CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Links

SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Serviços de Saúde e Atendimento

Portal da Saúde
Site do Ministério da Saúde que oferece informações para o cidadão, profissionais e gestores. É possível conhecer os serviços de saúde oferecidos e notícias atuais sobre o tema.

Estudos e Pesquisas sobre Substâncias Psicoativas

ABESUP
Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos.

NEIP
Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Psicoativos.

Cebrid
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, funciona no departamento de psicobiologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Proad
Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes, ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

GIESP
Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas, formado por estudantes e professores de diferentes áreas das ciências humanas e saúde.

ABRAMD
Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, grupo de discussão e intercâmbio científico sobre questões relacionadas às drogas.

Grupos de Ativismo

Coletivo Ganja Livre
O coletivo ganja livre é fruto de uma nova concepção das políticas de droga consideradas como repressoras. O grupo levanta o debate sobre o uso da cannabis e realiza a marcha da maconha em Salvador.

Ananda
Rede de Ativismo, redução de danos, pesquisa e informação sobre drogas que atuam na promoção de diálogo entre sociedade civil e poderes públicos através do debate e disseminação de informações sobre drogas.

Centro Brasileiro de Política de Drogas
Centro brasileiro de política de drogas, organização não-governamental que trabalha para mudar a atual política de drogas.

Coletivo DAR
Coletivo Antiproibicionista de São Paulo, com proposta de levar o debate à sociedade.

Growroom
Grupo que atua em defesa dos direitos dos usuários de maconha, tendo como uma de suas principais atividades manter um Portal na Internet sobre tudo que é relacionado a planta Cannabis sativa, seus usos e usuários, além de um Fórum que serve de espaço de convivência para pessoas adultas que consomem Cannabis sativa.

Observatórios Sobre Drogas

Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas

Observatório Mineiro de Informações Sobre Drogas

Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco

Portugal

Espanha

Argentina

Europa

Organizações Não Governamentais

Site do Conselho Federal de Psicologia sobre álcool e outras drogas

O objetivo site do CFP é reunir informações sobre o tema e contribuir para a redução do estigma em relação aos usuários e dependentes.

Drug Policy
Organização que promove políticas alternativas para a “guerra às drogas” baseadas na ciência e direitos humanos, compaixão e saúde.

Intercâmbios
Associação civil para o estudo e atenção de problemas relacionados com as drogas, criada na cidade de Buenos Aires em 1995.

Relatório Latino Americano sobre Drogas e Democracia
Iniciativa dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso do Brasil, César Gaviria da Colômbia e Ernesto Zedillo do México que tem por objetivo avaliar a eficácia e impacto das políticas de combate às drogas e formular recomendações para políticas mais eficientes, seguras e humanas.

Comissão Global Sobre Política de Drogas
A comissão surge a partir da experiência da Comissão Latino Americana de Drogas e pretende trazer para nível internacional a informação e discussão baseada em pesquisa e ciência para se pensar formas efeticas de dininuição dos riscos causados pela droga.

Alcóolicos Anônimos
Irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

Grupos Familiares Al-Anon do Brasil
Grupos de auto-ajuda e ajuda mútua para familiares e amigos de alcóolicos.

Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil
Programa de recuperação de mútua ajuda para parentes e amigos de dependentes químicos.

Políticas de Drogas

SENAD
Secretaria Nacional Sobre Drogas, subordinada ao gabinete de segurança institucional da Presidência da República.

ONU - Escritório sobre Drogas e Crime
Escritório da ONU para prevenção às drogas e enfrentamento ao crime internacional. Coperação entre os países membros da ONU para reduzir problemas na área de saúde e social com relação direta ou indireta com as drogas ilícitas.

Ministério da Saúde
Portal da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

SUPRAD
Página da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar, vinculada à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SUPRAD/SJCDH).

Crack, é possível vencer
Portal com informações do Programa Federal Intersetorial Crack, é possível vencer.

Redução de Danos

Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti
Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (FAMEB - UFBA),constituído a partir do desmembramento do corpo técnico e dos projetos executados pelo Programa de Redução de Danos do Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (CETAD).

Coletivo Balance de Redução de Danos
Coletivo para redução de riscos e danos com ações em festas e festivais de música eletrônica. O trabalho do balance é pioneiro na cena eletrônica nacional.

Blogs

Drogas: Isso lhe interessa?
Blog do Prof. Antonio Nery Filho, MD, PHD. Fundador e Coordenador geral do CETAD Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA.

Gilberto Velho
Blog de Gilberto Velho. Atua nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia das Sociedades Complexas e Teoria Antropológica. Atualmente é professor titular e decano do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ.

Blog de Tom Valença
Blog com poesias e literatura.
Tom Valença graduou-se em Psicologia, mestre e doutor em Ciências Sociais com concentração em Antropologia pela UFBa. Atualmente é professor e integrante da coordenação colegiada do CAPS Gey Espinheira - IA/AD III.

Blog Hempadão
Blog de cultura canábica.

Blog do CAPS AD III Gey Espinheira
Blog do Centro de Atenção Psicossocial Gey Espinheira – CAPS AD III

Blog de Denis Petuco - Drogas, Educação & Saúde Blog de Denis Petuco - Drogas, Educação & Saúde

Saúde Coletiva

Observatório de Violências e Acidentes do Estado da Bahia
Instância proposta pelo FCCV - Fórum Comunitário de Combate a Violência, criada pela SESAB, que tem por objetivo fornecer informações de morbidade e mortalidade devido aos acidentes e à violências no estado da Bahia.

Defensoria Pública

Ouvidoria Cidadã: Defensoria Pública
A segunda Ouvidoria externa do país em Defensorias estaduais. É um órgão auxiliar que assegura o direito da população usuária dos serviços desta instituição intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar suas demandas, suas prioridades, auxiliando, politicamente, no crescimento da Defensoria que deseja.


Banco das injustiças O Banco de Injustiças é uma iniciativa conjunta da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e tem por objetivo promover o debate jurídico sobre a ausência de princípios básicos constitucionais na Lei de Drogas, como o direito à saúde, as limitações do poder punitivo do Estado e, sobretudo, o caráter democrático do Estado de Direito.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar