2.2 Justificativa para a não realização das atividades previstas no cronograma:


Em decorrência do curso de especialização não ter sido implementado devido a questões burocráticas, várias atividades previstas não foram executadas. Em compensação, foi possível participar do Grupo de Estudos sobre Educações, das reuniões da Rádio Faced Web (colaborando na criação de nova programação), apoiando os outros bolsitas nos outros projetos em andamento no GEC e atuei como apoio nas oficinas sobre tecnologias para a turma de Licenciatura em Educação no Campo.


3.1 Novos conhecimentos acadêmicos obtidos.


Em um ambiente heterogêneo, aprendemos a conviver com o outro, aprendemos a compartilhar e a buscar novos conhecimentos e aprendizagens. Como parte integrante do GEC - Grupo de Pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologias - foi necessário mergulhar em estudos e temáticas abordadas no Grupo. Dentro de uma gama de assuntos tratados envolvendo a temática de educação e tecnologias, foi possível entender a necessidade de uma formação que contempla as tecnologias não como mera ferramenta pedagógica, mas como elemento participante do processo de ensino-aprendizagem. Alguns dos conhecimentos adquiridos foram sobre: Software-livre, Cibercultura, Currículo como hipertexto, Educação àadistância, Leitura e escrita digital, Inclusão digital, Educação e tecnologias e Tecnologias educacionais.

3.2 Aprendizagem de técnicas relacionadas à futura vida profissional, laços sociais e profissionais com professores e outros colegas.


Uma das premissas do GEC é o uso de softwares que possuam o seu código fonte aberto. Utilizamos no cotidiano da pesquisa apenas softwares com essa característica, aprendemos a utilizá-los a todo o tempo devido os princípios do software livre perpassarem pela concepção de educação compreendida pelo grupo. Esses princípios contribuem para a compreensão de que a aprendizagem não é reprodutiva, ao contrário, deve-se ensinar a produzir conhecimento, a trabalhar colaborativamente, a tomar decisões. As técnicas aprendidas são caminhos onde desenvolvemos habilidades para propagar uma futura vida profissional com excelência, são percursos abertos que potencializam o nosso crescimento. Essa experiência permite também a criação de vínculos sociais, pessoais e profissionais. Bases sólidas de um convívio diário e de trocas.

3.3 Participação em eventos culturais e científicos dentro e fora da Universidade.

Seminário Pedagogos no Brasil: Quem fomos, quem somos e quem poderemos ser?

VII Congresso Internacional de Educação,

Free Software Livre Bahia 2009,

III Encontro Nordestino de Software Livre IV Festival de Software Livre da Bahia.

3.4 Outros.


Teoria é fundamental no processo de formação em qualquer circunstância, porém por si só ela não é suficiente. A possibilidade de uni-lá com a prática, de poder participar e visualizar experiências foi possível a partir do grupo de pesquisa. A aproximação de professores e outros estudantes do grupo, assim como de outras pesquisas permitiu experiências enriquecedoras como estudante, como pessoa e como educadora.


3.5 Leituras realizadas por você nesse período, diretamente relacionadas ao projeto.


BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação . Rio de Janeiro: Quartet, 2005.


MARCONDES FILHO, Ciro. Pensar - pulsar: cultura comunicacional, tecnologias, velocidades. Sao Paulo: Ed. NTC, 1996. 426 p. (Lagos ;1)


PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. 230p.


PRETTO, Nelson; PINTO,Cláudio da Costa. Tecnologias e Novas Educações. Revista Brasileira de Educação. v 11, 2006. http://www.diaadia.pr.gov.br/ead/arquivos/File/Textos/Pretto.pdf.Acesso disponível em: 27 de janeiro de 2009.


SERPA, Felippe. Rascunho digital: dialógos com Felippe Serpa. Salvador: EDUFBA, 2004. 319 p


SILVEIRA, Sergio Amadeu. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Funcação Perseu Abramo, 2004.

Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetoPermanecerEspecializacao >> AtiLeila
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r6 - 17 Jun 2009 - 14:03:13 - RitaArgollo?     |     Copyleft Faced-UFBA