Relatório SEMEP 2006

Introdução

O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, que ao valorizar a ludicidade promove o "brincar", o "criar, o desafiar alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo. O Rádio na educação, além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade. Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social, contribuindo para a formação de consciência cidadã. Esta pesquisa, em andamento, esta numa terceira etapa denominada "Educação, mídias e software livre" está ampliando a investigação sobre o uso da mídia na educação. Como primeiro momento desta nova etapa estamos dando continuidade ao projeto da rádio, que aqui será detalhadamente apresentado, enquanto espaço formador e promotor de ludicidade. Destaque maior para a utilização do software livre e programas de produção colaborativa na internet.

O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações programas de computador sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa. Assim ele pode executar o programa para qualquer propósito, estudá-lo e adaptá-lo para as suas necessidades, sendo que o acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo a beneficiar o próximo e de aperfeiçoar o programa, liberando também seus aperfeiçoamentos, sempre com o propósito de estabelecer a produção coletiva e colaborativa de conhecimento. Esses quatros princípios do Software Livre são também princípios fundamentais para a educação.

Como parte das discussões teóricas que estão em andamento na pesquisa, para o XXV SEMEP, foi proposto, a realização de uma oficina de demonstração e instalação de rádio web, para estudantes e professores de outras unidades da UFBA. Além da transmissão de entrevistas e músicas durante o evento.

Equipe

Estiveram envolvidos nas atividades realizadas estudantes bolsistas e voluntários com a orientação do Professor Doutor Nelson De Luca Pretto.

Atividades Realizadas

Durante o XXV Seminário Estudantil de Pesquisa, ocorrido entre os dias 8 a 11 de novembro de 2006, a equipe envolvida realizou uma mini oficina sobre a montagem de uma rádio Web em Software Livre, transmissão da abertura do seminário, programas e entrevistas ao vivo com alunos e professores da UFBA e membros do comitê externo de avaliação.

Realização de entrevistas

As entrevistas foram direcionadas à divulgação do que vem sendo pesquisado em âmbito nacional e a importância das mesmas para o país e para a formação profissional e pessoal dos estudantes, focando o atual cenário político e as iniciativas governamentais para a educação. Os entrevistados foram:

Instalação de uma emissora de Rádio Web

Para a realização das atividades propostas se fez necessário a instalação de uma emissora de rádio Web no PAF1/UFBA, campus de Ondina, onde estariamos mais perto do evento e dos possíveis entrevistados.

Citar equipamento e software utilizados e descobertos em comparação a primeira instalação da radio.

Oficina de instalação de Rádio Web

Gravação das apresentações orais dos alunos PIBIC do GEC

Como parte das atividades desenvolvidas pela equipe da Rádio Faced Web, foram gravadas as apresentações orais das bolsistas do GEC:

Ambas as apresentações foram realizadas na sessão temática "Web", no 09 dia de novembro, no período da tarde, sendo encerrada com a fala do Professor Nelson De Luca Pretto.

Recursos utilizados

Os seguintes recursos foram utilizados para a divulgação das atividades desenvolvidas no seminário:

Para a montagem da emissora de rádio Web foram utilizados:

Dificuldades Encontradas

No decorrer das atividades foram levantadas as seguintes dificuldade:

Considerações Finais

Visto o material produzido, a experiência adquirida e a troca de conhecimentos entre os integrantes da equipe pode-se considerar esta oportunidade enriquecedora para a Rádio Faced Web. Além disso, o XXV SEMEP mostrou-se uma importante oportunidade de divulgação e expansão da rádio como meio de comunicação de toda a universidade, bem como a captaçao de mais interessados na produção de material radiofônico e transmissão de eventos via rádio web, fortalecendo a difusão desse crescente movimento.

Página Inicial >> WebPesquisa >> ProjetoPibic20062007
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r14 - 05 Jan 2007 - 16:03:22 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA