Relatório Anual do Grupo de P.....
INTEGRAÇÃO COM A GRADUAÇÃO
1 - Benefícios recíprocos da integração com cursos de graduação. Resultados obtidos;
A integração do grupo de pesquisa com o ensino de graduaçãoem diversas frantes. Por um lado, através da participação dos professores Maria Helena Bonilla e Nelson Pretto nas disciplinas
EDC287: Educação e Tecnologias Contemporâneas e
EDC322: Polemicas Contemporâneas, que contou também com a participação do doutorando Menandro Ramos, professor do Departamento de Educação II da FACED; participação da professora Maria Inez Carvalho na displinas
__ : e, do Professor Edvaldo Couto na displina, esta no Departamento de Filosofia da FFCH.
Como resultado das pesquisas sobre inclusão digital, sociedade da informação e software livre desenvolidas pelo grupo, foi desenvolvido o projeto dos
Tabuleiros Digitais, e disponibilizado para estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas livres da FACED.
Os professores e doutorandos do GEC orientaram e participaram de bancas das seguintes monografias:
Orientações de monografias da professora Maria Helena Bonilla:
- Orientei o trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Faced/Ufba), da aluna Carolina Freitas Costa Cruz, intitulado “A relação entre os professores e a tecnologia”, concluído em março de 2005.
- Orientei o trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Faced/Ufba), da aluna Sueli Neide da Cunha Santos, intitulado “Inserção do Computador na sala de aula: como estão sendo capacitados os professores para a sua utilização?”, concluído em junho de 2004.
Bancas de monografias que contaram com a participação da professora Maria Helena Bonilla:
- Participei, juntamente com os professores André Luiz Martins Lemos e Marcos Silva Palácios, da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação da UFBA do aluno Leonardo Figueiredo Costa, intitulado “Inclusão Digital: uma alternativa para o social? Análise de projetos realizados em Salvador”, no dia 14 de dezembro de 2004.
- Participei, juntamente com os professores Menandro Ramos e Iracy Maria de Azevedo Alves, da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia da UFBA da aluna Brena Costa Teixeira, intitulado “A informática educacional: significando-a no contexto escolar”, no dia 18 de junho de 2004.
- Participei, juntamente com os professores Nelson de Luca Pretto e Simone de Lucena Ferreira, da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia da UFBA da aluna Sueli Neide da Cunha Santos, intitulado “Inserção do computador na sala de aula: como estão sendo capacitados os professores para a sua utilização?”, no dia 15 de junho de 2004.
- Participei, juntamente com os professores Nelson de Luca Pretto e Alessandra de Assis Picanço, da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia da UFBA da aluna Luciene Tavares Barbosa Corrêa, intitulado “A inclusão digital do professor na escola Comendador Bernardo Martins Catharino”, no dia 12 de janeiro de 2004.
- Participei, juntamente com os professores Nelson de Luca Pretto e Edvaldo Couto, da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia da UFBA da aluna Cléssia Lobo de Morais, intitulado “Projeto de educação tecnológica Lego Dacta nas escolas estaduais da Bahia”, no dia 08 de janeiro de 2004.
O grupo envolve, como bolisistas de Iniciação Científica os seguintes alunos de graduação nas respectivas pesquisa:
Renata Nascimento, orientada por Nelson Pretto na pesquisa "Televisão e vídeo: o que é o educativo", iniciada em 2001
Carla Sardeiro (Pedagogia) e Alexandre Amorin (Ciencia da Computação), orientados por Nelson Pretto na pesquisa
Do MEB a Web: o rádio na Educação
Darlene Almada, bolsista de iniciação cientifica do CNPq na pesquisa de Nelson Pretto, Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Sandra Loyola, orientanda por Maria Helena Bonilla na pesquisa Software livre e formação de professores: o caso Faced/UFBA
2 - Estágio de docência (do pós-graduando junto aos alunos de graduação)
INFRAESTRUTURA
1 - Laboratórios
Sob a resposnabilidade do GEC está toda a infra-estrutura de Tecnologia da Informação e Audiovisual da FACED, disponível tanto para o ensino de graduação como de pós graduação além das atvidades de pesquisa e extensão da Faculdade.
ÉduCANAL? /LEIS - ilhas de edição, filmadoras e máquinas digitais
Rádio Faced Web - rádio gerada na FACED, resultado da pesquisa orientada por Nelson Pretto (
Do MEB a WEB: o rádio na educação), desenvolvida totalmente em software livre e que veincula programas de ordem cultural, científica e educacional além de ter se constituido num espaço para transmissão ao vivo das defesas de mestrado e doutorado.
Infra estrutura audiovisual
Tabuleiros Digitais, 20 terminais públicos para acesso à Internet, disponibilizado nas áreas comuns da FACED para toda a comunidade.
Videoteca FACED/Biblioteca Anísio Teixeira
02 Laboratórios de Informática, sendo um deles totalemente em software livre
3 - Recursos de Informática
20
Tabuleiros Digitais
02 Laboratórios de informática, sendo um deles totalmente em software livre
Computadores nos gabinetes dos professores e grupos de pesquisa
Auditorios e salas multiuso (reuniões e aulas de pós-graduação)equipadas com sonirização, capacidade de transmissão para a Rádio Faced Web e multimídia
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- Atividade do docente fora do âmbito do Programa
Os pesquisadores, doutorandos , mestrandos e bolsistas do GEC atuaram de forma intensa na implantação do Programa de Formação de Professores dda FACED nos municípios de Irecê e Salvador [http://www.faced.ufba.br/salvador e
http://www.faced.ufba.br/salvador] e particlarmente na concepção e montagem da infra-estrtura de TI, centrada no software livre, para o município de Irecê.
INTERCÂMBIOS INSTITUCIONAIS - Atividades conjuntas e sistemáticas com outros Programas( Mencionar explícita e detalhadamente a participação do Programa no MINTER)
O programa possui um projeto interinstitucional envolvendo a UFBA e a Universidade Tuiuti no Paraná e as Universidades
Temple e
Bridgewather nos Estados Unidos de mobiblidade estudantil de graduação, denominado
Desenvolvendo habilidades entre pessoas com Necessidades Especiais através da Tecnologia: soluções culturalmente apropriadas.
Tem apoio da Capes, no Brasil e da FIPSE, nos Estados Unidos.
No ano de 2004 foram 4 estudantes brasileiros, dois de pedagogia e dois de Fonoaudiologia e a UFBA recebeu dois estudantes americanos.
AUTO AVALIAÇÃO
1 - Em quais pontos o Programa precisa melhorar
2 - Informe os Pontos fortes do Programa
ENSINO A DISTÂNCIA
1-Descreva detalhadamente todas as possíveis atividades do Programa nas modalidades semi-presenciais ou fora da sede.
Esta em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias um sistema de gestão para cursos em EAD com base a uma lógica hipertextual de currículo. Espera-se que noa ano de 2005 um protótipo já esteja disponível para testes nos programas de formação de professores da FACED.
Em tramitação nos Conselhos Superiores da UFBA um projeto de curso de especialização semi-presencial em
Tecnologia e Novas Educações, já aprovado pelo Departamento de Educação II.
2- O Programa tem atividade de ensino a distância?
OUTRAS INFORMAÇÕES – Informações adicionais complementares
CRÍTICAS/SUGETÕES-
1-Críticas e/ou sugestões para CAPES
2- Críticas e/ou sugestões para comitê Técnico Científico
PRODUÇÕES MAIS RELEVANTES – Informar as 5 melhores do programas por natureza
PROJETOS (Pesquisa, Extensão ou Desenvolvimento)
IDENTIFICAÇÃO
Título: Do MEB a WEB: o rádio na educação
ANO DE INICIO: 2004
NATUREZA: Pesquisa
ALUNOS ENVOLVIDOS: (QUANTITATIVO)
GRADUAÇÃO: 03
ESPECIALIZAÇÃO: 00
MEST. ACADÊMICO:01
DOUTORADO:00
DESCRIÇÃO:
Pesquisa que estuda o rádio como possibilidade de espaço para a educação. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação remonta ao início do rádio e da televisão na educação brasileira. Importantes experiências já foram desenvolvidas e constatadas nesta área, desde o uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural – como é o caso do MEB, Movimento de Educação de Base – à transformação do rádio e suas características referenciais ao assumir a perspectiva de radiodifusão multimídia na Web.
EQUIPE:
1. Nelson De Luca Pretto (lider)
2. Carla sardeiro - bolsista IC
3. Alexandre Amorim - bolsista IC
4. Neila Lara - graduanda de Pedagogia, orientanda de Alessandra de Assis Picanço
Título: Educação e Tecnologias Contemporâneas: analisando as políticas públicas
ANO DE INICIO: 2003/2004
NATUREZA: Pesquisa
ALUNOS ENVOLVIDOS: (QUANTITATIVO)
GRADUAÇÃO: 01
ESPECIALIZAÇÃO:
MEST. ACADÊMICO:
DOUTORADO:
DESCRIÇÃO:
A partir da ascensão do governo Lula, em 2003, foram muitas as mudanças anunciadas, em especial para o sistema de educação. O governo propôs políticas públicas para a democratização da informação e das tecnologias, articulando estas ao sistema educacional.
Falava-se em gestão democrática, acesso à educação de qualidade e valorização do professor. Com objetivo de percebermos transformações e contradições presentes, buscamos as políticas implementadas na área. Analisamos programas como Proinfo, TV Escola, Prossiga, Fust, Governança da Internet com a finalidade de percebermos a intenção do governo para a formação de professores, educação a distância e democratização das telecomunicações.
EQUIPE:
1.Nelsom Pretto (lider)
2.Renata Nacimento
Título: Políticas Publicas
ANO DE INICIO:
NATUREZA: Pesquisa
ALUNOS ENVOLVIDOS: (QUANTITATIVO)
GRADUAÇÃO: 01
ESPECIALIZAÇÃO:
MEST. ACADÊMICO:
DOUTORADO:
DESCRIÇÃO:
EQUIPE:
1. Nelson Pretto (lider)
2.
3.
Título: Software Livre e Formação de Professores: o caso Faced/Ufba
ANO DE INICIO: 2004
NATUREZA: Pesquisa
ALUNOS ENVOLVIDOS: (QUANTITATIVO)
GRADUAÇÃO: UM
ESPECIALIZAÇÃO:
MEST. ACADÊMICO:
DOUTORADO:
DESCRIÇÃO:
São múltiplas as transformações presentes na sociedade atual e as tecnologias – como parte integrante da sociedade - estão inseridas nesse contexto. É nessa perspectiva que se discute o processo de Inclusão Digital, assim como o uso e importância do Software Livre na Faced/Ufba. Nesta comunidade acadêmica, notou-se um estranhamento das pessoas quanto ao Software Livre, o que se constituiu como situação problemática a ser investigada. Assim, o estudo científico buscou fazer o mapeamento das concepções de professores, funcionários, comunidade externa e alunos, imbricados no contexto tecnológico da faculdade a respeito da adoção de Software Livre, explicitando as dificuldades que se apresentam para a constituição da cultura livre, bem como possibilidades de superação. Para tanto, adotou-se a metodologia do Estudo de Caso, através de observações, entrevistas e registros na comunidade Faced/Ufba. Dados encontrados apontam para um profundo desconhecimento por parte do sujeitos da pesquisa, sobre a temática. Os entrevistados consideraram a necessidade de auxílio com os sistemas que lhe são novos, de pessoas que dêem apoio técnico e de informações sobre o tema. O presente estudo apontou para a necessidade de um processo amplo de formação envolvendo toda a comunidade, pois se tem notado que a falta de conhecimento gera equívocos, insegurança e resistência na adoção de sistemas em Software Livre.
EQUIPE:
1. Maria Helena Bonilla (lider)
2. Sandra Santana dos Anjos Loiola (bolsista PIBIC)
3.
Título: Formação de Professores Irecê
ANO DE INICIO:
NATUREZA: extensão/ensino
ALUNOS ENVOLVIDOS: (QUANTITATIVO)
GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
MEST. ACADÊMICO:
DOUTORADO:
DESCRIÇÃO:
EQUIPE:
1.Maria Inez Carvalho (lider)
2.
3.
Título: Desenvolvendo habilidades entre pessoas com Necessidades Especiais através da Tecnologia: soluções culturalmente apropriadas
ANO DE INICIO: 2003
NATUREZA: extensão
ALUNOS ENVOLVIDOS: (QUANTITATIVO)
GRADUAÇÃO: 04
ESPECIALIZAÇÃO: 00
MEST. ACADÊMICO: 00
DOUTORADO: 01
DESCRIÇÃO:
EQUIPE:
1. Nelson de Luca Pretto (lider)
2. Theresinha Guimarães Miranda (vice-lider)
3. Teófilo , orientando de doutorado de Theresinha Guimarães Miranda
4. ver nomes com Tmiranda
5.
6.
7.