CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Internacional

EUA: analgésico mata mais que cocaína

Internacional, por Da Redação em

| More

Segundo informações da BBC, o uso abusivo de analgésicos levou o estado da Flórida (EUA) a criar uma lei que aumenta o rigor sobre a prescrição deste tipo de medicamento, uma vez que as mortes por overdose de analgésicos neste estado tem índice superior ao dos óbitos por overdose de cocaína, por exemplo.

Os dados que serviram de base para a elaboração da lei são da Florida Medical Examiners e, de acordo com um levantamento feito por esta associação, o estado da Flórida registrou entre janeiro de 2009 e junho de 2010, um média diária de sete vítimas de overdose de analgésicos, principalmente da droga Oxycodone, um derivado opiáceo indicado no tratamento da dor moderada a grave.

Este número não é somente superior aos das mortes por overdose de cocaína, como também ao das mortes relacionadas ao crack e à heroína nas décadas de 80 e 70, respectivamente.

O uso abusivo de medicamentos tem alertado não só autoridades norte-americanas, como tem se tornado uma preocupação em nível internacional, conforme apontou o relatório da ONU publicado mês passado.

Nos EUA, o presidente Barack Obama lançou em abril um plano visando conter este quadro, já considerado epidêmico por especialistas, conforme também informa o site da BBC.

Para saber mais detalhes, acesse a matéria da BBC na íntegra.





Todas as notícias...




MAIS ACESSADAS


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar