CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Agenda Cultural

Envie sua sugestão para nossa Agenda Cultural através do Fale Conosco!


PROGRAMAÇÃO - ABRIL e MAIO


ARTES VISUAIS

SMETAK – O ALQUIMISTA DO SOM - Mostra traz peças do acervo particular do músico suíço Walter Smetak, que viveu na Bahia entre 1937 e 1984.
Onde? Centro Cultural Solar Ferrão
Quando? 1/4 a 30/4, ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h
Quanto? Grátis

CONSCIÊNCIA – FRANS KRAJCBERG ABRE EXPOSIÇÃO GRITO! ANO MUNDIAL DA ÁRVORE - Composta por 16 fotos, 13 esculturas e oito relevos, sendo algumas peças inéditas, a exposição Grito! Ano Mundial da Árvore é resultado do trabalho ecologicamente consciente do polonês Frans Krajcberg, que desde 1972 mora no sul da Bahia e é um grande precursor da arte ecológica.
Onde? Palacete das Artes Rodin Bahia
Quando? Abertura: 7/4, 19h; Visitação: até 5/6, ter a dom, 10h às 18h
Quanto? Grátis

PELOS CAMINHOS DE SALVADOR - Exposição retrata, através de imagens, as mudanças pelas quais a capital baiana passou em seu processo de crescimento e urbanização.
Onde? Museu Tempostal
Quando? 1/4 a 30/4, ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h
Quanto? Grátis

BAHIA – LITORAL E SERTÃO - Imagens, datadas desde o início do século XX, apresentam a relação econômica e social entre o litoral e o sertão baianos.
Onde? Museu Tempostal
Quando 1/4 a 30/4, ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h
Quanto? Grátis

FRAGMENTOS: ARTEFATOS POPULARES, O OLHAR DE LINA BO BARDI - 800 peças coletadas por Lina Bo Bardi em diversos lugares do nordeste brasileiro, representando a expressão popular dessas localidades.
Onde? Centro Cultural Solar Ferrão
Quando? 1/4 a 30/4, ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h
Quanto? Grátis

CINE E VÍDEO

FILMES DE CACAU E CHOCOLATE - Mostra apresenta documentários e longas de ficção para refletir a representação cinematográfica e audiovisual a respeito do cacau.
Onde? Goethe-Institut- ICBA
Quando? 5/4 a 26/4, às terças, 20h
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.goethe.de/bahia

FILME NA BIBLIOTECA - Exibição de obras cinematográficas que auxiliam estudantes pré-vestibulandos a conhecer o contexto e as características de uma época.
Onde? Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quando? 6/4 a 27/4, às quartas, 10h e 15h
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.fpc.ba.gov.br

MOSTRA DE FILMES – OBRAS SOBRE DESIGN E ARQUITETURA DA ALEMANHA - Mostra de Filmes sobre Design e Arquitetura na Alemanha, que engloba uma série de documentários com relevantes obras das últimas décadas.
Onde? Biblioteca do Goethe-Institut – ICBA
Quando? 6/4 a 27/4, às quartas, 20h
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.goethe.de/salvador

FOLHAS E REZAS – CIA. BELUNA DE ARTE EXIBE DOCUMENTÁRIOS - Serão exibidos os documentários Folhas e Rezas I e Folhas e Rezas II – O Sangue de Ossanha, produtos de pesquisa realizada pela Cia. Beluna de Arte. Após a exibição, estudiosos das áreas de Biologia e Biodiversidade, ativistas do movimento em prol do fortalecimento da cultura afrodescendente e representantes de grupos religiosos comporão mesa-redonda, iniciando debate aberto.
Onde? Sala Walter da Silveira
Quando? 29/4, sex, 19h
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.beluna.com.br

CINEMA, CAPOEIRA E SAMBA - Mais uma sessão do projeto que apresenta filmes sobre a capoeira e aspectos culturais e históricos da Bahia. A exibição deste mês é com Orfeu Negro, de Marcel Camus, e Dança de Guerra, de Jair Moura.
Onde? Forte de Santo Antônio Além do Carmo
Quando? 29/4, 19h
Quanto? 1kg de alimento

BIUTIFUL - De Alejandro González Iñárritu. ESP/MEX,10. 2:30. 16 anos. Com Javier Bardem. Uxbal, um homem em conflito que luta para reconciliar a paternidade, o amor, o crime e a mortalidade no perigoso submundo da Barcelona moderna. Do diretor de Babel . Prêmio de melhor ator (Javier Bardem) em Cannes 2010. Indicado a 2 Oscars 2011.
Onde? Sala de arte
Quando? diariamente

Maiores Informações:
www.saladearte.art.br

DANÇA

Reflexão - Novo trabalho do Coletivo Núcleo Vagapara explora os limites entre a loucura e a sanidade - Inspirado no conto de Caio Fernando Abreu intitulado “Uma História de Borboletas”, no qual o autor reflete sobre a loucura enquanto uma maneira de enxergar e lidar com o mundo, o espetáculo “Borboletas” aborda a temática da loucura através de uma perspectiva poética. Construído de forma colaborativa a partir de uma série de sete oficinas realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o espetáculo é resultado do diálogo entre seus criadores, psicólogos e os usuários dos Centros.
Onde? CAPS (Pojuca e Garcia) / Teatro Gamboa Nova
Quando? CAPS (Pojuca): 13/4, 14/4 e 15/4, às 14h e 19h / Teatro Gamboa Nova: 21/4, 20h / CAPS (Garcia): 4/5, 5/5, 6/5, 11/5, 12/5 e 13/5, 16h
Quanto? Grátis (CAPS) e 10 (Teatro Gamboa Nova)

Maiores Informações:
http://www.nucleovagapara.blogspot.com

ABRIL, O CORPO - O projeto traz 11 espetáculos e diversas atividades. Espetáculo, de Luiz de Abreu, As Borboletas, e o infantil Buiaco É um Fuinho na Parede, da Cia. ObCena? de Arte, estão na grade. Também vão ser apresentados os solos Autólise, de Thiago Enoque, Corpo Quiasma, de Inae Moreira, BM (Banheiro Masculino), com Thulio Guzman, e Chá das Cinco, com Dandara Baldez. O evento abarca, ainda, o Toca Que Eu Danço e Dança Que Eu Toco, no qual um músico executa uma trilha enquanto um dançarino é desafiado a criar uma coreografia na hora.
Onde? Teatro Gamboa Nova
Quando? 1/4 a 30/4, qua a sex, 20h; sáb e dom, 17h e 20h
Quanto? 10,00 inteira e 5,00 meia

Maiores Informações:
http://www.teatrogamboanova.com.br

DE DANÇA, ABRACE-ME - Objetiva trazer para o indivíduo o reconhecimento de que, fora do seu contexto trabalhista, ele é também um ser cultural, intelectual, apto a transformar e ser transformado.
Onde? Cine-Teatro Solar Boa Vista
Quando? 20/4, 19h
Quanto? Grátis

Maiores Informações: http://www.blogdosolar.wordpress.com

FESTIVAL DE DANÇA - VIVA DANÇA - O VIVADANÇA surgiu como uma oportunidade de juntar pessoas, de criar conexões em torno do movimento. A UNESCO nos incentivou a comemorar o Dia Internacional da Dança, quando recebi o prêmio daquela instituição. Fizemos alguns eventos no Teatro Vila Velha. Depois, percebemos que os pedidos de grupos de outros estados para se apresentar no Vila podiam ser atendidos no mesmo mês: abril. Daí começou o VIVADANÇA, primeiro como MÊS DA DANÇA, com apresentações, reflexão, troca de experiências.
Onde? Teatro Vila Velha Quando? 1 a 30 de abril
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.festivalvivadanca.com.br

LITERATURA

PROJETO LÊ BAIRROS - Atividade busca divulgar a biblioteca e estimular alunos do ensino fundamental para a educação acerca das relações étnico-raciais e a convivência com a diversidade, através de narrativas e criações artísticas. Onde? Sede da Biblioteca de Extensão nas escolas da Liberdade, Subúrbio I e Orla.
Quando? 5/4 a 28/4
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.fpc.ba.gov.br

UBE - A União Brasileira de Escritores, Núcleo Bahia, realiza mais uma assembleia aberta ao público, para o fortalecimento da literatura baiana.
Onde? Biblioteca Pública Thales de Azevedo
Quando? 16/4, 9h30
Quanto? Grátis

Maiores Informações:
http://www.fpc.ba.gov.br

PRIMA MATÉRIA - Lançamento do projeto editorial Camerata Castro Alves, o livro do professor Marcos Santana inaugura a série Poesia Nossa de Cada Dia, pelos seus 25 anos de trajetória literária.
Onde? Livraria LDM (Piedade)
Quando? 30/4, 10h
Quanto? Grátis

MÚSICA

NA RODA DO SAMBA - Banda formada por sete baianas apresenta repertório inspirado em nomes como Roque Ferreira, Jorge Ben Jor, Noel Rosa e Chico Buarque.
Onde? Largo Quincas Berro d’Àgua
Quando? 7/4 a 28/4, às quintas, horário sob consulta
Quanto? 20,00 e 10,00

Maiores Informações:
http://www.chitafina.com.br

ERUDITO POPULAR - Paulo Chagas apresenta releituras de músicas consagradas da MPB, samba, chorinho e prelúdios.
Onde? Teatro SESI Rio Vermelho
Quando? 1/4 a 29/4, às sextas, 20h
Quanto? 20 e 10; grátis para industriários

DÃO E A CARAVANABLACK - Cantor e sua banda apresentam repertório de black music, com músicas do seu próximo disco, Trampo de Samba.
Onde? Jequitibar Café
Quando? 2/4 a 30/4, aos sábados, 22h
Quanto? 15,00

NEOJIBÁ - Durante o mês de abril, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia levam música de orquestra e de câmara para públicos diversificados. 
Orquestra Castro Alves
Onde? Sala do Coro do TCA | Quando? 11/4, 20h
Onde? Cine-Teatro Solar Boa Vista | Quando? 13/4, 15h
Música de Câmara do Neojibá
Onde? Teatro do ICBA | Quando? 18/4, 20h
Onde? Aliança Francesa | Quando? 30/4, 20h
Serioso - Concerto As Sete Últimas Palavras de Cristo
Onde? Igreja de São Francisco | Quando? 23/4, horário sob consulta
Quanto? Grátis

JAM NO MAM - Banda base comanda jam com surpresas musicais, intervenções de vídeo e espaço de pintura para crianças.
Onde? Museu de Arte Moderna
Quando? 2/4 a 30/4, aos sábados, 18h
Quanto? 5 e 2,50

Maiores Informações:
http://www.jamnomam.com.br

TEATRO

VIELA - Os atores apresentam os seus problemas, vícios e demônios, doenças, fé e descrença que levam ao submundo das grandes cidades.
Onde? Teatro SESI Rio Vermelho
Quando? 6/4 a 27/4, às quartas, 20h
Quanto? 10,00 e 5,00

FIM DE PARTIDA - Em cena, Harildo Déda, Gideon Rosa, Gil Teixeira e Maria de Souza vivem a atmosfera do pós-guerra, numa tragicomédia que utiliza a estética do Teatro do Absurdo e aborda o enigma da existência humana, a solidão e a esperança através de quatro personagens presos num abrigo.
Onde? Teatro Martim Gonçalves
Quando? 5/4 a 1/5, ter a dom, 20h
Quanto? Grátis (senhas retiradas 1 hora antes da peça)

A TEIA DE ANANSE - Monólogo revela os mitos africanos e afrobrasileiros de criação do homem e da origem divina, expondo a astúcia de Ananse, que tece artimanhas para enfrentar poderosos.
Onde? Espaço Cultural Barroquinha
Quando 8/4 a 1/5, sex a dom
Quanto? 20 e 10

Mais Informações:
http://www.teatrogrio.com.br

CIRCULAÇÃO PALCO GIRATÓRIO TRAZ A CIA. DO TIJOLO DE SÃO PAULO PARA A BAHIA - Mais uma vez, o Palco Giratório promove em Salvador e em algumas cidades do interior da Bahia um encontro entre grupos de teatro e dança, com objetivo de ampliar o acesso à produção cênica.

Maiores Informações:
Sesc Bahia



As informações aqui contidas foram retiradas do site:
http://www.agendacultural.ba.gov.br/


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar