Ações(Estudos, Seminários, Congressos e Fóruns durante a Monitoria).

-Participação nas reuniões do Grupo de Pesquisa (GEC)

-Participação do grupo de estudos sobre Inclusão Digital (GEC)

-Lista das Atividades Desenvolvidas


Relatos das Atividades

1° Encontro com os meninos do Tabuleiro Digital.


No dia 8 de setembro de 2008, foi promovido um encontro entre os membros do GEC-Grupo de Pesquisa em Educação,Comunicação e Tecnologias - e os principais utilizadores das máquinas do projeto Tabuleiro Digital. Esse público é composto por jovens na faixa etária de 11 à 25 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores dos bairros Garcia e Calabar. O encontro foi no auditório 1, da Faculdade de Educação (FACED-UFBA), onde foi exibido o documentário “Tensões e Dinâmicas do Tabuleiro Digital”, produzido por Washington dos Santos (monitor do Projeto no período de 2007 a 2008) e Bruno Gonsalves (bolsista Pibic). No vídeo são abordados conflitos cotidianos entre os estudantes da FACED e os jovens das comunidades circunvizinhas em relação ao uso das máquinas e espaços da Faculdade. O principal motivo desta desarmonia reside no fato dos usuários ultrapassarem o tempo sugerido de acesso, que é o de 1 hora, e o conteúdo que é acessado por esta parcela utilizadora do Tabuleiro Digital. Os estudantes da UFBA em sua maioria discordam do acesso a páginas do Orkut, MSN e, principalmente, os jogos - e afirmam que tais conteúdos não acrescentam na formação dos indivíduos. Quando os meninos assistiram ao documentário, a principal queixa foi de que estudantes que no vídeo criticavam o excesso no tempo de acesso, também faziam o mesmo. Mesmo diante de tantos conflitos, todos foram unânimes ao afirmar que se sentem à vontade no ambiente acadêmico e que se existisse uma réplica do projeto nas escolas onde estudam, freqüentariam menos o Tabuleiro. O objetivo da reunião foi promover uma maior integração entre os utilizadores e a equipe do GEC, criando assim uma relação baseada na cooperação e no diálogo. Finalizando o encontro foi oferecido um lanche, para caracterizar o lançamento do documentário em primeira mão para aqueles que quase que diariamente contam com este espaço da FACED.

2° Encontro do Tabuleiro Digital

Tabuleiro Digital em debate na Faced

No dia 29 de outubro de 2008, foi realizada uma reunião com os representantes do GEC, da Faced e dos usuários externos do Projeto Tabuleiro Digital. O objetivo foi analisar, discutir e buscar soluções para os conflitos cotidianos em torno do Projeto.

A reunião foi dividida em dois momentos: no primeiro, foi exibido o documentário “Tensões e Dinâmicas no Tabuleiro Digital” para a comunidade acadêmica, com a intenção de apresentar o tema de uma forma mais clara e objetiva e ao mesmo tempo expor as opiniões dos estudantes e usuários externos presentes no vídeo. Os professores se posicionaram positivamente sobre o projeto, inclusive a Direção da Faculdade. Apenas citaram que não gostam quando os usuários acessam sites pornográficos devido ao ambiente acadêmico.

No segundo momento, os meninos - que usam os espaços do Tabuleiro quase que diariamente - falaram sobre suas experiências, seus anseios, seus sentimentos em relação ao Projeto e à Faculdade. Ainda se queixaram do um jogo que não está mais rodando nas máquinas e falaram que gostariam de um reforço escolar e de participar de outras atividades na Faced.

Surgiram algumas possibilidades de integração deles com a instituição. Professores se disponibilizaram a incorporá-los em atividades acadêmicas, uma aluna se disponibilizou para organizar um reforço escolar e os garotos gostaram da idéia e demonstraram interesse em participar das atividades.


Este encontro foi muito importante para iniciar um diálogo e diminuir as tensões entre os usuários internos e externos dos Tabuleiros Digitais, agora esse diálogo deverá se manter seja diariamente nos tabuleiros ou em reuniões como essas, para avaliarmos as atividades desenvolvidas e buscar novas soluções, para que assim, o Tabuleiro seja sempre um ambiente harmonioso.

Visita ao Tabuleiro Digital em Pirajá


O grupo de estudos de inclusão digital, visitou o Tabuleiro Digital no dia 06/09/2008, para conhecer um pouco a rotina e os objetivos do projeto.

Apesar de todos nós termos nos perdido em Pirajá, a visita ao Tabuleiro Digital foi bastante proveitosa, pois conversamos muito com os monitores do projeto e colhemos informações muito significativas.

Segundo os monitores do Tabuleiro, a comunidade onde está localizado o projeto é muito desacreditada com os projetos antigos, por conta disso, a frequência ao tabuleiro é menor do que a esperada, outros fatores que diminuem a freqüência ao uso do Tabuleiro Digital de Pirajá são:

* Bairro dividido em 3 localidades: Rua Velha, Rua Nova e Conjunto Pirajá (quem é morador de uma localidade não costuma frequentar a outra por conta da distância, então preferem ficar na sua comunidade. O Tabuleiro Digital fica na Rua Velha);

* Vinculam o projeto à Igreja Católica (o Tabuleiro fica localizado num espaço comunitário cedido por uma igreja católica);

* No Conjunto Pirajá a maioria das pessoas possui computador e rede.

Vale lembrar que:

* A maioria das pessoas que frequentam o TD de Pirajá é formada por adolescentes e crianças;

* A freqüência aumenta a partir das 16 horas;

* O TD tem 18 máquinas, mas apenas 10 funcionando (Os monitores e colaboradores realizam a meta-reciclagem, reaproveitamento de computadores danificados, e grafitam os CPUs dando à eles um visual novo);

* Não pode entrar no tabuleiro fardado;

* Só é possível acessar se estiver cadastrado;

* O tempo de uso por pessoa é de 30 minutos e para quem vai fazer trabalho escolar é de 1 hora;

*Há pouca visibilidade do local onde fica situado o Tabuleiro Digital.

A visita foi rápida, mas ficou claro que há algumas demandas, a exemplo: oficinas para ensinar as crianças e adolescentes a utilizar e preservar os computadores, divulgar mais o projeto, rever o tempo determinado por dia, enfim ainda tem muita a se fazer.

O projeto é muito recente, foi inaugurado em 01 de julho de 2008 e faz parte de uma das ações do Programa Onda Solidária, que tem a missão de contribuir no processo de inclusão sócio-digital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas, sociais, culturais e de difusão da filosofia do software livre.

Jovens da APAE visitam o Tabuleiro Digital





Movidos pela curiosidade e desejos de novas descobertas, jovens da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) visitaram a Faculdade de Educação da UFBA para conhecer o Projeto Tabuleiro Digital. Eles se divertiram enquanto acessavam sites de jogos online e visitavam páginas do Orkut.

Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetoPermanecerEspecializacao >> PagSulane
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 15 Dec 2008 - 10:33:58 - SulaneRibeiro?     |     Copyleft Faced-UFBA