2007 - Apresentação de Simone 13/12/2007 - Apresentação do projeto Pibic profª Bonilla

Pontos destacados: Retomada do texto de conclusão da tese de Marcelo Buzato via síntese da problemática da ID, virtualidade, ideologias implicadas, relações de poder, brechas. ID - processo contínuo e conflituoso. Políticas públicas diretamente ligada às ações das comunidades.

Para o próximo encontro: primeiro capítulo da tese de Paulo Cezar Souza de Oliveira.

Reuniões 11/10/2007 Não houve reunião do Gec

Reuniões 04/10/2007 (contribuições do grupo)

Reuniões 27/09/2007 Mediadores: Doriedson e Amaleide

Reuniões 20/09/2007 paticipação em evento (Prodasal)

Reuniões 13/09/2007 paticipação em evento (Elearning)

Reuniões 06/09/2007 (contribuições do grupo)

Reuniões 30/08/2007 (contribuições do grupo)

23/08/07

Presentes : Bonilla, Amaleide, Rejane, Sule, Darlene, Danilo, Washington, Tiago, Rafaela, Patrícia, Bruno, Luciana, Fabrício, Géssica, Doriedson, Dart, Adriane e Tania Motta.

Discussão do Capítulo 3 da Tese de Marcelo Buzato - Linguagem Digital:

Pontos destacados:

Para o próximo encontro:

16/08/07

Presentes : Bonilla, Amaleide, Rejane, Sule, Darlene, Danilo, Washington, Fabiana, Tiago, Rafaela, Patrícia, Bruno, Luciana, Fabrício, Géssica, Doriedson, Dart, Roque e Adriane.

Para organização da dinâmica dos estudos:

A discussão...

Capítulo 2 da Tese de Marcelo Buzato - Entre a Fronteira e a Periferia: linguagem e letramento na inclusão digital

Pontos Destacados:

* A tecnologia não é neutra diante dos interesses da hegemonia e do consumo. Há ideologias imbutidas na própria técnica de uso. Determinismo, neutralismo são teorias em contraponto à mediação discutida por Buzato.
* Tecnologia e Cultura são dinâmicas que se influenciam mutuamente no sentido de construir a hegeminia.
* A mediação é processo de ordem social de produção e reprodução de si mesma através de conjunto particular de meios. Relação de mão dupla entre cultura e infra-estrutura, sociedade e tecnologia.
* A infra-estrutura não é a questão central da inclusão digital.
* Preocupação do grupo com os conceitos de Sentido e Significado a serem discutidos no próximo encontro.
* A tática como fulga, arte do fraco calculada contra o forte.

Palavras e termos chave do Capítulo 2:

*Mediação, determinismo, neutralismo, espaço, tempo, táticas e brechas, infra-estrutura e superestruturas, sociedade e tecnologia.

09/08/07

Presentes : Bonilla, Amaleide, Rejane, Sule, Darlene, Danilo, Tania, Washington, Fabiana, Rafaela, Telma, Bruno, Géssica, Doriedson, Dart, Roque e Adriane

Para organização da dinâmica dos estudos, as atividades serão realizadas da seguinte forma:

A discussão...

Capítulo 1 da Tese de Marcelo Buzato - Entre a Fronteira e a Periferia: linguagem e letramento na inclusão digital

Pontos Destacados:

Palavras e termos chave do Capítulo 1:

Reuniões .../2006

Atas de reuniões de 2006

Reuniões .../2005

Atas de reuniões de 2005

-- MariaHelenaBonilla - 27 Oct 2005

Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetosInclusãoDigital
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r21 - 16 Oct 2008 - 16:41:13 - RejaneSantiago?     |     Copyleft Faced-UFBA