Novas medidas vão reforçar a prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes


A ANVISA reuniu infectologistas, microbiologistas e especialistas em infecção hospitalar para discutir recomendações e medidas de prevenção das infecções hospitalares provocadas por microrganismos resistentes a antibióticos. O resultado das discussões vai integrar uma nota técnica dirigida a hospitais, secretarias de saúde e comissões de controle de infecção hospitalar e será publicada no dia 25 de outubro de 2010. Na mesma data, os diretores da Agência aprovaram a obrigatoriedade de que os serviços de saúde brasileiros disponibilizem solução alcoólica para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em todos os pontos de atendimento aos pacientes. Os estabelecimentos deverão cumprir a norma a partir de 60 dias, contados da publicação da resolução no Diário Oficial da União. Já as farmácias e drogarias brasileiras vão passar a reter a receita médica durante a venda dos antibióticos. Esses estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma a partir da publicação da medida. As duas resoluções devem ser publicadas no Diário Oficial da União na próxima semana. Os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas, como o uso irracional de antibióticos.

Atenção!

Foram prorrogadas até o dia 17 de novembro de 2010, as inscrições do Processo Seletivo 2011 para o Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde, que poderão ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação – Escola de Nutrição UFBA no horário das 09:00 às 16:00 horas. As demais informações permanecem inalteradas.

Bahia é escolhida para sediar IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONCEA-BA) comunica que a Bahia foi escolhida para sediar, em 2011, a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Esta é uma grande vitória do nosso CONSEA, que estudou a questão, pautou o Governo do Estado propondo que ele assumisse este compromisso”, comemora o presidente do CONSEA-Ba, Naidison Baptista.

Pelo segundo ano, Brasil lidera ranking de combate à fome

Divulgado no relatório "Who's Really Fighting Hunger?" (Quem realmente está combatendo a pobreza?), em que a ONG ActionAid? mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza e analisa os esforços em 28 países para combater o problema.O Brasil lidera o ranking, pelo segundo ano consecutivo seguido por China e Vietnã. Em último na lista está a República Democrática do Congo. Segundo a ONG, dos 28 países emergentes analisados no relatório, apenas oito estão a caminho de conseguir cumprir, no prazo previsto, as metas de desenvolvimento do Milênio da ONU para a redução da fome.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...